SISTEMA THEMIS BREVE ANÁLISE POR RENAN TOLFO. DIREITO ELETRÔNICO - TURMA 469 PROF. ª FERNANDA DENARDIN WALKER.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS DESAFIOS DA JUSTIÇA ESPECIALIZADA
Advertisements

Profa. Grasiele A.F. Nascimento
AGRAVOS.
CITAÇÃO, INTIMAÇÃO, NOTIFICAÇÃO
Caso gerador.
Embargos Infringentes
Recurso Especial.
Palestra MPF Canela-RS Junho/12. - Um Estado Generalizado de Dúvidas - Os Primeiros Esforços Doutrinários - A Consolidação Doutrinária - A Jurisprudência.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I DIREITO PROCESSUAL CIVIL II
TEORIA GERAL DOS RECURSOS e RECUROS EM ESPÉCIE
EMBARGOS INFRINGENTES.
DIREITO ADMINISTRATIVO
Recurso Ordinário Constitucional
1.1) CONCEITO; 1.2)CATEGORIAS; 1.3) BREVE ABORDAGEM AOS TRIBUNAIS ARBITRAIS; 1.4) BREVE ABORDAGEM AO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA UNIÃO EUROPEIA E AO TRIBUNAL.
Recurso Extraordinário & Recurso Especial
RECURSO ESPECIAL Art. 105, III, a, b e c, CF/88.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I ALINE MARTINS COELHO PUBLIO BORGES ALVES ALINE SUELI DE SALLES SANTOS AULA DE REVISÃO TEMAS 05 A 08, P. 42 A 98 DIREITO PROCESSUAL.
PROF. ESP. GUSTAVO HENRICK
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS FACULDADE DE DIREITO DE ALAGOAS 4 º PERÍODO NOTURNO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL 1 EQUIPE: HELIOENAY OLIVEIRA MÁRIO.
TEORIA GERAL DOS RECURSOS CÍVEIS
PROAB DIREITO PROCESSUAL CIVIL – AULA 09 PROAB DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: RODOLFO HARTMANN Aula 9 PROAB.
RECURSOS NO PROCESSO DO TRABALHO
CURSO DE DIREITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL – 6o semestre Professor: Milton Correa Filho RECURSOS E PROCESSO DE EXECUÇÃO AULA 02 A APELAÇÃO 1.CONCEITO.
PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO
P ROFESSORA MEYRE ELIZABÉTH CARVALHO SANTANA WWW. MEYRESANTANA. WORDPRESS. COM PROCESSO CIVIL – 2013.
Apelação.
Teoria Geral dos Recursos
ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL Conceitos básicos Prof. Marlon Corrêa
Juizado Especial Cível
AGRAVOS.
Do processo eletrônico
REFORMA DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
RECURSO EXTRAORDINÁRIO ( Art. 102, III da C. F. e Art
RECURSO ESPECIAL Resp.
PROCESSO CIVIL: Aula 01 Competência – esfera cível
SISTEMA JUSTIÇA MODERNA: O TJDFT NO SÉCULO XXI. Sistema Justiça Moderna - Módulos -  Distribuição  Cartório Extrajudicial de Distribuição  Serviço.
© 2011 Ivanildo Figueiredo Faculdade de Direito do Recife – UFPE
REVISÃO RECURSOS.
PROCESSO CIVIL: Aula 03 Processo e Procedimento
CURSO DE GRADUAÇÃO – DIREITO
AGRAVOS NO PROCESSO PENAL
Professor José Carlos de Araújo Almeida Filho Monitor: Angelo Masullo
CARTA TESTEMUNHÁVEL. AGRAVO DE EXECUÇÃO. CORREIÇÃO PARCIAL.
O que é Justiça do Trabalho? E quanto a sua competência?
CARTA TESTEMUNHÁVEL ART. 639 A 646, CPP.
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO
AULA 09 – EMBARGOS EMBARGOS
O recurso de Agravo na Lei n /2005
Reforma do Código de Processo Civil. PL nº 166 “ ” Motivações:... “ ”
Professor: Yuri Nadaf Borges
PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO PROCESSUAL
PROFª LARISSA PRADO. BREVE APANHADO - SENTENÇAS SENTENÇA TERMINATIVA (art. 267 do CPC) SENTENÇA DEFINITIVA (art. 269 do CPC) DISTINÇÃO CLARA DE SENTENÇA.
Recurso Especial Além da dualidade de instâncias ordinárias, existe no sistema processual brasileiro a possibilidade de recursos extremos ou excepcionais.
Embargos de Divergência
PRINCÍPIOS APLICÁVEIS AOS RECURSOS
AULA 27 – AULA 27 – Analisados e estudados sob a ótica do vigente CPC e NCPC *Apelação *Agravo: instrumento retido *Embargos infringentes.
Ação autônoma de impugnação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL FACULDADE DE DIREITO DE ALAGOAS - FDA Processo Civil I Pressupostos recursais genéricos: objetivos e subjetivos.
COMPETÊNCIA.  A jurisdição é una, mas seu exercício, na prática, exige o concurso de vários órgãos do Poder Público. Sendo que a mencionada repartição.
Tópico 01 Intimação Eletrônica x Contagem do prazo em dobro (art. 191, CPC/73)
Verificação e Habilitação de Créditos © 2008 Ivanildo Figueiredo Faculdade de Direito do Recife – UFPE.
CUMPRIMENTO DA SENTENÇA material disponível em fva.adv.br⁄academico
PROCEDIMENTO ARBITRAL Setembro de LIBERDADE NO PROCEDIMENTO ARBITRAL Escolha do julgador Escolha do rito ou de órgão arbitral Escolha da lei aplicável.
Ação de Depósito (Art.901 a 905) Depósito é forma de contrato regulado pelos artigos 627 a 652 do CC, no qual, alguém recebe coisa móvel para guardar,
PROCESSO PENAL II AULA Nº 15 – EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE, EMBARGOS DE DECLARAÇÃO E CARTA TESTEMUNHÁVEL.
HOMOLOGAÇÃO DE SENTENÇA ESTRANGEIRA
RECONVENÇÃO. 1. Conceito “Ação do réu contra o autor, proposta no mesmo feito em que está sendo demandado” (João Monteiro) Réu – Reconvinte Autor – Reconvindo.
Processo Civil Procedimentos Especiais Prof. Aldo Bonatto Filho
Recurso Ordinário – Conforme determina o artigo 895, da Consolidação das Leis do Trabalho, "cabe recurso ordinário para a instância superior: I - das decisões.
Transcrição da apresentação:

SISTEMA THEMIS BREVE ANÁLISE POR RENAN TOLFO. DIREITO ELETRÔNICO - TURMA 469 PROF. ª FERNANDA DENARDIN WALKER

 O Sistema Themis é de essencial utilização pelos magistrados e servidores do Poder Judiciário. Através deste estudo, abordaremos a necessidade de implantação, no sentido de esclarecer a utilização do Sistema Themis, tanto no âmbito da jurisdição de 1º Grau, como também, na de 2º Grau.  A definição de duplo grau de jurisdição passa pela idéia de que deve haver a possibilidade de reexame das decisões judiciais, geralmente por um órgão de hierarquia superior ao que proferiu a decisão primeira. Diz-se "deve haver a possibilidade" porque não é obrigatório que haja o reexame, o que acontecerá, é obvio, somente se houver recurso por quem legitimado a fazê-lo. E diz-se "geralmente" porque há situações estabelecidas em nosso ordenamento jurídico em que esse segundo exame, por assim dizer, está sujeito a um órgão que não se configura superior hierarquicamente. (CRETELLA NETO, José. Fundamentos principiológicos do processo civil. Rio de Janeiro: Forense, 2006, p. 87.).

 O Sistema Themis é de uso interno, ou seja, apenas magistrados e servidores utilizam-no diretamente.  Contudo, as partes, advogados e os demais interessados têm acesso às informações do sistema através do site do Tribunal de Justiça na internet, por onde assim, poderão postular petições em processos, assim como perceber informações no que se refere às suas demandas.

 O Sistema Themis 1G já está implantado em mais de 153 comarcas do Estado, que anteriormente não utilizavam nenhuma solução informatizada ou utilizavam sistemas fornecidos pela prestadora de serviços Procergs.  Já o Sistema Themis de 2º Grau está implantado no Tribunal de Justiça para utilização nos gabinetes de magistrados e na realização de sessões de julgamento informatizadas.

 Como qualquer sistema eletrônico com interação humana, podem ocorrer falhas. Segue acórdão que trata de prazo da contestação do réu:  AGRAVO DE INSTRUMENTO. DIREITO PRIVADO NÃO ESPECIFICADO. FALHA NA DISPONIBILIZAÇÃO DE DADOS NO SISTEMA "THEMIS". TEMPESTIVIDADE DA CONTESTAÇÃO. A jurisprudência vem se consolidando no sentido de que os sistemas eletrônicos de acompanhamento processual disponibilizados pelos Tribunais devem manter informações atualizadas. Destarte, falhando o cartório em inserir, no Sistema Themis, dado relativo à data de juntada da carta AR de citação, deve ser prorrogado o prazo contestacional, sendo recebida a peça de defesa tempestivamente protocolada pela parte ré e afastada a sua revelia. AGRAVO DE INSTRUMENTO PROVIDO. (Agravo de Instrumento Nº , Décima Segunda Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Mário Crespo Brum, Julgado em 03/09/2014)