POESIA E MÚSICA COM VINÍCIUS DE MORAES U.M.E. “Pedro II”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNOPAR. UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. UNIDADE DE XAXIM
Advertisements

PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
UBEE/UNBEC COLÉGIO MARISTA PIO X BIBLIOTECA ABELARDO DA HORA
Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega.
Elisabeth Scaramussa Correia
Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
POLO UAB/UNICENTRO – SÃO MATEUS DO SUL – PR
MÓDULO: ESPORTE EDUCATIVO
EMEF Álvares de Azevedo - DRE Ipiranga
Programas. Guia PNLD 2014 Site: Programas.
PIPAS POÉTICAS Carlos Drummond de Andrade
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
PROJETO POESIA NA ESCOLA
RETRATOS DE FAMÍLIAS: UMA LEITURA ATRAVÉS DOS TEMPOS
Curso de Especialização em Mídias na Educação
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Roteiro Pedagógico de CIÊNCIAS
EE Edwards Corrêa e Souza Três Lagoas - MS
Ilustração de poesias de Vinícius de Moraes
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2014
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
Língua Portuguesa: Mediação e Linguagem.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
VALOR SONORO DAS VOGAIS LÍNGUA PORTUGUESA
MARISA RODRIGUES PINHO
ROTEIRO PEDAGÓGICO PARA USO DA CONEXÃO DO SABER
A Arte na Literatura de Cordel
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
PROJETO.
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
Conexão do saber Língua Portuguesa
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
CONCURSO PREFEITURA 2009 Professor Inglês Fundamental II e Médio
Animais em extinção Nome: Patrícia Lopes Santhusa Pacheco
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Maria Janete Chaves Teixeira
Roteiro Pedagógico para o uso do Conexão do Saber
BILHETES E CONVITES Angela e Camila UME Barão do Rio Branco
Autoras: Rosana Rita Gottardi Van Opstal Edição: Site da Educação - SEDUC.
As Reformas Religiosas
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Mistura das Cores Gabriela Ferreira de Sousa Silvana Lessa Silva Goes
GREETINGS PAULA ADRIANA TEIXEIRA DOS SANTOS UME PEDRO II GREETINGS/EJA.
Figuras de Linguagem Adilson Camilo Lima Santos, novembro de 2011.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega.
Leitura e Escrita Rosária Politano Lobo UME Pedro II
Engenho São Jorge dos Erasmos
PROJETO DIDÁTICO LER É TÃO BOM
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Animais conhecer para cuidar
PROFESSORES ENVOLVIDOS: ALESSANDRA LOPES DAIANE BARBOSA.
BENEDITO CALIXTO E PINACOTECA JULIANA RODRIGUES MARTINS (ARTE) UME PEDRO II CONEXÃO DO SABER MÓDULO 'ARTE E REGISTRO HISTÓRICO BENEDICTO CALIXTO'
SONS DA CIDADE UME PEDRO II VERA HELENA RIBAS DOS SANTOS Língua Portuguesa CELI BARCELOS REIS ARAÚJO Ínterprete de Libras MÓDULO: SONS DA NATUREZA E DA.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Professoras: Lilian Mara Moraes, Eliane Lima Apa e Dora Aparecida Alvares Pereira Rabelo HISTÓRIA.
ROSELI STARNINI DE PINHO SUELY BUENO DE TOLEDO PERDIGÃO
LUZ CATALINA RIVEROS RIVERA
Aventuras com Chapeuzinho Vermelho
UME PROF. ANTÔNIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO
Abrir o Apetite Poético
TRABALHO COLABORATIVO
SUSTENTABILIDADE GERTRUDES TORQUATO MENDES UME PEDRO II.
Transcrição da apresentação:

POESIA E MÚSICA COM VINÍCIUS DE MORAES U.M.E. “Pedro II” Solange Maria Serra Ribeiro (Professora de Ensino Fundamental I) Rosemary Sousa Mariano Santos (Intérprete de LIBRAS) Módulo de Língua Portuguesa da Conexão do Saber – A Foca. Ensino Fundamental/EJA – Ciclo I

OBJETIVO: PRODUTO FINAL: Favorecer a compreensão da linguagem poética como um gênero textual; Despertar o prazer em ler e ouvir poemas; Compreender a composição dos versos, estrofes e que a música é formada por um texto poético; Favorecer a linguagem oral e expressão de emoções; Valorizar a função social da escrita. PRODUTO FINAL: Livro ilustrado pelos alunos, com alguns poemas de Vinícius de Moraes, para ser doado à biblioteca da escola.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS: O professor deve fazer uma sondagem com os alunos para verificar o conhecimento prévio das características desse gênero (poema). Os alunos, dispostos em grupos, recebem o poema A Foca, fatiado em seus versos, para colocá-los em ordem (leitura, interpretação e observação das rimas). Os grupos comparam as construções, observando a ordem dos versos e estrofes. No laboratório de Informática, conhecem a música, acompanhada do vídeo (www.letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87208), observam a ordem dos versos e estrofes e, posteriormente, utilizam o módulo de Língua Portuguesa da Conexão do Saber – A Foca.

A POESIA E MÚSICA COM VINÍCIUS DE MORAES U.M.E. “Pedro II” Em outro momento, iremos pesquisar na biblioteca e na internet outros poemas infantis de Vinícius de Moraes e conhecer um pouco mais sobre o poeta. (leitura de poemas, período em que foram criados, fotos do autor etc). Cada criança irá escolher um poema, copiá-lo em uma folha, ilustrá-lo e assim iremos confeccionar um livro com alguns poemas infantis de Vinícius de Moraes, escolhidos e ilustrados pelos alunos do 3° ano B para doar à biblioteca da escola. PARA PESQUISAR COM OS ALUNOS: www.letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87208 www.smartkids.com.br/especiais/poesia-vinicius-de-moraes www.emcenaapoesia.blogspot.com/2008/09/poesias-de-vincius-de-moraes-para.html www.literaturaemcontagotas.wordpress.com/2008/09/03/mais-vinicius-de-moraes-para-criancas/ BIBLIOGRAFIA: www.portal.santos.sp.gov.br/seduc

E-mail: solangesrib@yahoo.com.br rosemariano.libra@hotmail.com