Diet x Light Adoçantes Equipe Nutrição 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comer bem quer dizer: Comer de tudo mas não em demasia; Comer várias vezes por dia; Comer devagar; Mastigar bem os alimentos; Fazer as refeições.
Advertisements

O Mercado de Vending e as Tendências em Alimentação Saudável
Informação Nutricional Complementar
ROTULAGEM DE ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS
APRESENTA Eu sou diet & Eu sou light.
Pesquisa 4 dias A PESQUISA DE 4 DIAS É UMA FERRAMENTA ADICIONAL .
REEDUCAÇÃO ALIMENTAR DIETA: Simples, Econômica e Eficaz
DIA DA ALIMENTAÇÃO 16 de Outubro.
ALIMENTOS E NUTRIENTES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS CURSO: ENGENHARIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: ADITIVOS E COADJUVANTES.
CARBOHIDRATOS.
Dicas sobre alimentação para pacientes com Porfirias agudas
3ª POLICLÍNICA DE NITERÓI
VERDADES MITOS E EM NUTRIÇÃO Cap Serpa– Nutricionista.
COMBATE A FOME 6°B.
Professor Cristofer A. Masetti
Alimentos com alegação Diet e Light
ACERTANDO NA ESCOLHA NO CAFÉ DA MANHÃ
10 dicas para uma alimentação saudável
NUTRIÇÃO Profa. Debora Villare 2012.
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
ALIMENTOS Eu sou diet & Eu sou light Prof. Amanda.
DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
APRENDA MAIS ESTA !.
Dra. Henriqueta Sacramento
Bem-vindos!.
O MILAGRE DOS ALIMENTOS VERDES
VOLTA ÀS AULAS- SNACKS SAUDÁVEIS
E seus Tratamentos Alternativos e Complementares.
Cuidando do coração.
As células e os nutrientes
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE SER...
CURSO DE ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS
CUIDADOS COM A DIETA A dieta do brasileiro sempre se baseou no arroz com feijão associado a algum tipo de mistura composta por carnes e verduras. Nos últimos.
DICA DE SAÚDE – novembro 2010 COMO COMBATER O DIABETES (03/ 11)
“Viver sozinho estimula a interação social.”
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
Alimentação saudável Por Radamés Manosso.
NUTRIÇÃO NO DIABETES MELLITUS Ana Cristina Dias de Vasconcelos
Princípios Básicos para uma Alimentação Saudável
HIPERTENSÃO.
Suco, Néctar e Refresco.
Uso de Edulcorantes em Produtos Diet e Light
VANTAGENS DO CAFÉ PARA A SAÚDE …aquele líquido suave, que cura o estômago, faz o gênio mais rápido, ajuda a memória, reanima o triste, e anima os espíritos,
Alimentação Saudável.
Hipertensão O que é Hipertensão? A circunstância em que os valores de pressão arterial pode permanecer muito elevados o que e chamado de hipertensão,ou.
QUE AS PESSOAS FAÇAM O ACESSO
ALIMENTOS ENRIQUECIDOS
Alimentos Diet e Light CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE
Vida Saudável Alimentação Saudável.
Ludmila Santana Braz Bolsista de extensão do grupo Renascer
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009.
NUTRIÇÃO PARA O EXERCÍCIO
Alimentos Saudáveis.
A nova roda dos alimentos
9ª Semana Conversas sobre bem-estar Luigi Gratton, MD.
Dia Internacional da Alimentação
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
Profª Adriana S. Nagahashi 2015
FUNDAMENTOS DA NUTRIÇÃO AULA 3
Tecido Apidoso.
Desenvolvimento de Produtos: aspectos legais
REFRIGERANTES E SAÚDE.
Componente Curricular: Educação Física Hidratação Professor Irapuan Medeiros de Lucena.
GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO SERVIÇO DE SAÚDE COMUNITÁRIA Enquanto o bebê estiver só com os dentes da frente, continue usando a fralda ou opte pela escova.
composição, nutrição e energia
Hidratação Escola Básica e Sec. Fernão do Pó – Projeto NutreBem Desportivamente – Ano letivo Paulo Baptista.
A alimentação da mãe que amamenta (nutriz)
Alimentos Diet e Light.
Transcrição da apresentação:

Diet x Light Adoçantes Equipe Nutrição 2009

Afinal, qual a diferença entre DIET e LIGHT? O que vem a nossa mente quando ouvimos “DIET” e “LIGHT”... “Diet e Light são sinônimos. Não sei porque usam esses dois nomes!” “Comida para doentes, eu sou normal, como de tudo!” Afinal, qual a diferença entre DIET e LIGHT? “São a mesma coisa, não?” ”Tem o mesmo sabor que um doce normal, posso comer até me acabar!” “Fazem menos mal à saúde, são feitos com mais consciência!”

Ao pé da letra... DIET = DIETA/DIETÉTICO LIGHT = LEVE

Estou de dieta, vou usar Diet’s... Dieta quer dizer dietas especiais: Diabéticos, hipertensos (pressão alta), problemas no coração,rim, etc Não podem comer certos nutrientes. Produtos Diet’s: Eliminação do nutriente que não pode ser consumido.

IMPORTANTE: O NUTRIENTE ELIMINADO DEVE ESTAR INDICADO NO RÓTULO!!! Quanto deve ter Açúcar simples Menos que 0,5g/100g alimento Gordura Proteína Sódio Variável Fonte: ANVISA,1998

Vamos comparar os rótulos... Fonte: Pão de Açúcar Portanto: Valor calórico quase igual. O chocolate diet tem mais gordura (total, saturada) Se você pode ingerir de tudo, não há necessidade de comer alimentos diet!

E quanto aos Light’s, o que são? São alimentos que tiveram uma redução de no mínimo 25% de algum nutriente ou calorias quando comparado ao alimento convencional. No rótulo deve haver a comparação com o alimento convencional. Não há retirada total de nutriente Não há redução completa de calorias. IMPORTANTE: Indicar sempre se a alegação é sobre o valor calórico ou de algum nutriente. Se o alimento for light por redução de algum nutriente que não seja de rotulagem obrigatória (Ex: Lactose), esta deve aparecer na tabela nutricional Fonte: Pão de Açúcar

Vamos comparar os rótulos... Light em calorias Light em gorduras Fonte: Pão de Açúcar Fonte: Pão de Açúcar Light em sódio Para ser Light em calorias: <0,75 x 58 = 43,5 Para ser Light em gorduras: <0,75 x 5,6= 4,2 Para ser light em sódio: <0,75 x 216= 162

Então posso comer alimentos light à vontade? Por se tratar de um produto muitas vezes com teor reduzido de calorias, as pessoas pensam que o alimento pode ser consumido em grandes quantidades. Pensar: Se houver consumo em quantidade que compense a diferença calórica entre o normal e o light não haverá vantagem nenhuma em se deliciar com o light. PORTANTO, MODERAÇÃO!

Adoçantes

O que são os adoçantes? Os adoçantes são substâncias alimentares que reproduzem o efeito do açúcar no paladar com redução de energia e não contém açúcar livre. Originalmente foram criados para os diabéticos pois não contém açúcar livre. Os adoçantes podem ser: Naturais: stévia, manitol, sorbitol, sacarose, frutose Artificiais (sintéticos): aspartame, sacarina sódica, ciclamato de sódio, sucralose, acessulfame K Pó Líquidos

Vamos comparar...

Colher maior = colher de sopa Colher menor = colher de chá Colher peq. s/ cabo = ½ colher de chá

O ciclamato e a sacarina... Mais baratos Contém sódio na fórmula cuidado: hipertensos Proibidos nos EUA e Canadá Ciclamato (24mg), acessulfame K (15mg) e aspartame (12mg) Aspartame (24mg) e acessulfame K (16mg)

Dicas importantes... Utilize adoçantes com moderação. Lembre-se, apenas algumas gotas já produzem efeito doce! Não use o aspartame para cozinhar. Procure os adoçantes que possam ir ao fogo Grávidas e mulheres que estão amamentando devem evitar o uso de adoçantes sintéticos Procure variar os tipos de adoçantes (rodízio). Acostume-se a ler os rótulos dos produtos na hora de fazer escolhas Evitar ingerir excesso de produtos diets prontos (gelatina, pudins, balas, etc), pois são concentrados em adoçantes. Escolher apenas um tipo desses por dia. Prefira frutas ou doces contendo pouco açúcar.

Obrigada!!! projetosaude2009@yahoo.com.br