Prefeitura Municipal de Ipatinga - MG Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Encontro com professores – 31 de Maio e 01 de junho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como fazer uma história em quadrinhos
Advertisements

Unidades - primeiro grupo
A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Surdez A Educação dos Surdos.
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
OFICINAS: JOGOS E BRINCADEIRAS.
Avaliando a alfabetização
VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA
Secretaria Municipal de Educação de Toledo Estado do Paraná
Essa sequência didática foi baseada
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA “A HETEROGENEIDADE.
Projeto:Os três porquinhos
AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
Perturbações da Linguagem: Leitura e Escrita Julho de 2010
ALFABETIZAÇÃO LIVRO APRENDER A LER.
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO
HETEROGENEIDADE “Diferentes percursos, direitos iguais”
Linguagem, alfabetização e letramento
Professor Auxiliar nas aulas de Língua Portuguesa
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
Prefeitura do Município de São Paulo
OS ERROS ORTOGRÁFICOS MAIS COMUNS NAS SÉRIES INICIAS
Composição: Arnaldo Antunes
ALFABETIZAÇÃO, ANALFABETISMO E LETRAMENTO
ENCONTRO COM A EQUIPE DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º CICLO
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
HETEROGENEIDADE “Diferentes percursos, Direitos iguais”
ALFABETIZAÇÃO ESCRITA
NOME: ANO: TURMA: PROFESSORA: DATA:
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Os conceitos de alfabetização
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
Alfabetização e Letramento
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Organizando o trabalho pedagógico
Análise Pedagógica PAEBES-Alfa Língua Portuguesa e Matemática
Estudo sobre Alfabetização – Programa Ler e Escrever
VOCÊ SABE INTERPRETAR AS HIPÓTESES DE ESCRITA DE SEUS ALUNOS?
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Ano 2 Unidade 1.
Desenvolver a consciência fonológica (4.ª sessão)
NÍVEIS DE EVOLUÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
1º ENCONTRO DE 2015 DA EQUIPE LOCAL DO PNAIC COM OS COORDENADORES DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO ARAGUAIA.
O MATERIAL PEDAGÓGICO I- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
A ESCRITA COMO CONDIÇÃO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA – Helenice Ap. B. Rocha ..\..\3º Período\Políticas e Gestão da Educação\A hora da Educação.
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
Encontro com professores – Maio /11
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Roteiro Pedagógico para o uso do Conexão do Saber
Prefeitura Municipal de Ipatinga - MG
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
O PROCESSO DE ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
A ALFABETIZAÇÃO MONTESSORIANA
Evolução fonética e semântica
Transcrição da apresentação:

Prefeitura Municipal de Ipatinga - MG Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Encontro com professores – 31 de Maio e 01 de junho

Pauta  7h30 às 7h35 - Boas Vindas  7h35 às 8h35- Elaboração das Metas e Ações para junho  8h35 às 9h30 - Elaboração dos diagnósticos  9h30 às 9h45 - Intervalo  9h45 às 10h15- Agenda do professor  10h15 às 11h15 - Análise e estudo do livro: Consciência Fonêmica  Encerramento

Pauta  13h às 13h15 - Boas Vindas  13h15 às 14h15- Elaboração das Metas e Ações para junho  14h15 às 15h15 - Elaboração dos diagnósticos  15h15 às 15h30 - Intervalo  15h30 às 16h- Agenda do professor  16h às 17h - Análise e estudo do livro: Consciência Fonêmica  Encerramento

Cronograma de atividades – Livros Alfa e Beto MêsSemana LiçãoFonema Manual Consciência Fonêmica Aprender a ler – Manual do professor Aprender a ler – Livro do aluno Minilivros Junho 2ª e 3ª 6 Sons nasais Páginas: 69 a 77 Páginas: 28 a 32 Páginas: 64 a a 25 4ª e 5ª 8/z/ Páginas: 89 a 96 Páginas: 37 a 41 Páginas: 89 a a 35 Julho1ª APLICAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS

Professora Efigênia Pedra

Consciência Fonológica  É a capacidade de perceber, identificar e discriminar diferentes sons.  Vozes – ( pai, mãe, vizinho íntimo, colegas, animais...)  Ritmo / barulho - ( alto, baixo, agudo, grave, próximo, distante, suaves, estridentes ( diferentes instrumentos, máquinas e objetos).  Rimas – (pares de palavras / quadrinhas / cantigas de ninar, cantigas de roda, parlendas, trava-línguas...)  Sons – (identificar palavras com sons iguais no início, meio e fim).

A Consciência Fonológica: Antecede a consciência fonêmica; Prepara o aluno para a alfabetização; Deve ser desenvolvida de forma prazerosa.

Toda pergunta direcionada ao aluno deve-se obter uma resposta. Encoraje-o a responder a sentença completa: -Que som você ouviu? -Eu ouvi o som de uma gaita. Obs.: Trabalha-se muito usando a terminologia sons iniciais, sons finais.

Consciência Fonêmica  É a capacidade de identificar, utilizar, pensar e brincar com os sons das palavras.  Antes de aprender a ler as crianças precisam ter consciência de como os sons funcionam nas palavras. Ex.: mala / bala  Precisam compreender que as palavras são feitas de sons, representados pelos fonemas.  Análise / Síntese Ex.: U / A / I - UAI ( primeiro oral) (Essencial para o desenvolvimento da escrita)

 Trabalhar o reverso da síntese ( análise);  O código alfabético é reversível ( transforma letras em sons e sons em letras);  É importante apresentar os sons e as letras que os representam ao mesmo tempo (análise);  Podemos apresentar por parte. Ex.: ele-fante  Por sons. Ex.: uai – u/a/i  Por sílabas. Ex.: da-do, me-la-do ( duas, três ou mais sílabas)  Todo preparo para ler e escrever é trabalhado antes oralmente (análise e síntese).

Atividades Preparatórias Consciência Fonológica MCF – Páginas 13 a 27 Livro ABC – Páginas 65 e 66 / 80 a 87 Coletânea (IAB) – Páginas 103 a 128 Consciência Fonêmica MCF – A partir da página 28 Livro ABC – Páginas 91 a 114 Coletânea (IAB) – Páginas 119 a 128

“ A concha do mar pode esconder uma pérola preciosa, mas, mesmo a dureza do mundo e as preocupações do dia a dia não podem esconder a ternura e o amor de um educador por seus educandos.” Que Deus abençoe e proteja você.