PCN no Ensino Médio Têm como fundamentos filosóficos a estética da sensibilidade, a política da igualdade e a ética da identidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
Matemática para todos Educação Básica
As capacidades transversais nos novos programas de Matemática
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ESTUDO ACOMPANHADO.
I- Concepção de Educação
OBJETIVO GERAL - ARTE PROPICIAR O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ARTÍSTICO E DA PERCEPÇÃO ESTÉTICA, CARACTERIZANDO UM MODO PRÓPRIO DE ORDENAR E DAR SENTIDO.
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Caracterização dos ciclos
3ºCiclo Transformações CognitivasFísicasAfectivo-emocionais Socioculturais.
Coordenador de Curso Profa. Márcia Nome: Alexandre Violin Garcia
COLÉGIO PRESBITERIANO EDUARDO LANE
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
PROJETO PEDAGÓGICO EMEFM ANTONIO ALVES VERÍSSIMO
TRABALHO VOLUNTÁRIO EM DEFESA CIVIL
Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva
Parâmetros Curriculares Nacionais
Desenvolvimento Curricular
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Formadora: Doutora Maria José Delgado Formanda: Margarida Cagarrinho
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Private & Confidential ESADE – Graduação em Direito 2011/II.
Estratégias informais de cálculo
O novo programa de Matemática para o ensino básico
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
ALGORITMOS Intensivo Janeiro e Fevereiro de 2011
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
OFICINAS DE MATEMÁTICA NA EJA
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Quem é reconhecido um bom tutor?. Aquele que é capaz de desenvolver a percepção a partir dos trabalhos realizados pelos alunos; Aquele que facilita a.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
Álgebra Algumas considerações sobre “O ensino de Álgebra na aula de Matemática”
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Inquietações, indagações,
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Ensino Fundamental Objetivos definidos pelos PCNs
Coordenadoria do Ensino Fundamental
OS CONTEÚDOS NA REFORMA
O trabalho com as capacidades transversais Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação.
Reunião de Pais 2º ano Ano lectivo 2009/2010.
Novas estratégias para o estudo da matemática: Uma análise da aplicação dos jogos nas salas de aula da UEB Alberto Pinheiro.
Panorama da prova nível 3 da OBMEP Erivelto – Fernando – Josy – Jussara – Maurício – Rita – Rodrigo Mestrado em Ensino de Matemática Tópicos de Educação.
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
Tecnologia para Sistemas em Internet
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
PRINCÍPIOS BÁSICOS Princípios Éticos Princípios Políticos
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
MATEMÁTICA CONCEPÇÃO DA ÁREA com Carla Miranda Cássia Andrade Ivanilda Mendes Valzenir Costa Roseli Santana Wilmara Fernandes ABRIL 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação
Tendências atuais do ECLE
PNLD 2015 ENSINO MÉDIO. ÁREA DE MATEMÁTICA INSTITUIÇÃO AVALIADORA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
Programação em Scratch
Albertina Pereira naWeb Metas de Aprendizagem Domínios e Subdomínios Pré – Escolar.
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Transcrição da apresentação:

PCN no Ensino Médio Têm como fundamentos filosóficos a estética da sensibilidade, a política da igualdade e a ética da identidade.

PCN de Matemática no Ensino Médio A Matemática no Ensino Médio tem um valor formativo, que ajuda a estruturar o pensamento e o raciocínio dedutivo, porém, também desempenha um papel instrumental, pois é uma ferramenta que serve para a vida cotidiana e para muitas tarefas específicas em quase todas as atividades humanas.

PCN de Matemática no Ensino Médio Valor Formativo Valor instrumental Valor Científico

PCN de Matemática no Ensino Médio Matemática para a Tecnologia Tecnologia para a Matemática

PCN de Matemática no Ensino Médio A escolha de Conteúdos A Forma de Trabalhar os conteúdos E a Organização Curricular

PCN de Matemática no Ensino Médio Para a escolha de conteúdos Temas de Conteúdos Álgebra: números e funções Geometria e medidas Análise de dados

PCN de Matemática no Ensino Médio A Forma de Trabalhar os Conteúdos

PCN de Matemática no Ensino Médio A organização Curricular

PCN de Matemática no Ensino Médio Temas transversais Ensino Médio

PCN de Matemática no Ensino Médio A avaliação de forma geral nos PCN

PCN de Matemática no Ensino Médio As Finalidades do Ensino de Matemática Compreender os conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas Aplicar seus conhecimentos matemáticos a situações diversas Analisar e valorizar informações provenientes de diferentes fontes Desenvolver as capacidades de raciocínio e resolução de problemas, de comunicação, bem como o espírito crítico e criativo

PCN de Matemática no Ensino Médio Utilizar com confiança procedimentos de resolução de problemas para desenvolver a compreensão dos conceitos matemáticos Expressar-se oral, escrita e graficamente em situações matemáticas e valorizar a precisão da linguagem e as demonstrações em Matemática Estabelecer conexões entre diferentes temas matemáticos e entre esses temas e o conhecimento de outras áreas do currículo Promover a realização pessoal mediante o sentimento de segurança em relação às suas capacidades matemáticas, o desenvolvimento de atitudes de autonomia e cooperação

BIBLIOGRAFIA http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf http://www.lo.unisal.br/nova/estagio/arquivos/proj_mat3.pdf