Comportamento Organizacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 7 Direção.
Advertisements

O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
PSICOLOGIA RESPONDER:
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TEORIA COMPORTAMENTAL
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
Características Biográficas:
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Comportamento Organizacional
Comportamento Organizacional
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
Comprometimento.
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
O que é Aprendizagem?.
TEORIAS ATUAIS DE LIDERANÇA
EMOÇÕES, ATITUDES E PERCEPÇÕES
Motivação e Endomarketing
Comportamento Organizacional
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento Organizacional
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Modelo dos Nove Baldes ou Nove Metacompetencias de Liderança
Gestão por Competências
Competência Interpessoal
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Valores, atitudes e satisfação com o trabalho Ana Karine Nery Fonte: ROBBINS, Stephen P.Comportamento organizacional.SP. Pearson Prentice Hall,2005.
Comportamento Organizacional
Capítulo 7 Direção.
Liderança e Equipes de Alto Desempenho
Funções dos Administradores
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Gestão Estratégica de Pessoas
Comportamento Organizacional e Visão Sistêmica
ATITUDES E SATISFAÇÃO NO TRABALHO
Gerenciamento de Risco e Pessoal em Projetos de TI
Fundamentos do comportamento humano nas organizações.
TEORIA do DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Capítulo 7 Direção.
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TIPOS DE PERSONALIDADE
Períodos no desenvolvimento da terapia centrada na pessoa (HART, 1970)
Introdução à Administração
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Satisfação Cristina Gama Guerra. Satisfação Comportamento organizacional.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Comportamento de compra do consumidor
Comportamento Organizacional
Relacionamentos Interpessoais Aula 01 Profª Eleni Perotti.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PERSONALIDADE: por que estudar?
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
FUNDAMENTOS ADMINISTRATIVOS AULA 8 – GESTÃO DE PESSOAS Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville (Fonte: Introdução à Administração - Antonio Cesar A. Maximiliano.
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
Transcrição da apresentação:

Comportamento Organizacional Um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o Comportamento dentro das Organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

Habilidades Muitas pessoas são proficientes tecnicamente, mas incompetentes nos relacionamentos interpessoais. Habilidades Técnicas: é a capacidade de aplicação de conhecimentos ou especialidades especificas. Habilidades Humanas: é a capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo-as e mostrando-as , tanto individualmente como em grupo. Habilidades Conceituais: é a capacidade mental para analisar e diagnosticar situações complexas.

Psicologia Organizacional Ciência que busca medir , explicar e alguma vezes modificar o comportamento de seres humanos e animais. Estudo Sistemático : observação dos relacionamentos, tentativas de atribuição de causas e efeitos e conclusões baseadas em evidencia cientifica. Intuição : uma sensação, não necessariamente corroborada pela pesquisa. Diferenças individuais: Existem algumas consistências fundamentais que sustentam o comportamento de todos os indivíduos que podem ser identificadas e, então, modificadas para refletir as diferenças individuais.

Contribuições para o Estudo do Comportamento Organizacional Sociologia : o estudo das relações entre as pessoas. Psicologia Social : é uma área dentro da Psicologia que mistura conceitos da Psicologia com os da Sociologia, e tem seu foco na influência de um individuo sobre o outro. Antropologia : é o estudo das sociedades para a compreensão dos seres humanos e suas atividades. Ciências Políticas : o estudo do comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro de um ambiente político. A diversidade da força de Trabalho : a crescente heterogeneidade das organizações, com a inclusão d diferentes grupos. (trabalho, estudos, auditorias qualidade, controlador ia).

Conceitos Importantes A diversidade da força de Trabalho : a crescente heterogeneidade das organizações, com a inclusão de diferentes grupos. (trabalho, estudos, auditorias qualidade, controladoria). Gestão da Qualidade Total : filosofia de gestão voltada para a satisfação constante do cliente, através do continuo aprimoramento de todos os processos organizacionais. Reengenharia : reconsidera como o trabalho seria feito e como a organização seria estruturada caso fosse criada de novo. Autonomia: (empowerment) coloca os funcionários no comando de suas próprias atividades. Dilema Ético ; situação na qual o individuo precisa definir a conduta correta e a errada. Modelo : uma abstração da realidade representação simplificada de um fenômeno real.

Variáveis Dependentes Uma resposta que é afetada por uma variável independente. Produtividade: uma medida de desempenho que inclui a eficiência e a eficácia. Eficácia : é o alcance de objetivos. Eficiência : a proporção entre o resultado efetivo alcançado e os recursos necessários para alcançá-lo. Absenteísmo : não comparecimento do funcionário ao trabalho. Rotatividade : permanente saída e entrada de pessoal da organização, voluntária ou involuntária. Cidadania Organizacional : comportamento discricionário que não fez parte das exigências funcionais de um colaborador, mas que ajuda a promover o funcionamento eficaz da organização.

Satisfação com o Trabalho Uma atitude geral em relação ao próprio trabalho; a diferença entre as recompensas recebidas de fato pelo colaborador e aquilo que ele acredita merecer.

Estabilidade no Emprego Características Biográficas Característica pessoais – idade, sexo, estado civil – que são objetivas e facilmente obtidas nos registros dos colaboradores. Sexo Estado Civil Idade Estabilidade no Emprego

Habilidades Pessoais A capacidade de um individuo de desempenhar diversas tarefas em uma função Habilidade Intelectual : é aquela necessária para o desempenho da atividades mentais.(Aptidão para números, compreensão não verbal, rapidez de percepção, raciocino indutivo, raciocínio dedutivo, visualização espacial, memória. Habilidade Física : é aquela necessária para a realização de tarefas que exijam resistência, agilidade, força ou características semelhantes (fatores de força, flexibilidade, etc.)

Aprendizagem Qualquer mudança relativamente permanente no comportamento, que ocorra como resultado de uma experiência. Condicionamento Clássico: situação na qual um indivíduo responde a algum estimulo que originalmente não produziria tal resposta.

Aprendizagem Qualquer mudança relativamente permanente no comportamento, que ocorra como resultado de uma experiência. Modelagem do Comportamento: reforço sistemático de cada uma das etapas que conduzem o individuo para mais perto da resposta desejada

Aprendizagem Qualquer mudança relativamente permanente no comportamento, que ocorra como resultado de uma experiência. Teoria da Aprendizagem Social: as pessoas podem aprender tanto pela observa- ção, como pela experiência direta.

Aprendizagem Qualquer mudança relativamente permanente no comportamento, que ocorra como resultado de uma experiência. Condicionamento Operante: tipo de condicionamento em que um comportamento voluntário desejável conduz a uma recompensa ou evita uma punição

Aprendizagem Qualquer mudança relativamente permanente no comportamento, que ocorra como resultado de uma experiência. Reforço Contínuo: um comportamento desejável é reforçado toda a vezes em que se manifesta.

Aprendizagem Qualquer mudança relativamente permanente no comportamento, que ocorra como resultado de uma experiência. Reforço Intermitente: um comportamento desejável recebe reforço suficiente para que continue a se repetir, mas não todas as vezes em que ocorre.

As técnicas intermitentes de administração de recompensas podem assim ser classificadas em 04 categorias a seguir Esquema de Intervalo - Fixo: as recompensas são espaçadas em intervalos regulares de tempo. Esquema de Intervalo - Variável: as recompensas são espaçadas no tempo de maneira previsível. Esquema Proporcional – Fixo: a recompensa acontece depois de um numero fixo ou constante de respostas. Esquema Proporcional – Variável: a recompensa varia de acordo com o comportamento do individuo.

Aprendizagem Qualquer mudança relativamente permanente no comportamento, que ocorra como resultado de uma experiência. Modificação do Comportamento: a aplicação dos conceitos de reforço para os indivíduos dentro do ambiente de trabalho.

Aprendizagem Qualquer mudança relativamente permanente no comportamento, que ocorra como resultado de uma experiência. O Reforço Positivo é uma ferramenta poderosa para a modificação de comportamento. Por meio da identificação e da recompensa de comportamentos que melhorem o desempenho, as organizações podem aumentar a probabilidade de que eles sejam repetidos.

Valores Os valores costumam ser relativamente estáveis e duradouros. Convicções básicas de que um modo especifico de conduta ou de valores finais é individual ou socialmente preferível a um modo oposto.

Sistema de Valores Uma hierarquia baseada na classificação de valores de uma pessoa, de acordo com sua intensidade.

Atitudes Afirmações avaliadoras ou julgamento que dizem respeito a objeto, pessoas ou eventos.

Componente Cognitivo de uma Atitude O segmento da atitude que se refere a uma opinião ou convicção.

Componente Afetivo de uma Atitude O segmento da atitude que se refere ao sentimento e as emoções

Componente Comportamental de uma Atitude Uma intenção de se comportar de uma determinada maneira em relação a alguém ou alguma coisa.

Envolvimento com o Trabalho O grau que uma pessoa se identifica com o seu trabalho, participa ativamente dele e considera seu desempenho como uma coisa valiosa.

Comprometimento Organizacional O grau em que um colaborador se identifica com uma determinada empresa e seus objetivos, desejando manter-se como parte da organização.

Dissonância Cognitiva Qualquer incompatibilidade entre duas ou mais atitudes , ou entre o comportamento e as atitudes.

Personalidade A soma total das maneiras como uma pessoa reage e interage com as demais.

Traços de Personalidade Características marcantes que podem descrever o comportamento de uma pessoa.

Emoções Sentimentos intensos que são direcionados para alguém ou alguma coisa.

Sentimento Uma ampla variedade de sensações experimentadas.

Humores Sentimentos que costumam ser menos intensos que as emoções e não possuem um estimulo contextual.

Esforço Emocional Quando um individuo expressa emoções desejáveis pela organização durante suas interações interpessoais.

São aquelas genuínas para o individuo. Emoções Sentidas São aquelas genuínas para o individuo.

Emoções Demonstradas Emoções que são exigidas pela organização e consideradas apropriadas para uma função.

As pessoas podem não ter Emoções? Algumas pessoas tem extrema dificuldade em expressar suas emoções e compreender as emoções dos outros. Os estudiosos chamam isso de ALEXITIMIA (expressão grega que significa “ausência de emoções”) São pessoas diferenciadas, e que podem se dar bem em algumas áreas especificas.

Inteligência Emocional Uma serie de capacidades, habilidades e competências não cognitivas, que influenciam a capacitação de uma pessoa em lidar de maneira bem-sucedida com as demandas e pressões de seu ambiente.

As Cinco Dimensões da Inteligência Emocional: 1 – Autoconsciência: a capacidade de ter consciência de seus próprios sentimentos. 2 – Autogerenciamento: a capacidade de administrar as próprias emoções e impulsos. 3 – Automotivação: a capacidade de persistir diante de fracassos e dificuldades. 4 – Empatia: a capacidade de perceber o que as outras pessoas estão sentindo. 5 – Habilidades Sociais: a capacidade de lidar com as emoções das outras pessoas.

As Emoções e os Sexos As evidencias confirmam as diferenças entre homens e mulheres no que se refere às reações emocionais e à habilidade para entender as emoções alheias. As mulheres mostram maior expressão emocional do que os homens, elas experimentam mais intensamente e demonstram, com mais freqüência, tanto emoções positivas quanto negativas com exceção da raiva.

Desvio dos Colaboradores Atos voluntários que violam as regras de estabelecidas e ameaçam a organização, seus membros ou até ambos.