- Número de empresas que compõem o mercado;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITOS PRELIMINARES
Advertisements

- Estruturas de Mercado
Análise das cinco forças de Porter
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Análise Microeconômica FACCAT
MICROECONOMIA INTRODUÇÃO.
MERCADO 1. Conceito Mercado 1 Mercado 2 Mercado 3
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
O Modelo de Oligopólio de J. Bain
Fundamentos de Economia
Concorrência Perfeita e Monopólio Natural
Fundamentos de Economia
Economia e Mercado 3ª AULA.
Oligopólio.
Concorrência Monopolística
ESTRUTURAS DE MERCADO Até este ponto do curso partimos da premissa de que o mercado, sem interferências, encontra o ponto de equilíbrio entre oferta e.
Teoria da Produção 1.
Capitulo 7 As falhas do mercado
TRUSTES, CARTÉIS E HOLDING – FORMAS DE OLIGOPÓLIO e MONOPÓLIO
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Especialização em Produção Animal COMERCIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO ANIMAL Prof. Dra. Jaqueline Mallmann Haas Prof.
Estruturas do Mercado de Fatores de Produção
Microeconomia Aula 5 Prof. Karine R. de Souza.
Estruturas de Mercado Fundamentos de Economia para a Gestão Financeira
Cartel “Um acordo entre cavalheiros”.
Teoria Neoclássica Duas Estruturas de Mercado Extremas
Formação de preços e concorrência
Estrutura de Mercado Prof. Me. Diego Ferber.
Bibliografia: VASCONCELOS, M. A. S. & GARCIA, M. E
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
BARREIRAS AO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Trabalho realizado por: Sandra Leal. 10º3A
Introdução a Microeconomia
Economia e Mercado 6ª AULA.
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
LUCROS NO MERCADO DE CONCORRÊNCIA PERFEITA APENAS AS FIRMAS CUJOS PRODUTOS POSSUEM PREÇOS MENORES E CUJOS CUSTOS SÃO MENORES PERMANECEM NO MERCADO NO.
ESTRUTURAS DE MERCADO Variáveis condicionantes das estruturas de mercado: -número de empresas -tipo de produto -barreiras ao acesso.
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
Custos: Conceitos e Aplicações
Universidade Paulista - UNIP As estruturas do mercado.
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO.
Monopólio.
Barreiras A atratividade do setor depende da existência de barreiras de entrada e de saída.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: Fax: Economia Aplicada.
MICROECONOMIA Aula 9 – Monopólio: hipóteses e funcionamento de mercado e os resultados da firma monopolista.
FAPAN - Faculdade de Agronegócio
Economia Prof. Custódio 13/04/2017 Economia.
MATRIZ BCG.
SISTEMA BRASILEIRO DE DEFESA DA CONCORRENCIA SCBD
Estrutura de Mercado Prof. Rogério César, Ph.D.
Determinação do Preço dos Produtos: Considerações e Abordagens
Oligopólio Concorrência perfeita Concorrência monopolística
Prof. João Carlos Bragança
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
Sistema Econômico / Organização Econômica
ESTRUTURA DE MERCADO TIPOS DE MERCADO.
DIREITO CONCORRENCIAL
Micros e Pequenas Empresas
Determinantes das estruturas
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DIREITO COMERCIAL E LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA REGIME JURÍDICO DA LIVRE INICIATIVA. OBJETO:
11/12/ MICROECONOMIA II P ROFESSORA S ILVINHA V ASCONCELOS 1.
Cézar Augusto Lins de Andrade
Estruturas de Mercado Para a gestão estratégica de um negócio, além da conjuntura econômica, outro fator é de grande importância para a tomada de decisão:
Determinação de Preços
Fundamentos de Economia e Mercado
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Formação de Preços Fatores de influência  Aspectos Econômicos -Elasticidades (preço e renda) -Oferta X Demanda.
Formas de apurar a Concorrência Desleal DIREITO CONCORRENCIAL.
17/05/061 O Mercado: A Classificação da Marchal A classificação de J. Marchal, sintetiza parte da mesma linha de diferenciação adotada por Stackelberg.
Estruturas de Mercado Professor(a): Mayne Ramos Almeida.
Transcrição da apresentação:

- Número de empresas que compõem o mercado; ESTRUTURAS DE MERCADO Dependem de três características: - Número de empresas que compõem o mercado; - Tipo do produto (se as firmas fabricam produtos idênticos ou diferenciados), - Se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado; CONCORRENCIA PURA OU PERFEITA Tipo de mercado em que há um grande número de vendedores (empresas), os produtos são homogêneos, não existe barreiras para o ingresso de empresa no mercado; há transparência do mercado; não existem lucros extras ou extraordinários e sim lucros normais.

HIPÓTESES DO MERCADO EM CONCORRÊNCIA PERFEITA Hipótese da atomicidade Hipótese da homogeneidade Hipótese da mobilidade de bens Hipótese da mobilidade de firmas Transparência de mercado - Inexistência de externalidades

Barreiras a entrada: “é qualquer fator em um mercado que ponha um potencial competidor eficiente em desvantagem com relação aos agentes econômicos estabelecidos” TIPOS DE BARREIRA À ENTRADA TIPOS EXEMPLOS TECNOLÓGICA Economia de escala ou escopo LEGAIS Patentes,proibição a entrada, regras e custo de licenciamentos, alvarás, tarifas e quotas sobre as importações. FINANCEIRAS Custos mínimos de capital elevados, dificuldades de acesso ao crédito em condições semelhantes às empresas já estabelecidas (maior risco) FIDELIDADE À MARCA Maior conhecimento e fidelidade dos consumidores às marcas já existentes, refletindo, em parte, gastos anteriores com propaganda SUNK-COSTS(CUSTOS AFUNDADOS) OU SEJA,INVESTIMENTOS IRRECUPERÁVEIS Quando uma proporção elevada dos investimentos feitos para se lançar num novo mercado torna-se irrecuperável,se a empresa decidir depois dele sair,o risco do investimento aumenta e ela terá mais receio de entrar nele. VANTAGENS ABSOLUTAS DE CUSTOS Controle de fontes de matérias-primas próximas ao mercado ou canais de distribuirão economicamente impossível de serem replicados,ou eficiências obtidas com a experiência (curva de aprendizagem)

- Uma única empresa produz um produto sem substituto próximo. MONOPÓLIO Hipóteses do modelo: - Uma única empresa produz um produto sem substituto próximo. - Existem barreiras à entrada de firmas concorrentes. FORMAS DE BARREIRAS - Monopólio puro ou natural - Elevado volume de capital - Tradição - Patentes - Controle de matérias-primas básicas. 3

ESTRUTURAS DO MERCADO DE FATORES DE PRODUÇÃO O mercado de fatores de produção - mão-de-obra, capital, terra e tecnologia - apresenta diferentes estruturas. CONCORRÊNCIA PERFEITA NO MERCADO DE FATORES É um mercado onde existe uma oferta abundante do fator de produção, o que torna o preço desse fator constante. Os ofertantes ou fornecedores, como são em grande número, não tem condições de obter preços mais elevados por seus serviços.

MONOPSÔNIO OLIGOPSÔNIO MONOPÓLIO BILATERAL Forma de mercado na qual há somente um comprador para muitos vendedores dos serviços e insumos. OLIGOPSÔNIO É um mercado onde existem poucos compradores que dominam o mercado para muitos vendedores. MONOPÓLIO BILATERAL Ocorre quando um monopsonista, na compra do fator de produção, defronta-se com um monopolista na venda desse fator.

OLIGOPÓLIO - Pequeno número de empresas no setor. - Pequeno número de empresas dominam um setor com muitas empresas. Os produtos neste tipo de mercado pode ser homogêneo (alumínio) diferenciado (automóveis). Existem barreiras a entrada de novas empresas no setor. Alguns produtos, por razões tecnológicas, só podem ser produzidos por empresas de grande porte (automóveis, extração de petróleo) Os lucros são extraordinários, mesmo a longo prazo.

FORMAS DE ATUAÇÃO DAS EMPRESAS OLIGOPOLISTAS No oligopólio, podemos encontrar duas formas de atuação das empresas: a) Concorrem entre si, via guerra de preços ou de promoções (forma de atuação pouca freqüente). b) Formam cartéis (conluios, trustes). Cartel é uma organização de produtores dentro de um setor, que determina a política para todas as empresas do cartel. O cartel fixa preços e a repartição (cota) do mercado entre empresas. As cotas podem ser: - Perfeitas (cartel perfeito): todas as empresas têm a mesma participação. - Imperfeitas (cartel imperfeito). Existem empresas líderes e que fixam os preços, ficando com a maior cota.

CONCORRÊNCIA MONOPOLISTA Trata-se de uma estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio, mas que não se confunde com os oligopólios pelas seguintes características: - Número relativamente grande de empresas com certo poder concorrencial, porém com segmentos de mercados e produtos diferenciados, seja por características fisícas, embalagens ou prestação de serviço complementares (pós-vendas) - Margem de manobra para fixação dos preços não muito ampla, uma vez que existem produtos substitutos no mercado.

PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DAS ESTRUTURAS BÁSICAS DE MERCADO

Art. 2º Consideram-se formas de abuso do poder econômico: Art. 1º A repressão ao abuso do poder econômico, a que se refere o art. 148 da Constituição Federal, regular-se-á pelas disposições desta lei.  Art. 2º Consideram-se formas de abuso do poder econômico:     I - Dominar os mercados nacionais ou eliminar total ou parcialmente a, concorrência por meio de:     a) ajuste ou acordo entre empresas, ou entre pessoas vinculadas a tais empresas ou interessadas no objeto de suas atividades;     b) aquisição de acervos de empresas ou de cotas, ações, títulos ou direitos;     c) coalizão, incorporação, fusão, integração ou qualquer outra forma de concentração de empresas;     d) concentração de ações, títulos, cotas ou direitas em poder de uma ou mais empresas ou de uma ou mais pessoas físicas;     e) acumulações de direção, administração ou gerência de mais de uma empresa;     f) cessação parcial ou total das atividades de empresa promovida por ato próprio ou de terceiros;     g) criação de dificuldades à constituição, ao funcionamento ou ao desenvolvimento de empresa.   

b) açambarcamento de mercadorias ou de matéria-prima; II - Elevar sem justa causa os preços, no casas de monopólio natural ou de fato, com o objetivo de aumentar arbitrariamente os lucros sem aumentar a produção.   III - Provocar condições monopolísticas ou exercer especulação abusiva com o fim de promover a elevação temporária de preços por meio de:     a) destruição ou inutilização por ato próprio ou de terceiros, de bens de produção ou de consumo;     b) açambarcamento de mercadorias ou de matéria-prima;     c) retenção, em condições de provocar escassez de bens de produção ou de consumo;     d) utilização de meios artificiosos para provocar a oscilação de preços em detrimento de empresas concorrentes ou de vendedores de matérias-primas;    

 IV) Formar grupo econômico, por agregação de empresas, em detrimento da livre deliberação dos compradores ou dos vendedores, por meio de:     a) discriminação de preços entre compradores ou entre vendedores ou fixação discriminatória de prestação de serviço;     b) subordinação de venda de qualquer bem à aquisição de outro bem ou a utilização de determinado serviço; ou subordinação de utilização de determinado serviço á compra de determinado bem.     V) Exercer concorrência desleal, por meio de:     a) exigência de exclusividade para propaganda publicitária ;     b) combinação prévia de preços ou ajuste de vantagens na concorrência pública ou administrativa.

Estruturas do mercado de fatores de produção Concorrência Perfeita de fatores Monopsônio Oligopsônio Monopólio Bilateral