Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Treinamento de velocidade, flexibilidade e coordenação
Advertisements

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:
Habilidades Motoras Característica do existência humana
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
Avaliação Psicomotora
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
O QUE SABER - COMPONENTES DO TREINAMENTO
A IDADE PRÉ-ESCOLAR 3-6/7 anos (entrada na escola) = Idade de ouro da infância Aumento de 6 cm na estatura e 2-2,5 Kg no peso (com 4 anos a criança já.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
EDUCAÇÃO e seus sentidos
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Transferência de aprendizagem
A Importância da Educação Continuada
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O que é Aprendizagem?.
CAPÍTULO 3 - O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL
Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado
TEORIA DE ESQUEMA (Schmidt, 1975) TEORIA DE CIRCUITO ABERTO (KEELE, 1968) TEORIA DE CIRCUITO FECHADO (ADAMS, 1971) TEORIA DE ESQUEMA (SCHMIDT, 1975) +
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Está sujeita a três elementos fundamentais:
Modelo de Incapacidade Cognitiva Cláudia Allen
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Teorias da Aprendizagem
Rodolfo Novellino Benda EEFFTO – UFMG com. br www
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Ginástica Escolar: Corpo e Ambiente  .
PSICOMOTRICIDADE.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Desenvolvimento motor
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
CAPACIDADES MOTORAS As capacidades motoras são um dos pressupostos necessários para a aprendizagem e realização de acções motoras desportivas, das mais.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Aprendizagem Motora TEORIA DO MOVIMENTO.
Procedimentos de Ensino
PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
Fase de movimentos especializados
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
FORMAÇÃO ESPORTIVA A LONGO PRAZO - ADOLESCENTES
CAPACIDADES FÍSICAS NAS
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
TEORIAS ASSOCIADAS AOS ESTÁGIOS DE HABILIDADES NA APRENDIZAGEM MOTORA.
Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (DAM) (80h)
Professor: José Medina
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
Aptidão Física Educação Física II.
Desenvolvimento motor
Capacidades Físicas Coordenativas
COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (2) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
A BORDAGEM C OMPORTAMENTALISTA Carolina Farias Christiana de Sousa Cristiana Brandão Elba Lopes Elizângela Joelma Mayrla Vasconcelos Maria dos Santos Patricia.
Formação continuada ANO 2015
Transcrição da apresentação:

Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges

Ementa: A Aprendizagem Motora (APM) e suas implicações na prática das diferentes áreas da Educação Física. Abordar o estudo do Desenvolvimento Motor (DM) considerando suas fases e princípios no processo ensino-aprendizagem. Classificar as habilidades motoras e qualidades físicas, relacionando-as com as práticas esportivas e recreativas.

Objetivos Dar subsídios teóricos e práticos sobre o DM numa perspectiva de desenvolver uma prática educativa eficiente e segura; Possibilitar o conhecimento sobre as teorias do controle motor para possíveis aplicações numa prática da Ed. Física; Promover a discussão dos princípios técnicos pedagógicos que norteiam uma prática educativa considerando as fases da APM; Propor situações teóricas e práticas no intuito de fomentar discussões sobre o desenvolvimento das qualidades físicas no processo ensino aprendizagem; Gerar estímulos para o surgimento de uma mentalidade crítica, questionadora, incentivando à pesquisa.

Conteúdo Unidade I: Teoria do Movimento Conceitos e definições Tipos de movimentos Processamento de informações e tomada de decisões Memória Teoria do programa motor Controle Motor

Unidade II: Aprendizagem Motora Conceitos e definições Estruturas básicas Fases da aprendizagem Classificação das habilidades Transferência de aprendizagem

Unidade III: Qualidades Físicas Força Flexibilidade Resistência Velocidade Equilíbrio Coordenação Agilidade Ritmo Descontração

Bibliografia MAGILL, R.A. (2000) Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Bücher. GO TANI…[et al.] (1988) Educação Física escolar: Fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU DANTAS, E.H.M. (1986) A prática da preparação física. 2ed. Rio de Janeiro: Sprint. GALLAHUE, David L. (2001) Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte Editora,. ISBN 85-86702-1s SEYBOLD, A. (1980) Educação Física: princípios pedagógicos. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico.

Aulas e Avaliação Aulas Teóricas, teórico práticas e práticas. Prova (A1, A2, A3 e A4). Avaliação continuada (Realização de tarefas, participação e interesse) Final = 70% - 2ª chamada e Final Frequência (25% = 7 faltas)

Desenvolvimento Motor: “Procura estudar as mudanças que ocorrem no movimento do ser humano ao longo do seu ciclo de vida.” Crescimento, desenvolvimento e Maturação. O movimento da vida e a vida do movimento.

Controle Motor: “Procura investigar como os movimentos são produzidos e controlados, ou seja, como o SNC é organizado de maneira que os músculos e articulações tornam-se coordenados em movimentos e como informações sensoriais do meio ambiente e do próprio corpo são usadas na coordenação e controle dos movimentos.”

Aprendizagem: “Processo pelo qual a conduta se modifica em resultado da experiência cognitiva, afetiva e motora.” Ensino: “É a transmissão de conhecimento, tornar ciente por meio da informação, experiência, etc.”

Aprendizagem Motora: “Mudança interna no indivíduo, deduzida de uma melhoria relativamente permanente em seu desempenho motor como resultado da prática.” “Estuda os processos e mecanismos envolvidos na aquisição de habilidades motoras e os fatores que a influenciam, ou seja, como a pessoa se torna eficiente na execução de movimentos para alcançar uma meta desejada, com a prática e a experiência.” “É um fenômeno que não pode ser observado diretamente.”

Movimento: É a característica de comportamento de um membro específico ou de uma combinação de membros. São partes que compõem as habilidades. (Andar na calçada, na lama e na areia) Habilidade: “Atos ou tarefas que requerem movimento, e devem ser aprendidos afim de serem executados corretamente. – Quase todo ato motor poder ser considerado uma habilidade.” (Adquirido) …… Multiplicação matemática. Habilidade Motora: É uma tarefa com uma finalidade específica a ser atingida; desempenhadas voluntariamente; é um conjunto de movimentos. (Andar) Ações: São respostas a metas que consistem em movimentos do corpo e/ou dos membros. Uma família de movimentos. (Subir degraus).