Direito Econômico Unidade III Tema: Identificação do Abuso do Poder Econômico no Mercado. Professor: José Amando Junior. Aula 08.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração de Compras
Advertisements

MARKETING DE SEGMENTOS
ESTRATÉGIAS MAIS UTILIZADAS
ECR É uma iniciativa em que fabricantes, varejo, atacado e demais facilitadores trabalham em conjunto para reduzir custos dessa cadeia de logística integrada.
Comunicação Integrada de Marketing
Diagnóstico Empresarial
Estratégia de Precificação para um Novo Produto
Disciplina: Administração Mercadológoica
PREVISÃO DE VENDAS Carlos Roberto C. Almeida.
O que você deve saber sobre
Maria Olívia de Souza Ramos
TAREFA SEMANAL DE ESTUDO
ESTUDO DE CASO: ASPECTOS GERAIS DA LOGÍSTICA NO CARREFOUR
Repensando a Logística
Otimização na Administração de Materiais
Análise de Custos Prof. Mônica Brandão
7- VAREJO 7.1- O papel do varejo na distribuição Varejistas
Grupo 08H Marina Évora Gustavo Macedo Mariana Rosa Gabriela Batista
Investimento e o q de Tobin
COMÉRCIO ELETRÔNICO.
Danilo Fábio Ivan Keila Renato
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
CAPÍTULO 5 – O RÁPIDO PROCESSO DA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Parte 1
Grupo 14 I Subgrupo Y Chafia Abrão – 09/91902 Rachel Soares Rebelo – 10/04557 Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada Hong Yuh Ching.
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
As transformações da logística
Perguntas O custo total de um estoque é o custo de aquisição mais o custo de envio. Um estoque é necessário quando o custo da falta de estoque é maior.
Danilo Fábio Ivan Keila Renato
Tipos de cobertura de mercado Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
PLANO DE NEGÓCIOS Plano Operacional FONTE: SEBRAE.
Repensando a Logística
Administração de Logística e Materiais
Exercícios Questão I De acordo com a Boeing, o custo operacional por passageiro por quilômetro de um Boeing 747 é o apresentado abaixo, para viagens de.
Direito Econômico Unidade III Tema: Identificação do Abuso do Poder Econômico no Mercado. Professor: José Amando Junior. Aula 06.
Logística Empresarial Grupo 8F
Escola: E. E. E. M. Dr. Tancredo de Almeida Neves
O Armazenamento.
Limites – Aula II Prof. Zé Roque.
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
Avaliação Econômica de Projetos TAMANHO
AUDIÊNCIA PÚBLICA Câmara dos Deputados CONVERSORES (SET –TOP- BOXES) 19/dez/2007.
MICROECONOMIA Aula 7 – Análise da Teoria da Produção.
Gestão de Pessoas I AULA O2
Macroeconomia Introd. Macro. Medidas de Atividade Econômica
3 - DISTRIBUIÇÃO 1- Tipos de distribuição
Restrições Orçamentárias
Histórico A Ricardo Eletro pertencente a varejista Máquina de vendas, é uma rede brasileira de varejo especializada em eletrodomésticos, com sede em Belo.
Exercícios Questão I De acordo com a Boeing, o custo operacional por passageiro por quilômetro de um Boeing 747 é o apresentado abaixo, para viagens de.
CENÁRIOS DO MERCADO DE LÁCTEOS. ÚLTIMOS 10 ANOS AUMENTO MÉDIO DE 2,3%
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
ELABORAÇÃO DE ANÚNCIOS CAPT.03
SAMUEL KLEIN E CASAS BAHIA.
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DIREITO COMERCIAL E LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA REGIME JURÍDICO DA LIVRE INICIATIVA. OBJETO:
CAPÍTULO 3 © 2006 Pearson Education Macroeconomia, 4/e Olivier Blanchard O mercado de bens Olivier Blanchard Pearson Education.
DISTRIBUIÇÃO Ana Virgínia.
CONCORRÊNCIA.
Introdução à política Aristóteles e Platão.
CONHEÇA AGORA UM MUNDO DE
Plano Financeiro Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece a funcionar. O investimento total é formado.
Compras, Estoques, Armazenagem e Distribuição
Como controlar o estoque
Prof. Jorge Sant' Anna Aula 02
Compras – Controle de Estoque. Por que é necessário controlar o estoque? Reduzir custos –Se há excesso em estoque A empresa terá custos operacionais para.
Contabilidade Aula 3.
10- INTERAÇÃO VENDAS X DISTRIBUIÇÃO 1- O que é trade marketing? Somando a diversificação das mídias, a especialização dos canais de vendas e a dificuldade.
Aula Teórica nº 20 Bibliografia: Obrigatória: Frank e Bernanke (2003), cap. 27 Sumário: 10. Procura e Oferta Agregadas Curva da procura agregada.
Formas de apurar a Concorrência Desleal DIREITO CONCORRENCIAL.
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos Professor: Nei Muchuelo.
Kolynos – Colgate (18/09/96).
Transcrição da apresentação:

Direito Econômico Unidade III Tema: Identificação do Abuso do Poder Econômico no Mercado. Professor: José Amando Junior. Aula 08

Abuso do Poder Econômico no Mercado 1. Estudo de Caso II. Em 04 de julho de 2009, o Grupo Pão de Açúcar S/A adquiriu o Grupo Ponto Frio S/A. Com a aquisição, o Grupo Pão de Açúcar passou a deter 44,7% do mercado relevante de revendedores varejistas de eletro eletrônicos do Brasil, chegando a ter uma participação de mais de 70% em cinco capitais brasileiras: Goiânia(75%), Teresina (78%), Cuiabá (90%), Campo Grande (92%) e Palmas (96,5%). Sabendo que o Grupo Pão de Açúcar iniciou uma política de preços que comporta variações regionais, sendo que no Estado de São Paulo chega a praticar 50% de diferença em alguns produtos, em relação aos preços praticados nas capitais acima mencionadas. Sabendo que o mercado varejista de Palmas e Campo Grande na área de eletro eletrônicos comporta, além do Grupo Pão de Açúcar, empresas de médio e pequeno porte que em geral praticam preços 25% acima dos praticados pelo Grupo Pão de Açúcar.

Abuso do Poder Econômico no Mercado Sabendo que após o anúncio da fusão o Grupo Pão de Açúcar diminuiu 15% em média dos preços das suas mercadorias no setor de eletro eletrônicos, propagandeando que as promoções serão realizadas por tempo indeterminado até acabar o estoque. Sabendo que a partir da fusão o Grupo Pão de Açúcar negociou com as grandes empresas fabricantes de televisores e DVDs uma tabela diferenciada para aquisição dos produtos e que neste ramo a expectativa é a de que o novo grupo adquira 55% dos produtos fabricados em território nacional. Sabendo que nas cidades acima mencionadas o Grupo Pão de Açúcar trabalha com preços 17% abaixo do seu custo marginal no setor de televisores, enquanto em cidades como Rio e São Paulo ele está trabalhando com preços 12% acima do seu custo marginal no mesmos ramo. Sabendo que para montar uma loja de pequeno porte no setor de produtos eletro eletrônicos o investimento mínimo é de R$ ,00 em média. E para montar um grande varejista de eletro eletrônicos o valor mínimo a ser investido é o de R$ ,00 em média.

Abuso do Poder Econômico no Mercado Ante todos estes dados, pergunta-se: O Grupo Pão de Açúcar está exercendo uma prática anti-concorrencial? Se afirmativa a resposta, qual ou quais sanções deveriam ser aplicadas a eles? Quais medidas deveriam ser tomadas pelo CADE? Justifique a resposta.