PLANO DE ENSINO 2012 CURSO: Psicologia SÉRIE: 7o período

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
ATENÇÃO À PESSOA COM AUTISMO NO SUS
Bacharelado em Sistemas de Informação
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
2009.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Um novo significado para a prática clínica
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Desmistificando a Psicologia Organizacional
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Alguns conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Teoria da Computação Prof. Fabiano Sabha.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PROGRAMA PSICOLOGIA FORENSE
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
AVALIAÇÃO CLINICA E PSICOSSOCIAL EM ENFERMAGEM
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Metodologia da Pesquisa Científica
Currículo Quais são as finalidades do curso?
Planejamento Operacional da Produção
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
Prof. Bruno Silva Aula de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental
TEORIAS DA PSICOLOGIA SISTÊMICA
Reformas Psiquiátricas
Sistemas Operacionais
Lei nº De 06 de abril de 2001 Antigo Projeto de Lei Paulo Delgado. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos.
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
Sistemas de Informações Gerenciais
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Plano de Ensino AHP 2011.
Introdução ao Serviço Social
Didática da alfabetização
PSICOTERAPIAS PSICANALÍTICAS
Prof. Octavio Domont de Serpa Jr.
PLANEJAMENTO DE ENSINO
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Reforma Psiquiátrica: novas diretrizes.
INTRODUÇÃO AO CURSO DE PSIQUIATRIA FMIt
Critérios de normalidade em Psicopatologia.
Disciplina: Farmacologia
PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Saúde mental.
Plano de Ensino e Orientações
Apresentando o Plano de Ensino: Orientação Estágio Supervisionado I Prof. Camila Taquetti.
Disciplina : Psicopatologia Professora: Luciana Monteiro
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
Revisita ao PPP.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
Formação continuada ANO 2015
Plano de curso História da Educação Brasileira
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
Disciplina: ENFERMAGEM INTEGRADA NA PRATICA GERENCIAL I Profª. Ms. Vera Lúcia Tavares.
SERVIÇO DE PSICOLOGIA - CEDEBA
Transcrição da apresentação:

PLANO DE ENSINO 2012 CURSO: Psicologia SÉRIE: 7o período DISCIPLINA: Psicopatologia Geral CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 horas CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 88 horas

EMENTA Concepções históricas e epistemológicas do adoecimento psíquico e das conseqüentes formas de tratamento. Conteúdos básicos de Psicopatologia Descritiva. A Psicopatologia Psicanalítica como arcabouço teórico para o entendimento do funcionamento psíquico. Mudanças ocorridas no sistema de saúde nos últimos anos – o movimento pela Reforma Psiquiátrica no Brasil. O processo de inserção social dos portadores de sofrimento psíquico intenso.

OBJETIVOS GERAIS Compreensão dos pressupostos epistemológicos relativos às diferentes perspectivas em relação ao conceito de normal e de patológico na Psicologia e na Psiquiatria. Compreensão da lógica do diagnóstico em Psiquiatria através do conhecimento da Psicopatologia Descritiva. Realização do exame psíquico. Conhecimento das possibilidades de tratamento na clínica da psicose. O tratamento psicológico, o tratamento psiquiátrico e os psicofármacos. Compreensão dos modos de adoecimento psíquico, através da perspectiva psicanalítica, que os configura como formas singulares de subjetivação, nos contextos político, ético, social, econômico e cultural.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Tal competência será desenvolvida a partir das seguintes habilidades:  Demonstrar capacidade de observação frente ao adoecimento psíquico. Localizar as dificuldades e/ou facilidades presentes no contato com o indivíduo portador de sofrimento psíquico. Questionar as pré-concepções sobre a loucura. Conhecer os fundamentos básicos da Psicopatologia Descritiva e da Psicopatologia Psicanalítica. Analisar os diferentes equipamentos de atendimento aos usuários dos serviços de saúde mental. Compreender o novo modelo de inserção do trabalho do psicólogo nas instituições de atendimento aos usuários dos serviços de saúde mental.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO TEÓRICO - Considerações sobre o campo da doença mental. O conceito de loucura: Origem, concepção mítica, concepção científica. - Introdução ao conceito de Psicopatologia. - Compreensão dos pressupostos epistemológicos relativos às diferentes perspectivas em relação ao conceito de normal e patológico, na Psicologia e na Psiquiatria. - Psicopatologia Descritiva. O exame psíquico. - Psicopatologia Psicanalítica. - Psicopatologia Geral e Psicopatologia Psicanalítica. - O diagnóstico estrutural: Neurose e Psicose.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PRÁTICO - Declaração de Caracas, 1990. - Presidência da República. Casa Civil. Lei no. 10.216 de 06/04/2001 que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. - O movimento pela reforma psiquiátrica no Brasil. - Reabilitação Psicossocial no Brasil. - As oficinas terapêuticas. - A clínica e o acompanhamento terapêutico. - Tratamentos em Saúde Mental.

RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO Para o bom andamento das atividades é necessário que todos colaborem no sentido de oferecer um serviço de qualidade, norteado pelos preceitos éticos que regem e norteiam a prestação de serviços à comunidade. Para tanto, esperamos que sejam seguidas as recomendações a seguir:

Da conduta do aluno-estagiário: Toda conduta dos alunos-estagiários deverá estar em estrita conformidade com o Código de Ética Profissional dos Psicólogos. Guardar sigilo de tudo aquilo que ouvir, vir ou tomar conhecimento em decorrência dos seus atendimentos e de sua participação nos grupos de supervisão e visita a instituição. Evitar comentário informal ou fora do contexto da supervisão acerca dos atendimentos. Ao adentrar as dependências das Instituições Parceiras, manter uma conduta pessoal irrepreensível relativamente ao seu tom de voz, risos, gesticulações e tratar a todos com urbanidade e boa educação.

Da conduta do aluno-estagiário: Não permanecer no local de estágio com telefones celulares, bips, pagers ou ligados. Cuidar de sua aparência pessoal evitando o uso de vestuário, adereços, maquiagem e outros que sejam incompatíveis com a imagem profissional do psicólogo. Utilizar telefones e dados de pacientes e instituições somente para fins da prática profissional. É infração ética grave utilizar ou fornecer informações dos pacientes para fins particulares. Manter estrita e rigorosa observância dos horários previstos para as atividades/ atendimentos.

ESTRATÉGIA DE TRABALHO Propiciar ao aluno o contato direto com os usuários dos equipamentos de Saúde Mental que compõem a rede de atendimento no município. Até a 6a semana, o cronograma das aulas teóricas se articula com o cronograma das aulas práticas em 4 horas. A partir da 7a semana as aulas teóricas são de 2horas, realizadas no campus, e as aulas práticas (2 horas) realizam-se nos equipamentos de Saúde Mental. Fornecer substrato teórico através das aulas teóricas para reconhecimento das patologias. Utilizar recursos diversos – textos, filmes, contos, acontecimentos atuais para ampliar e integrar conceitos. Correlacionar teoria/prática. Desenvolver projetos de oficina terapêutica junto aos usuários

AVALIAÇÃO 1o Bimestre: Prova composta por 60% de questões objetivas e 40% de dissertativas. Presença em 75% das aulas práticas e 75% das aulas teóricas. Reflexão escrita sobre o livro “Encontro Marcado com a Loucura: ensinando e aprendendo psicopatologia.” Média do primeiro bimestre: Prova NP1: nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) com peso 9; Reflexão e foto: nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) com peso 1.

AVALIAÇÃO 2o Bimestre: Prova composta por 60% de questões objetivas e 40% de dissertativas. O objetivo é avaliar o conhecimento da semiologia dos transtornos mentais, o conhecimento da psicopatologia psicanalítica e as formas atuais de tratamento em saúde mental. Presença em 75% das aulas práticas e 75% das aulas teóricas. Média do segundo bimestre: Prova NP2: nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) com peso 9 Relatório descritivo da atividade prática: nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) com peso 1.

Avaliação do professor referente às aulas práticas, segundo os seguintes critérios: A) Conceitual: capacidade de compreender e verbalizar conceitos aprendidos, Capacidade de abstração, ou seja, entendimento de situações expostas. Capacidade de discriminar diversas situações e optar pela intervenção mais adequada. B) Atitudinal: compromisso e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem. Capacidade de tomar decisões com iniciativa, a partir de um pensamento crítico. Compromisso e envolvimento afetivo e ético. Pontualidade na entrega de trabalhos. Comprometimento com as tarefas solicitadas. C) Participação: interesse e disponibilidade para a realização das atividades propostas. D) Reflexão sobre o desempenho ético-profissional. E) Raciocínio clínico: capacidade de articular conceitos teóricos com a prática.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA COCIUFFO, T. Encontro Marcado com a Loucura: ensinando e aprendendo Psicopatologia. São Paulo: Luc, 2007.   DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e Semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008. BERGERET, J. Psicopatologia: teoria e clínica. Porto Alegre: Artmed 2008.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR FREUD, S. Edição Standard das Obras Completas. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1965. GABBARD, G. O. Psiquiatria Psicodinâmica. Porto Alegre: Artmed. 1998.   JASPERS, K. Psicopatologia geral. Tradução Samuel Penna Reis. São Paulo: Ed. Atheneu. 2000. GLEY, P. C. e colaboradores. A clínica psicanalítica das psicopatologias contemporâneas. Porto Alegre: Artmed. 2010 MINERBO, M. Neurose e não neurose. São Paulo: Casa do Psicólogo. 2009. 

SITES E BANCO DE DADOS Brasil. Ministério da saúde. Secretária de atenção à saúde. DAPE. Coordenação Geral de Saúde Mental. Reforma Psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil. bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacões/Relatorio15_anos_Caracas   Conselho Regional de Psicologia. www.crpsp.org.br/portal/comunicacao/cartilhas/.../fr_saude.aspx BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (USP) http://www.teses.usp.br/ PEPSIC – PERIÓDICOS ELETRÔNICOS EM PSICOLOGIA http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE (BVS) www.bvs-psi.org.br PERIÓDICOS CAPES www.periodicos.capes.gov.br