Jogo Patológico e Outros Transtornos de Impulso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Caracterização do Comportamento Alimentar dos Doentes Obesos Inscritos para Cirurgia Bariátrica. Inês Ramos 1, Sandra Torres1, & Filipa Vieira1, 2 1-
Advertisements

ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS
A AÇÃO TERAPÊUTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H
Lisângela Propp Março/2008
Alterações psicopatológicas da conduta.
II Congresso Brasileiro de Perícia Médica Previdenciária
SÍNDROME DE DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL
Transtornos de personalidade e criminalidade: Serial Killers
Definição do tratamento e de seus objetivos
Avaliação do Dependente Químico
O Uso de Drogas e as Mulheres
Psicólogo clínico – CRP – 01/10.100

EAND Enfermaria de Ansiedade e Depressao
TRATAMENTO DE CASAIS E ENVOLVIMENTO FAMILIAR
O Diagnóstico e Entrevista Diagnóstica
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Transtorno de Personalidade e Uso de Drogas
Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos
XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE PSIQUIATRIA
DROGAS, NOÇÕES BÁSICAS DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO
TDAH Sônia Maia de Farias.
SEMIOLOGIA Ciência dos signos.
DIAGNÓSTICOS NEUROPSIQUIÁTRICOS MERECEM TODA A SUA ATENÇÃO
Centro Colaborador – Núcleo Assistencial
ADICÇÕES Classificação Psiquiátrica
Introdução à Psicossomática Abril de 2012
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Alcoolismo.
PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
Abordagem Geral do Usuário de Substâncias com Potencial de Abuso
Enfrentamento Terapêutico em DQ Possibilidades e perspectivas
Transtornos mentais pelo uso de substâncias psicoativas
Definição As compulsões, comportamentos compulsivos ou aditivos são hábitos aprendidos e seguidos por alguma gratificação emocional, normalmente um alívio.
Terapia cognitivo comportamental
Dr. TALVANE MARINS DE MORAES
Transtornos de Adaptação
TABAGISMO E DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS
TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE (TDAH)
Cognitivo-Comportamental
Concurso SES-DF: Psicólogo
Prof. Esther Gonzaga Spiler
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Transtorno bipolar do humor (TAB)
Transtornos de Personalidade
ALTERAÇÕES DA VONTADE.
TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DOS PROBLEMAS POR USO DE DROGAS
ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO Profª Dra. GILCINÉIA SANTOS
Transtorno Bipolar – Aspectos do Diagnóstico e Tratamento
Psicopatologia II – DEPSI-UFPR Profª Melissa Rodrigues de Almeida
Universidade Federal do Rio de Janeiro Hospital Universitário Clementino Fraga Filho Programa de Tratamento da Dor e Cuidados Paliativos OPIÓIDES NA DOR.
Psicopatologia da Vontade (volição)
OPIÓIDES NA DOR NÃO ONCOLÓGICA
VÍCIOS COMPORTAMENTAIS
Depressão.
TDAH: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
Comorbidades Psiquiátricas na Dependência Química
X CONGRESSO NACIONAL DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE GRUPANÁLISE X ENCONTRO LUSO- BRASILEIRO DE GRUPANÁLISE E PSICOTERAPIA ANALÍTICA DE GRUPO.
Transtornos por uso de Substâncias
Psicodiagnóstico.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL. PSICOEDUCAÇÃO PREVENÇÃO INTERVENÇÃO PRECOCE.
Transtornos da Alimentação
Os principais campos e tipos da psicopatologia.
TRANSTORNOS AFETIVOS Alterações na regulação do humor, comportamento e afeto que vão além das flutuações normais que muitas pessoas apresentam.
Transcrição da apresentação:

Jogo Patológico e Outros Transtornos de Impulso Dr. Henrique Moura Leite Bottura Ambulatório de Jogo Patológico e Outros Transtornos do Impulso (AMJO), Instituto de Psiquiatria, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)

Introdução Histórico do Ambulatório - (AMJO). 1998 Prof. Dr. Hermano Tavares. Interface com outros transtornos dos impulsos. Surgimento do (AMITI) Ambulatório Integrado de Transtornos do Impulso.

Nosologia DSM- Transtornos do Controle do Impulso Não Classificados em Outro Lugar JOGO PATOLÓGICO TRANSTORNO EXPLOSIVO INTERMITENTE PIROMANIA

Nosologia CLEPTOMANIA TRICOTILOMANIA NÃO ESPECIFICADOS (oniomania, dependência de internet, vídeo game, dermatotilexomania, automutilação, amor patológico, dependência de sexo)

Momento atual e a impulsividade Produtos

Momento atual e a impulsividade Créditos

Momento atual e a impulsividade Serviços

Momento atual e a impulsividade Inundação de: Estímulos

Momento atual e a impulsividade Inundação de: Informações potencialmente relevantes e gratificantes

Momento atual e a impulsividade Deste modo o tempo necessário para se ponderar e tomar uma decisão se encurtou, assim o auto controle se torna um desafio nesse momento da humanidade.

Jogo Patológico É o representante mais estudado entre os Transtornos do Controle dos Impulsos. OMS : episódios frequentes e repetidos de jogo que dominam o indivíduo e o levam a comprometimento social, familiar e material. Vício em quê?

Jogo Patológico Histórico Apesar de recentemente classificado (1980 DSM III). Registro de Jogos de Azar - Babilônia 3000 Ac. Relatos no antigo testamento. Primeira loteria 1566. Dostoievski (o Jogador) 1867. Atualmente muito relacionado á diversão (poker> “esporte” da moda).

Jogo Patológico Epidemiologia: Entre 1 e 2 % da população Prevalência relacionada com a disponibilidade Mais frequente em homens do que em mulheres.

Diagnóstico: Jogo Patológico Critérios DSM IV TR Apesar de ser classificado junto aos TCI os critérios diagnósticos se assemelham mais aos critérios das dependências. 10 critérios: o indivíduo que preenche 5 ou mais é considerado Jogador Patológico.

Diagnóstico: PERDA DE CONTROLE ALTERAÇOES PSICOBIOLÓGICAS Para simplificar : TRÊS EIXOS: PERDA DE CONTROLE ALTERAÇOES PSICOBIOLÓGICAS COMPROMETIMENTO SÓCIO-FAMILIAR (persistência) EXCLUIR TAB.

História Natural Diferença entre os Gêneros Fase do Ganhador (distorções cognitivas) Fase do Perdedor (recuperar a sorte perdida) Fase do desespero(atos ilegais) Fase da desistência (estar apostando) Cartelas Computador Máquina

Comorbidades Em se tratando de impulsividade é mais regra do que exceção As mais frequentes são: Dependência de substâncias Transtornos de humor Transtornos de ansiedade Transtornos de personalidade Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade Outros transtornos do controle dos impulsos

Tratamento Psicoterapias: Orientação inicial: TCC: identificar gatilhos, modificar padrão cognitivo Psicanálise: trabalhar questões inconscientes que perpetuam o comportamento auto destrutivo Entrevista motivacional: Prós e Contras do comportamento – tirar da pré contemplação levar para ação. Orientação inicial: Redução da exposição Motivação Prevenção de recaídas

Tratamento Jogadores Anônimos Primeiro grupo 1957 Califórnia Baseado no Programa de 12 passos iniciado pelo AA Primeiro grupo 1957 Califórnia No Brasil o primeiro grupo data de 1993 no Rio de Janeiro Admitir a impotência

Tratamento Médico: Comorbidades Fissura As chances de sucesso são maiores se tratadas as comorbidades (ISRS) Fissura Atenção crescente na psicopatologia das dependências Topiramato Naltrexona

Tratamento Coadjuvantes : Atividade física: Demonstrado redução da fissura Qualidade de Vida: preencher vazio deixado pela parada em função do estreitamento de repertório Terapia sexual: grupo experimental com pesquisa em andamento

Transtornos do Controle dos Impulsos Não Classificados em Outro Lugar Transtorno Explosivo Intermitente Cleptomania Piromania Jogo Patológico Tricotilomania Transtorno do Controle dos Impulsos Sem Outra Especificação (oniomania, internet e videogame compulsivos, automutilação , compulsão por sexo, amor patológico, etc..)

Transtornos do Controle dos Impulsos Não Classificados em Outro Lugar Transtorno Explosivo Intermitente: é caracterizado por episódios distintos de fracasso em resistir a impulsos agressivos, resultando em sérias agressões ou destruição de propriedades. Cleptomania: caracteriza-se por um fracasso recorrente em resistir a impulsos de roubar objetos desnecessários para o uso pessoal ou em termos de valor monetário. Piromania: é caracterizada por um padrão de comportamento incendiário por prazer, gratificação ou alívio de tensão.

Transtornos do Controle dos Impulsos Não Classificados em Outro Lugar Tricotilomania: caracteriza-se pelo ato de puxar de forma recorrente os próprios cabelos por prazer, gratificação ou alívio de tensão, acarretando uma perda capilar perceptível. Transtorno do Controle dos Impulsos Sem Outra Especificação: oniomania (compras compulsivas), impulso sexual excessivo, dermatotilexomania, auto-mutilação recorrente, internet e vídeo-game “compulsivo”.

Dinâmica da Impulsividade Desequilíbrio entre desejo/agressividade e Freios “Freios” Afetivo (TPB) Cognitivo (TDAH) Empático (ANTISOCIAL) “Aceleradores” Desejo Agressividade

Considerações Finais TCI são frequentes e devem ser considerados de maneira mais séria. Necessidade de evolução Nosológica. Necessidade de mais pesquisas sobre o tema. Psicoterapia, tratamento das comorbidades, participação da família são fundamentais para o sucesso terapêutico. O tratamento não é fácil mas em geral é recompensador.

“Todo vício traz dentro si a força de vencê-lo” Wayne Dyer

Muito obrigado henriquebotura@gmail.com