Organização do Trabalho Pedagógico Universitário TP - Sentido amplo: Conjunto de diretrizes da unidade acadêmica que se reflete nas atividades desenvolvidas.

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Transcrição da apresentação:

Organização do Trabalho Pedagógico Universitário TP - Sentido amplo: Conjunto de diretrizes da unidade acadêmica que se reflete nas atividades desenvolvidas por professores e alunos (fins da escolarização-cursos e de cada área do conhecimento-ciência e disciplinas- com explicitação das concepções de educação, ensino e aprendizagem e da tendência pedagógica a que se vincula o projeto).

TP - Sentido restrito: resulta da interação do professor com seus alunos, em sala de aula convencional ou em outros espaços, o que inclui tarefas docentes e discentes. Para planejar a interação professor aluno em uma sala de aula convencional é necessário elaborar o plano de ensino (curso ou aula ).

Princípios da Organização do TP Plano é instrumento flexível O planejamento dimensiona o que será construído A avalia ção subsidi a a cons trução e as mudan ças do plano Objetivo (final) e avalia ção (real) são catego rias opostas

Objetivos: Dão um dimensionamento ao conteúdo a ser desenvolvido, isto é eles articulam as idéias às atividades que deverão ser realizadas no processo de ensino e aprendizagem CLASSIFICAÇÃO PROVOCATIVOS IMAGINAÇÃO EM AÇÃO VÁRIAS SOLUÇÕES ABERTOS O ALUNO DEFINE O PROBLEMA COMPORTAMENTAIS PADRÃO FECHADO

Procedimentos didático-metodológicos é o estudo e a estruturação dos caminhos da ação didática,objetivando chegar a um procedimento adequado de ensino e de aprendizagem. Os recursos visuais e tecnológicos que se adequem ao desenvolvimento dos conteúdo. Fazem parte dos procedimentos didáticos. Método de ensino: implica um processo ordenado e uma integração do pensamento e da ação.

Uma classificação bastante ampla pode indicar práticas avaliativas tradicionais ou conservadoras e práticas progressistas ou, ainda, práticas avaliativas acríticas e críticas. Princípios das práticas avaliativas: ético, moral, democrático e justo, visando à formação de cidadãos Procedimentos ou práticas avaliativas Refere-se à distribuição e ao dimensionamento dos conteúdos e das atividades em um cronograma que permita o sucesso escolar Tempo escolar