1 Organizações Internacionais Personalidade internacional Organizações Internacionais Direito Internacional Público Ludmila Cerqueira Correia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceitos à cerca do Direito
Advertisements

Fontes de DIP - Tratados Internacionais
ATO ADMINISTRATIVO INTRODUÇÃO:
Responsabilidade Internacional dos Estados
Profª.. Rosângela Fátima Penteado Brandão Fev/2011.
Teoria Geral do Direito Privado
DIREITO INTERNACIONAL IJUÍ 22/09/2008
Organizações Internacionais e Ordem Europeia
Conselho Regional de Administração
O que é uma estrutura ?.
STJ UNICEUB – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
Tópico III – Princípios Fundamentais
ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA
DAS PRERROGATIVAS DA FEDERAÇÃO a) representar e proteger, perante os poderes da República e terceiros, bem como junto aos órgãos nacionais e internacionais,
Responsabilidade Internacional
Bem-vindos ao último ano da faculdade!
UFABC / DIP – Prof. Gilberto Rodrigues
Estruturas inter-estaduais
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DIREITO INTERNACIONAL
ESTADOS.
DIREITO, POLÍTICA E SOCIOLOGIA AMBIENTAL
Criação da Organização das Nações Unidas (ONU)
Curso Direito à Memória e à Verdade
Organismos Internacionais Prof. Joel Rodrigues Brogio
DIREITO PÚBLICO E DIREITO PRIVADO (CRITÉRIOS DE DISTINÇÃO)
ESTRUTURA É o arranjo dos elementos constitutivos de uma organização, ou seja, é a forma mediante a qual estão integrados e se apresentam os elementos.
Estrutura Administrativa
Direito Internacional Econômico
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
 A ordem internacional que se inicia após a II Guerra Mundial  O sistema que se procurou edificar em 1945, na Conferência de S. Francisco, apresentava.
Pr. Ivanaudo B. Oliveira. 1.REBATISMO DE PESSOAS VINDAS DE OUTRAS DENOMINAÇÕES (pág ) 1.REBATISMO DE PESSOAS VINDAS DE OUTRAS DENOMINAÇÕES (pág.
Direito Internacional Público
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Instituições de Direito Público e Privado Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza DA EFICÁCIA DA LEI NO TEMPO E NO ESPAÇO.
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
Decisões da Organizações Internacionais – Atos Unilaterais – Soft Law
Direito Internacional Público Ludmila Correia
Profª. Rosângela Fátima Penteado Brandão mar/2011
Prof. Roberto Epifanio Tomaz, MSc UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Centro de Educ. de Ciências Jurídicas, Políticas e Sociais Curso de Direito Disciplina:
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
Direito das Minorias Profª.Msc.Adirleide Greice Carmo de Souza
O DIREITO INTERNACIONAL
CURSO DE DIREITO Direito Administrativo I
Direitos e Deveres dos Estados Profª. Rosângela Fátima Penteado Brandão mai/2011.
A CESSAÇÃO DO ESTATUTO DE UTILIDADE PÚBLICA DESPORTIVA
RESPONSABILIDADE INTERNACIONAL - p. 385 PLT e 321 Rezek
Consórcios Públicos Desafios Vancouver – out 2007 Marcela Belic Cherubine Secretária de Assuntos Jurídicos Prefeitura de Santo André.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
Estatuto da OAB Aula 14.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL DIREITO INTERNACIONAL
MEIO AMBIENTE CULTURAL
Profª Rosângela Fátima Penteado Brandão Abr/2011
Profª. Rosângela Fátima Penteado Brandão Mar/2011.
SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
1 Estrutura Administrativa O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Direito Internacional Público Ludmila Correia
Organização das Nações Unidas ONU
CONHEÇA O ACNUR.
Profª. Rosângela Fátima Penteado Brandão DIREITO DOS TRATADOS.
Processos Integracionistas Profª. Rosângela Fátima Penteado Brandão Abr/2011.
A contratação colectiva
Profa. Silvia Bertani.
DIFERENÇA ENTRE PESSOA JURÍDICA E PESSOA FÍSICA
S ISTEMAS I NTERNACIONAIS DE P ROTEÇÃO DE D IREITOS H UMANOS Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Curso: Serviço Social Disciplina: Direitos.
Direito Internacional Público Ludmila Cerqueira Correia
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
Profa. Helane Cabral DIREITO I E INSTITUIÇÕES DE DIREITO RAMOS DO DIREITO.
SUJEITO DE DIREITO INTERNACIONAL AULA 3 18/08/2014 Prof. Associado Wagner Menezes Salas 21 a 24 DIP I.
Transcrição da apresentação:

1 Organizações Internacionais Personalidade internacional Organizações Internacionais Direito Internacional Público Ludmila Cerqueira Correia

2 Definição “organização internacional é uma associação voluntária de sujeitos de direito internacional, constituída por ato internacional e disciplinada nas relações entre as partes por normas de direito internacional, que se realiza em um ente de aspecto estável, que possui um ordenamento jurídico interno próprio e é dotado de órgãos e institutos próprios, por meio dos quais realiza as finalidades comuns de seus membros mediante funções particulares e o exercício de poderes que lhe foram conferidos.” (SERENI apud MELLO)

3 Organização Internacional Objetivo principal Procurar fortalecer a existência de mecanismos e instituições internacionais capazes de conciliar os atritos e divergências entre os Estados (MAZZUOLI). Origens União Pan-Americana Sociedade ou Liga das Nações – após a primeira guerra mundial Organização Internacional do Trabalho - OIT Impulso após o final da Segunda Guerra

4 Características São criadas por Estados Associação voluntária de sujeitos do DI O ato institutivo da organização é internacional As OIs são criadas por meio de tratados ou convenções Personalidade internacional Ordenamento jurídico interno Existência de órgãos próprios Geralmente: um Conselho (órgão executivo); uma Assembléia (todos os membros representados); e um Secretariado (parte administrativa). Exercício de poderes próprios

5 Organização Internacional Outras questões: O financiamento é realizado por meio de contribuições dos Estados-membros para o pagamento das despesas da Organização. Classificação: Quanto às suas finalidades Quanto à sua natureza Quanto ao seu âmbito territorial Constituem um reflexo das relações internacionais Convenção de Viena sobre o Direito dos Trtados entre Estados e Organizações Internacionais ou entre Organizações Internacionais, de 1986.

6 Organização Internacional Funções e potencialidades (MELLO): Exercem influência nas decisões dos Estados Desenvolvem meios para controlar conflitos Aumentam as oportunidades dos Estados “subdesenvolvidos” Atuam contra o nacionalismo ao defenderem o internacionalismo Representam um canal de comunicação Constituem um mecanismo para a tomada de decisões Protegem os direitos humanos

7 Referências ACCIOLY, Hildebrando. Manual de Direito Internacional Público. 13. ed. São Paulo: MAZZUOLI, Valerio de Oliveira. Curso de sireito internacional público. 3 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, MELLO, Celso Albuquerque. Curso de Direito internacional público. 15. ed. Rio de Janeiro: Renovar, v. REZEK, José Francisco. Direito internacional público : curso elementar. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.