Curso Presencial SAEMS 2014 1. 2 O SAEMS Saems 2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Compreendendo os resultados do SAERJ/2011
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Pedagogia da pesquisa-ação
Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
-Apropriação do Relatório Pedagógico
LÍNGUA PORTUGUESA.
Apropriação de Resultados
Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Avaliação educacional em larga escala
Apropriação de resultados SADEAM 2012
O sucesso do trabalho pedagógico
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Juliana Frizzoni Candian Coordenação de Análise e Publicações
Oficina Divulgação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Avaliação Educacional Externa
Oficina de Apropriação de Resultados
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Oficina de Apropriação de Resultados – Saethe 2014
Oficina de Apropriação dos Resultados do SAERJ Língua Portuguesa
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados – Sispae 2013
Oficina de Apropriação de Resultados – Saethe 2014
Guia de apropriação de resultados Saepe 2012
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAERS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAERS para.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Avaliação educacional em larga escala
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Atividade complementar 04 e 05
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Coordenadores
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Professores
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Professores
PROVA SALVADOR 2014 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Gestores PROVA SALVADOR 2014.
Curso Presencial SAEMS O SAEMS Saems 2014.
Oficina de Apropriação de Resultados Simare 2014 Geografia.
Oficina de Apropriação de Resultados
3º Momento Resultados Simare 2014
1ª Formação de Professores Coordenadores
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
Avaliação do Desempenho Escolar
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Devolutiva dos resultados
Oficina de Divulgação de Resultados
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
O papel pedagógico do órgão gestor
O QUE PODEMOS ENTENDER A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS DO IDEB? Londrina, 28 / 04 / 2014 Kátia Andrade Inez Silva Mestranda em Educação – UEL 1.
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
Cronograma TURNO/DIA 18/05/16 – quinta-feira 19/05/16 – sexta-feira 8h
Oficina de Apropriação de Resultados
Transcrição da apresentação:

Curso Presencial SAEMS

2 O SAEMS Saems 2014

3 O desenho da Avaliação do SAEMS Transversal Censitária Aplicado ao final do 2º semestre Saems 2014

4 O desenho da Avaliação do SAEMS Edição3º EF5º EF9º EF 1º EM 1ª fase EJA 3º EM LP (leitura) Matemática LP (leitura) Matemática - LP (leitura) Matemática LP (leitura) Matemática LP (leitura) Matemática - LP (leitura) Matemática 2008 LP (leitura) LP (escrita) Matemática LP (leitura) LP (escrita) Matemática -- LP (leitura) LP (escrita) Matemática - Saems 2014

5 O desenho da Avaliação do SAEMS Parceria CAED Edição2º EF 3º EF 4º EF 5º EF 8º EF1º EM 1ª fase EJA 2º EM3º EM (4º) 2011 LP (leitura) LP (escrita) Matemática LP (leitura) LP (escrita) Matemática LP (leitura) LP (escrita) Matemática LP (leitura) LP (escrita) Matemática LP (leitura) PT Matemática LP (leitura) PT Matemática LP (leitura) PT Matemática LP (leitura) PT Matemática LP (leitura) PT Matemática LP (leitura) PT Matemática LP (leitura) Matemática Saems 2014

6 MOMENTOS DE FORMAÇÃO Saems 2014

7 Momentos de formação 1º momento: Estudo de caso: problema; 2º momento: Estudo de caso: contexto; Resultados; 3º momento: Estudo de caso: solução; 4º momento: Apresentações do estudo de caso;

1º Momento Estudo de caso: Delimitação do Problema 8 Saems 2014

9 Pesquisa Observe os resultados da pesquisa realizada pelo CAEd com educadores. Saems 2014

10 Questões da Pesquisa 1. Qual o seu cargo atual na rede estadual de ensino? 2. Quais implicações as avaliações externa em larga escala têm provocado no trabalho realizado pelo GESTOR da escola? 3. E no trabalho da EQUIPE PEDAGÓGICA, as avaliações externas em larga escala têm provocado alguma mudança? Apresente suas considerações. 4. O PROFESSOR tem feito uso desses resultados na prática pedagógica? Qual(is)/como seria(m) esse(s) uso(s)? Saems 2014

11 Delimitação do Problema Tabulação dos dados: alocar os participantes em um dos quatro grupos: 1.Conhece o sistema e utiliza os resultados; 2.Não conhece muito bem o sistema, mas utiliza os resultados; 3.Conhece o sistema, mas não utiliza os resultados; 4.Não conhece o sistema e não utiliza os resultados. Saems 2014

2º Momento Parte 1 Contextualizando o problema 12 Saems 2014

13 Discussão Ao utilizar os resultados da avaliação, o que seriam usos apropriados e inapropriado desses dados? Saems 2014

14 Contextualizando o Problema Considerando o grupo de professores/gestores que utilizam os resultados (grupos 1 e 2), como seriam esses usos? Organização dos dados. Alocar os participantes, de acordo com a divisão dos grupos anteriores (1 e 2), em dois novos grupos: (1b) uso de resultados do modo que eles consideram ser expressivo; (2b) uso de resultados do modo que eles consideram ser inapropriado Saems 2014

15 Contextualizando o Problema Com base nos professores que usam os resultados de modo inapropriado: – descrever as principais causas; – motivos e; – situações. É importante que os participantes descrevam o contexto escolar, com detalhes sobre o cotidiano da escola e seus atores (professores, alunos, comunidade,...) * Caso o grupo não tenha exemplo de uso de resultados, eles podem apenas descrever o contexto de uma ou mais escolas (de preferência para cada escola em que estão envolvidos) Saems 2014

2º Momento Parte 2 Estudo dos resultados 16 Saems 2014

17 Resultados TRI Dados: – Proficiência média; – Participação; – Distribuição por padrão de desempenho; – Distribuição por níveis Saems 2014 Como os dados estão disponibilizados na revista pedagógica e no site?

18 Resultados SAEMS - TRI Saems 2014

19 Resultados SAEMS - TRI Saems 2014

20 Resultados Construção da tabela de resultados Saems 2014

21 Saems 2014

22 Resultados TCT Dados: – Percentual de acerto por descritor; – Nos dados por turma temos: Categoria de desempenho; Proficiência; Padrão de desempenho. Saems 2014 Como os dados estão disponibilizados no site?

23 Resultados TCT - Escola Saems 2014 Exemplo

24 Resultados do projeto Matemática - TCT Saems 2014

25 Resultados Construção da tabela de resultados Saems 2014

3º Momento Estudo de caso: solução 26 Saems 2014

27 Elaboração de uma intervenção na escola apresentar uma proposta de trabalho - um plano de intervenção - com propostas de boas práticas em sala de aula: a) modelo para os gestores (direção e coordenação); ou b) modelo de prática pedagógica (professor); * esta proposta pode ser feita com base nos professores que fazem o bom uso dos resultados [1b] e nos resultados da escola. Saems 2014

28 Questões de orientação: Quem somos? – Onde estamos localizados? Quem são os nossos gestores, professores e alunos? Como estamos? – Quais são os nossos resultados nas avaliações interna e externa? Onde queremos chegar? – Quais são os nossos objetivos para melhoria da qualidade da educação? Como atingir os objetivos?/O que fazer? – Quais ações devem ser realizadas/como serão feitas? Saems 2014

29 Elaboração de uma intervenção na escola Material de consulta: – exemplo de resultado para exemplificar o contexto (presente na revista); – revistas do SAEMS para pesquisar conceitos básicos sobre avaliação (retomando matriz, teste, escala, padrões, questionários e fatores contextuais...); – tabelas de leitura de resultados; – roteiro de interpretação de resultados. Saems 2014

4º Momento Apresentação dos estudos de caso 30 Saems 2014

31 Apresentação dos estudos de caso Possibilidades para cada contexto e uso dos dados da avaliação para melhoria do trabalho em sala de aula: – Competências e Habilidades em sala de aula; – Fatores contextuais. Saems 2014