Relatório do projeto Disciplina: Módulo de gestão integradas de mídias na educação Projeto - grupo 4 Tutor: Amauri Henrique Rosina Discente: Angela Cristina.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET João e o Pé de Feijão Ariana Fernanda Nery Gonçalves.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa e História Área: Linguagens, códigos e tecnologias Início: Março Término: Dezembro Título: MEMÓRIAS DE NOVA ANDRADINA Temática:
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Tarde
Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM
Portfólio de matemática
Novas Tecnologias: contribuições para a aprendizagem na Educação Infantil. Prof ª. Danielle Pinheiro Prof ª. Ana Clara Nogueira.
POLO UAB/UNICENTRO – SÃO MATEUS DO SUL – PR
Meu Malvado Favorito.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Quando falamos em aprender...
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
Relatório da atividade
PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande
DEPOIMENTOS “Inicialmente as crianças jogavam qualquer jogo que se encontrava na mesa, ou que nós indicássemos, ou jogavam junto com a gente. Logo passaram.
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Magistra – Curso Tecnologia da Informação
CONHEÇO MINHA COMUNIDADE? Fabiana Costa Peres
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
E.M.E.F. ANTÔNIO GIÚDICE 2010.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FORMOSA DO OESTE 2013.
Resgatando as brincadeiras populares através das cantigas de roda.
EMEF PROF. ALMEIDA JUNIOR
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Tecnologias na Educação
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
Disciplina: Módulo de gestão integradas de mídias na educação Projeto - grupo 4 Tutor: Amauri Henrique Rosina Discente: Clarice Pereira da Silva.
Equipe responsável pela produção
Brincadeiras Indígenas
Equipe responsável pela produção
BRINQUEDO E BRINCAR Portfólio
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - PEAD REFLEXÃO-SÍNTESE
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
A IMPORTÂNCIA DO 1ºMOMENTO Como organizar? Porquê? Quais as preocupações? Quem são os meus alunos? Psicologia da Educação Cora Vieira João Tavares João.
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
RELATÓRIO DO PROJETO Módulo de gestão integradas de mídias na educação
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
Universidade Estadual do Centro – Oeste Campus de Guarapuava – PR Especialização em Mídias na Educação Universidade Estadual do Centro – Oeste Campus de.
Identificação da atividade e do aluno
Especialização em Mídias na Educação
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Introdução: Estamos vivendo na era da informatização, e as crianças estão cada vez mais envolvidas nessas tecnologias e inconscientemente estão condicionadas.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS
Como eu brinco? Conto, desenho e pinto.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 2013 Professora: ANGELA HADDAD.
1 Hiperactividade. 2 A Hiperactividade é: É um distúrbio neurofisiológico Definição.
Área Exclusiva e Black Board
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Softwares educacionais Vantagens softwares educacionais nas salas de aula.
Oficina 1: STORYTELLING. Quadro Geral das Oficinas Oficina 1: Literacy: storytelling – Roda de histórias, contação de estórias utilizando imagens e objetos,
Transcrição da apresentação:

Relatório do projeto Disciplina: Módulo de gestão integradas de mídias na educação Projeto - grupo 4 Tutor: Amauri Henrique Rosina Discente: Angela Cristina Nunes Guedes Huertas

Identificação da atividade e dos alunos Projeto: CONHEÇO MINHA COMUNIDADE? AS NOVAS MÍDIAS EM PROL DO RESGATE E DISSEMINAÇÃO DA CULTURA LOCAL POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS Observação: A atividade teve que ser adaptada pois foi aplicada na educação infantil no EI3A, com crianças de 3 anos.

objetivos - Apreciar histórias, causos e experiências de vida; -Apreciar vídeo sobre brincadeiras; - Resgatar a memória de professores e funcionários sobre suas infâncias.; - Expressar-se em relação as atividades propostas, listando suas brincadeiras favoritas; - Ampliar o vocabulário; -Brincar com uma brincadeira antiga escolhida pelos alunos.

Encaminhamento das atividades A turma do EI3A é uma turma agitada, a maioria dos alunos possuem 3 anos ou estão para completar 3 anos, a atividade não pode durar mais que 15 minutos pois os alunos perdem o interesse rapidamente. No dia da atividade sentamos em circulo na sala de aula, foi explicado aos alunos a atividade e uma das professoras regente resgatou suas memórias de infância contando aos alunos suas brincadeiras preferidas e como era divertida sua infância. Após a contação de estória a professora passou um vídeo sobre brincadeiras de antigamente que está no domínio: < http://www.youtube.com/watch?v=Nr- EkTL0774> depois do vídeo os alunos puderam expor suas opiniões, foi questionado a eles quais as brincadeiras que mais gostavam e obtivemos variadas respostas, neste momento foi montada uma lista das brincadeiras favoritas do EI3A. Finalizamos brincando de roda. (não tenho autorização da escola para divulgar imagens da turma)

Pontos positivos Todos os alunos presentes no dia participaram da atividade, os alunos demostraram interesse na realização da atividade. Porém durante o resgate de memória da professora alguns alunos não prestaram atenção no que ela dizia, o filme chamou mais a atenção dos alunos, durante a listagem das brincadeiras alguns alunos se destacaram elencando mais de uma brincadeira, outros porém só repetiam o que os colegas tinham dito, finalizamos brincando de roda pois foi a brincadeira mais votada, foi um momento alegre e de descontração.

Pontos a serem reorganizados Durante o resgate de memória a professora deve montar slides com fotos de sua infância para ilustrar melhor o que está sendo apresentado com o intuito de os alunos prestarem mais atenção, a pergunta sobre brincadeira favorita deve ser feita antes de mostrar alguma imagem para não influenciar os alunos. Neste ponto podemos apresentar discutir sobre as brincadeiras da contemporaneidade fazendo um paralelo com as brincadeiras de antigamente. Durante todo o processo pode ser montado um vídeo com os alunos, porém o vídeo deve ser montado pela professora, mas pode ser ensinado aos alunos o manuseio de uma maquina fotográfica ou filmadora porém as instruções deve ser constante, o projeto deve ser desenvolvido durante o ano todo para que todos participem.

Análise final O desenvolvimento desta parte do projeto (projeto adaptado) foi proveitoso, senti que os alunos gostaram de participar das atividades. Na educação infantil é importante que o brincar seja contemplado, pois as crianças também se desenvolvem e aprendem brincando. Na contemporaneidade notamos que as crianças estão vivenciando outros tipos de brincadeiras ligadas as mídias, é necessário um urgente resgate das antigas brincadeiras, pois os alunos devem conhecer todos os tipos de brincadeiras, sabemos que o mundo virtual não deve ser descartado pois contribui significativamente no aprendizado das crianças, porém nossos objetivos aqui foram ligados ao resgate de brincadeiras antigas.

referências Vídeo: Brincadeiras antigas < http://www.youtube.com/watch?v=Nr-EkTL0774 >