2010. Nativo Digital versus Imigrante Digital Nascimento com a tecnologia digital Crescimento em mundo digital Tecnologia molda as actividades Recebe.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
as Humanidades e C. Sociais
Advertisements

O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Patrícia da Silva Campelo Costa, Eliseo Berni Reategui
FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDU03041 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
POR CAMILA PIZOEIRO DE MEDEIROS Rio de Janeiro 2011
Gestão de conhecimento em organizações portuguesas
Curso: CONSULTORIA EMPRESARIAL
Tipologia proposta por Wesley Fryer
Aprender ao Longo da Vida
A Educação Mediada pela Tecnologia
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Imigrantes e Nativos Digitais Homo Zappiens Algumas contribuições...
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
DOS 123 (CENTO E VINTE E TRES) ESTABELECIMENTOS ESTADUAIS DE ENSINO, 24 (VINTE E QUATRO) ENVIARAM RESPOSTA AO OFICIO 428/2007, DE 22/08/2007.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Formação profissional e EAD
Sistema de Formação e Certificação em Competências TIC
TEACCH Treatment and Education of Autistic Children and Related Communication Handicapps (Tratamento e Educação de Crianças com autismo e patologias da.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Nativos digitais – A identidade social e os media
Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Plano Plano de Pesquisa.
MESTRADO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Generalidades sobre e-learning
8 de Novembro de 2010 Teoria Sócio-Construtivista de Vigotsky no Contexto de Ensino (questões) Trabalho Realizado por: Ricardo Baptista; Ricardo Alves;
Conceitos e Gerações de EAD
Software Educativo Discente: Neuton Gomes da Silva Professora:
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
Mestrado em Estudos de Linguagens Disciplina: Ambientes sociotécnicos para ensino/aprendizagem de línguas Edson de Freitas Pinto Sérgio José Batista.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais-CEFET-MG
Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva
Media Digitais e Socialização
Web 2.0 Instituição: Escola Superior de Educação Curso: Promoção Artística e Património UC: Tecnologias de Informação e Comunicação Docente: Vânia Janela.
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Univ. Aberta MCEM 2009 Media Digitais e Socialização Professoras Lúcia Amante e Mª João Silva PERFIL DO ESTUDANTE DIGITAL Josete Zimmer, Marco Vezzanni,
VÁRIAS PERSPECTIVAS As gerações de Ensino a Distância Alda Pereira – Universidade Aberta.
1 Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia Escola Superior de Educação de Santarém Marília Serrano de Matos.
E-BOOKS O FUTURO JÁ É PRESENTE!! Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia.
III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos Uma imagem vale mais que mil livros? António Sá Santos Barcelos Maio
Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual
Bruno Ferreira Wiki. O que é? É um website que permite que um grupo crie e edite os seus conteúdos. Não são necessários conhecimentos avançados.
As ferramentas da rede Orkut em aulas virtuais para o ensino de inglês como LE Helen de Oliveira Faria Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade.
Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia Media Digitais e Socialização Universidade Aberta Abril 2011 Este trabalho fez-se a pensar no “alvo” – os.
Redes, redes, redes... Empresas e Redes sociais. Redes, redes, redes...? Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, e REDES
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Na perspectiva da usabilidade de que forma pode ser usado? Acad. Alan Ricardo Costa Profª. Ms. Vanessa Ribas Fialho.
EAD Profa Erci Ribeiro Moura Tecnologia Educacional.
OS PAPEIS EM EAD - Docência -
Educação contemporânea
Plataforma Moodle o quê e para quê Madalena Pinto dos Santos Centro de Competência FCUL 28 de Outubro 2009
A cartografia tátil no ensino de geografia: Teoria e prática
Novo programa Língua Portuguesa
BiTE – Funchal, 29 Nov José Lagarto. poder posso, mas não é a mesma coisa !!!
MÍDIAS EXPERIÊNCIA PESSOAL E PROFISSIONAL. Minha infância foi basicamente com as mídias de massa: televisão, rádio, jornal e revistas impressas. Na adolescência,
Safer Internet PT - Mid-term review Grant agreement SIP–2008-CN Safer Internet PT - Mid-term review Grant agreement SIP–2008-CN QUALIFICA.
UT AUSTIN | PORTUGAL PROGRAMA DOUTORAL EM MEDIA DIGITAIS Por: António Maneira 1 Fórum de Projectos de Investigação em Educação 2011/12.
Joaninha Rodrigo Abrantes Darwinismo digital É a evolução do comportamento quando a sociedade e a tecnologia se desenvolvem mais depressa do.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Metodologias e instrumentos de avaliação online
As Perspectivas do Mercado de Trabalho para o Professor de Língua Inglesa Cecília Hartt.
IPS – Escola s Superior de Educação Discente: Luís Varela Docente: Marli Almeida Curso: 1º ano Comunicação Social.
Conceção de Cursos para Ambiente Online workshop.
Quando a criança entra para a escola ou vai mudar de escola tem à sua espera um mundo novo e apaixonante, que terá de descobrir. Esta descoberta passa,
Grupo 4.  Paradigma da tecnologia de informação como uma rede de múltiplos acessos, flexível e complexa.  A tecnologia é um mediador para os processos.
Tendências, desafios, estratégias e futuro Pedro Lourtie Jornadas Pedagógicas do Técnico Ensino e 16 de março de 2016.
Transcrição da apresentação:

2010

Nativo Digital versus Imigrante Digital Nascimento com a tecnologia digital Crescimento em mundo digital Tecnologia molda as actividades Recebe informação rápida Preferência por informação gráfica Habituado a processos paralelos e rápidos, multifunções Aprendizagem com trabalho lúdico Aprendizagem pela experiência Aspectos pessoais em blog,página pessoal Leituras digitais Receio de ter os contactos desactualizados na agenda digital Ferramentas digitais para sociabilização Música por downloads,P2P Internet é a principal fonte de pesquisa Encaram a tecnologia como estratégia natural de desenvolvimento Viu nascer a tecnologia digital Crescimento em mundo analógico Actividades dependem da tecnologia Aguarda a chegada da informação Preferência por informação textual Habituado a processos sequenciais emais lentos, mais estanques Aprendizagem com trabalho intelectual Aprendizagem pela teoria,pelos manuais Aspectos pessoais em suporte papel:diários,albuns,agenda Leitura em formato papel (impressa) Receio de perder os contactos na agenda digital Ferramentas digitais para instrução Música em CD Livros mais fidedignos para pesquisa e internet é a segunda opção Adaptam-se às tecnologias como estratégia de sobrevivência nativo imigrante

Perfil do Nativo Digital Actividades tecnológicas, desde que nasceu; Tecnologia: usufruir e explorar exaustivamente, sempre ludicamente; Informação acessível a todos e gratuita, digitalmente; Tudo se partilha, digitalmente; Criatividade e gadjets; Sociabilização em muitas comunidades; Uso de várias aplicações digitais simultaneamente; Tecnologia é extensão da personalidade; Desconhecimento de palavras como ‘discar número de telefone’

Formas de comunicação do Nativo Digital Partilhar Comprar Pesquisar NamorarEtc…

Plataformas de comunicação do Nativo Digital Escrita Etc…

Plataformas de comunicação do Nativo Digital Visual Etc…

Comportamentos face a metodologias de aprendizagem Aprender é obrigação Linguagem formal Aprendizagem por teoria Conhecimento transmitido presencialmente (assente na teoria) Incute trabalho em grupo presencial Aplicações digitais como óptimas ferramentas intelectuais de partilha professoraluno Aprender é lúdico Linguagem com muita gíria, estrangeirismo e termos adaptados de tecnologia Aprendizagem por praticabilidade Conhecimento adquirido à distância (mesmo em redes sociais, partilha de experiências) Prefere a interacção grupal digital Aplicações digitais como meio de sociabilização Os Nativos Digitais dispõem hoje de ferramentas que lhes permitem ir além dos adultos se estiverem motivados, o que não sucede com a generalidade das tarefas escolares. Entretanto toda a Escola foi desenhada e funciona na linguagem dos Imigrantes Digitais que persistem em ensinar como aprenderam.

bibliografia Prensky, M. (2004) The Emerging Online Life of the Digital Native: What they do differently because of technology and how they do it Prensky, M. (2001) Digital natives, digital immigrants. In On The Horizon (Vol9, nº 5). NCB University Press.