11° CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA/2015 GOIANIA MADEL T. LUZ.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
9º CONGRESSO DA FEDERAÇÃO GAÚCHA DE MULHERES
Advertisements

Ciência e tecnologia.
Teoria Contratualista Thomas Hobbes (1588 – 1679)
Claudineu de Melo “Diretrizes para a Superação do Capitalismo”
FUNDAMENTOS ÉTICO-POLÍTICOS DO TRABALHO DOS CONSELHOS DE COMUNIDADE
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Programa de Ética e Cidadania
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
A situação da Igualdade de Género em Portugal
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Acadêmicos: Maiara Lais Marcon Ramos Schoeffel Victor Burigo Souza
Acreditar na Família é Acreditar no Futuro!.
Multicultural, MULTICULTURALISMO E O DEBATE SOBRE IDENTIDADE
Gabriela Deitos Ricardo Torri Thiago Neis
Sociedade Humana Trabalho realizado por : Sandra Mendes nº LECN
O que se passa? O adolescente e a passagem para o Ensino Médio
Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos
A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS. Antônio gramsci
Sociologia e Sociedade: tema, teoria e conceito
CIDADANIA PLANETÁRIA.
FORTALECIMENTO DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO PARA A INDÚSTRIA BRASILEIRA – FSSTIB Treinamento Sub-programa 2 e GT Diversidade Conceitos-chave Ana Claudia.
Direito humano a alimentação adequada
DESPERTAR DO HOMEM E DA MULHER
13 razões para as Mulheres votarem em Dilma Presidente
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Dia do Meio-Ambiente Dom Bosco Batel
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Cícero paulino dos santos costa
O TRABALHO EDUCATIVO: REFLETINDO COM OS FUNCIONÁRIOS.
EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA BULLYING
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Para que a Ética? Faculdade Internacional Signorelli
Curso Direito à Memória e à Verdade
Dimensões Sociais da Vida com HIV/AIDS e a Prevenção “Positiva”
Qual a real necessidade dos excluidos?. Aos pobres basta o alimento?
GESTÃO SOCIAL : Desafios e Especificidades
3ª Parte Agir.
Refletindo sobre a solução de conflitos
INTEGRALIDADE EM SAÚDE
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 26 DE OUTUBRO DE 2014 TEXTOS BÍBLICOS I LEITURA – Ex 22,20-26 SALMO RESPONSORIAL SALMO 17 (18) II LEITURA - 1 Tes 1,5c-10.
Aula 8 - Multiculturalismo e Direitos
Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?
Emile Durkheim e o fato social
Agrupamento de Escolas de Mértola Ano Letivo
Educação Ecológica Rildo Silveira Created by
Revisão para a prova – 9º ano Grupo 8 – A sociedade de consumo Grupo 9 – Maiorias e minorias Grupo 10 – Pobreza Grupo 11 – Violência ATENÇÃO: Essa revisão.
Democracia.
Max Weber e as ações sociais
CONTROLE SOCIAL E CIDADANIA Profa. Dra. Ligia Pavan Baptista.
Disciplina de Sociologia Prof.ª: Thayanne Siqueira
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
A SAÚDE MENTAL DO PACIENTE E DA FAMÍLIA NA DESCOBERTA DO DIAGNÓSTICO
EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA Profª.Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
ANTROPOLOGIA JURÍDICA
NOVOS TEMPOS GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 22 de julho de 2014 CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES.
DIALOGANDO COM O PLANO DE ENFRENTAMENTO DO CRACK E OUTRAS DROGAS. Departamento de proteção social especial, apresentado por De Julinana M. fernandes Pessoa/
Ciências Naturais – 9.o ano
Economia Popular Solidária
Relações Humanas Relações Humanas existem desde os primórdios da raça humana. O homem é uma unidade social, então as Relações Humanas se fazem presentes.
Administração de RH Administração de RH A administração de recursos humanos é uma das funções tradicionais da organização e que tem como missão estabelecer.
Émile Durkheim
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
ASPECTOS PSICOLÓGICOS DAS DOENÇAS NEUROMUSCULARES ELIZENE DOS REIS OLIVEIRA – PSICÓLOGA HELENICE MEIRELLES ANDRADE – PSICÓLOGA.
Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Disciplina: Hospitalidade
Padrões de controle.
Esperança e Compromisso Lucas 2.14 A reflexão a seguir está dividida em três pontos: 1. A boa criação de Deus 2. A ação humana (para destruir e preservar)
Transcrição da apresentação:

11° CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA/2015 GOIANIA MADEL T. LUZ

 Observação inicial: as reflexões trazidas a este debate são fruto de observações pessoais não sistemáticas (leituras de periódicos, experiências sobre sociabilidade e relações sociais em centros urbanos), bem como de projetos desenvolvidos há mais de uma década, por mim e pesquisadores colaboradores, além de orientandos de mestrado e doutorado em S.C.

 Incluem primeiramente a questão do trabalho e suas conseqüências sobre a saúde coletiva: o endurecimento das relações de e no trabalho, a precariedade dos laços contratuais, a perda de poder aquisitivo de setores crescentes de assalariados, a aceleração do ritmo das atividades em função da virtualidade da informação e o aumento da carga de trabalho sem compensação.

Em seguida cremos ser necessário acentuar a fragilização dos laços sociais pelos valores dominantes : individualismo e competição. Isolados embora conectados, os seres humanos deste país vem-se perdidos e sem iniciativa de participação civil coletiva : o brasileiro é o povo que se mantém mais tempo “ligado”

1- ÉTICA E POLÍTICA SÃO DUAS DIMENSÕES INSEPARÁVEIS DA VIDA SOCIAL: Verso e reverso da mesma moeda.Conforme a reflexão grega desde o tempo inicial da democracia, há 25 séculos, são parte essencial do viver coletivo. Sem participação ética na política morre a democracia. 2 -No mundo contemporâneo capitalista, inclusive em nosso país, essas dimensões se dissiparam nas instâncias institucionais constituídas, gerando desorganização social, instabilidade e incerteza do futuro. Grande sofrimento coletivo é imposto, perplexidade e paralisia social.

3- um adoecer social se revela, através de reações coletivas de insegurança, desconfiança e agressividade mútua dos cidadãos: patologias ligadas a situações de estresse, como medo, ansiedade e angústia aumentam, assim como condutas reativas ligadas ao comportamento privado, em família, e publico, agravando a violência característica de centros urbanos, e hiperdimensionando valores anti sociais já presentes, como as discriminações de raça gênero, crenças, classe social e em relação a migrantes, inclusive no brasil. Agravam-se também numerosas condutas face ao comer, ao consumir, ao trabalhar, ao dirigir, gerando novas patologias, ou adoecimentos já presentes.

Como para numerosas outras espécies animais, o “estar juntos”, isto é, o reconhecimento do outro e a solidariedade são fundamentais para sobreviver. É possível para a espécie humana destruir ao mesmo tempo o ambiente e o viver saudável na terra por adotar valores sociais incompatíveis com a vida coletiva?

VALORES INDIVIDUALISTAS VALORES SOLIDÁRIOS  1- Meu amigo (a), meu colegas ( de estudo ou trabalho), meu irmão (ã) meu cônjuge são meus rivais, conscientes ou não. Necessito superá-los, provar que valho mais. Preciso “vencer” para não perecer. Estado de estresse constante  2-Os meus semelhantes são aqueles que partilham meu universo de vida: educação, raça escolha de gênero, família, classe, crença. Os outros são os “de fora”, adversários em potencial, a quem devo me opor. Estado de raiva constante. A alteridade é perigosa. Estado de ansiedade constante.  1- Pertencemos a uma sociedade atualmente diversa e múltipla sob muitos aspectos, físicos e sociais; reconhecemos e respeitamos estas características. Acolhimento do outro. Estado de “simpatia social”  2- Os meus semelhantes são todos aqueles que partilham a condição de ser humano, sob todos os diversos aspectos mencionados, físicos ou sociais. Os que não são meus semelhantes em espécie (animais, plantas) merecem o cuidado e o respeito que minha espécie deve merecer. Estado de empatia, sensação de harmonia vital. Busca de partilha da vida.

Edward Snowden Aléxis Tsípras

Madel Luz