20 -40 anos inserção social independência, criatividade e responsabilidade. capacidade física – força muscular, impulsos, agudez sensorial e rendimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS NO ESPÍRITO SANTO
FORMAÇÃO DA AUTO-IDENTIDADE.
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
ERIK ERIKSON Dados biográficos: Erik Erikson nasceu na Alemanha, em 1902; morreu em Uniu-se ao grupo de Freud em 1927; Psiquiatra infantil, emigrou.
Informática na Educação
Avaliação de Projetos Sociais Reynaldo Fernandes Universidade de São Paulo – USP.
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
Desenvolver Por uma Nova Escola.
A produção do fracasso escolar
Programa de Educação em Empreendedorismo.
As Desigualdades na Escolarização no Brasil
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Diferentes Posturas Curriculares
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
EMPREGO DOCENTE - FORUM FENPROF, LISBOA 30 de JANEIRO DE 2008 Perspectivas de mudança (desejável) nas escolas Manuela Esteves Professora, Faculdade de.
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
GRUPOS AGÊNCIAS DE FOMENTOS Conquistas: Processo histórico de maior participação dos trabalhadores (as); Aumento de parcerias com o poder público; Ampliação.
Prevenção da violência entre os adolescentes
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA. Juçara Karla Becker
Conferência Municipal de Educação
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Inclusão que bicho é esse?
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
TEORIA DO ESTABELECIMENTO DA IDENTIDADE DO EGO - Erikson
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
PNEM/2014 CADERNO 2 O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
Psicologia do Desenvolvimento Humano I
Como é ser um gladiador... 1 de agosto de de agosto de de agosto de de agosto de de agosto de :15 22:15.
Medidas Ativas de Emprego
Dados atualizados sobre Gravidez na Adolescência
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Pesquisa de Satisfação Agentes de atendimento Fevereiro
As fases de Ericson relativas a etapa adulta
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.
Autonomia e Independência
TEORIA DO ESTABELECIMENTO DA IDENTIDADE DO EGO - Erikson ADOLESCÊNCIA ADOLESCÊNCIA.
O gargalo e as alternativas para o Ensino Médio Simon Schwartzman Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade
Desafios da adolescência
VALE SONHAR.
Desenvolvimento Psicossocial Erik Erikson
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
A escola: reprodução da sociedade de classe
Sociabilidade, Trabalho e loucura Edith Seligmann Silva, 1999 Espaço laboral e Cotidiano familiar: Há um ecoar de um em outro. UNIBAN - Curso Psicologia.
O desenvolvimento do adulto
IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO SINTESE ARACAJU O Papel dos Profissionais do Magistério frente as atuais políticas públicas de educação Prof. Dr.
Prática na Sala de Recursos Multifuncionais.
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Termo de Terminalidade
O Brasil que queremos e o Ensino Superior: Desafios e Oportunidades. Isaac Roitman Núcleo de Estudos do Futuro / UnB Comissão Senado do Futuro 28 de novembro.
5 Ótimos Motivos Para Fazer um Curso Superior POR QUE VALE A PENA OBTER UM DIPLOMA UNIVERSITÁRIO? PreparacaoEnem.com.br 1.
Matriz de avaliação processual
Primeiro capitulo – Gerações Crianças (geração dos computadores)  ---  Adultos (destruidores de lares ) Tecnologias - "Fluência Tecnológica" (o conhecimento.
Transcrição da apresentação:

anos inserção social independência, criatividade e responsabilidade. capacidade física – força muscular, impulsos, agudez sensorial e rendimento cardíaco experiências e práticas sociais estilo de vida reprodução trabalho não mudanças cognitivas importantes importantes mudanças nas interações sociais formar relacionamentos íntimos - Fase da intimidade

Fase da intimidade Erlkson. Qualidades do ego a ser desenvolvidasIdade aproximada Confiança básica vs. desconfiança básica 0-1 Autonomia vs. vergonha, dúvida 2-3 Iniciativa vs. culpa 4-5 Produtividade vs. inferioridade 6-12 Identidade vs. confusão de papéis INTIMIDADE VS. ISOLAMENTO GERATIVIDADE VS. ESTAGNAÇÃO INTEGRIDADE DO EGO VS. DESESPERO 41-MAIS

JOVENS DE 15 A 24 ANOS 50% dos jovens de 15 a 20 anos são pobres ou extremamente pobres mais de 200 milhões vivem com menos de um dólar por dia 88 milhões não têm emprego (Relatório Mundial sobre a Juventude de 2005, elaborado pela ONU) Aproximadamente três quartos dos jovens de renda mais baixa ingressam no mercado de trabalho antes dos 15 anos, com média salarial inferior à do conjunto dos trabalhadores. Entre as camadas mais pobres:- 23% dos jovens conseguem trabalhar e estudar-17,1% não trabalham nem estudam (26% para meninas) ( LEÃO, 2006)

PROJETOS PARA O FUTURO E ESCOLA Dificuldades para a elaboração ampliação das chances no mercado de trabalho valorização da escola pela família Motivação - forma como cada um elabora sua experiência de crescer em meio à desigualdade social e do significado que a educação irá adquirir em sua vida. Estão na escola, mas não se inserem completamente na vida escolar.

A ESCOLA -contradição entre sucesso em situações da vida cotidiana e dificuldades apresentadas na aprendizagem escola e vida :experiências da desigualdade diante do trabalho, do consumo, do lazer, dos direitos etc. -história dos pais e mães dos jovens - escolarização precária e repleta de dificuldades. -jovens têm acesso a um nível educacional bem superior ao de seus pais -valor atribuído à educação - riscos e benefícios -possibilidade de fazer um curso superior e outros com cursos profissionais distanciamento e o sentimento de que investir na escola não vale a pena (o sofrimento, o esforço, a abnegação).

SENTIDO DA ESCOLA socialização/ não identificação com os outros colegas da sala (mais novos) relação pragmática falta de sentido da escola ( utilidade freqüência e certificado) possibilidade mercado de trabalho divididos ( experiência imediata e promessas de futuro melhor) educação pode ter importância "menor" na ordem de prioridades conflito entre o discurso social sobre o valor da educação veiculado e a experiência cotidiana de uma escolarização culpa pelo fracasso escolar - vergonha e incapacidade acesso a um ensino de segunda categoria. sentimento de que a escola pública não tem normas, de que não ha autoridade imagem da desvalorização da escola pública desânimo - atitude ambígua dos jovens cansaço advindo do trabalho (verdadeiros motivos para a evasão estavam muito mais relacionados ao sentimento de estudar em uma escola desvalorizada). Tédio se manifesta de diversas formas: falta de interesse, indisciplina, fugas administrar a vida escolar entre o tédio e a tensão ou abandonar a escola cursos supletivos privados - alternativa de escolarização preferida

SENTIMENTO DE FALÊNCIA DO PAPEL DA ESCOLA COMO AGÊNCIA CAPAZ DE PROMOVER A MOBILIDADE SOCIAL DAS NOVAS GERAÇÕES. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM TORNO DA JUVENTUDE POBRE imagem de que os jovens não gostam de estudar, odeiam seus professores e são uma constante ameaça aos colegas e profissionais da escola.

LEÂO, G. M. P. Leão Experiências da desigualdade: os sentidos da escolarização elaborados por jovens pobres Educ. Pesqui. v.32 n.1 São Paulo jan./abr VILELA, W.V.; DORETO, D. T.Doreto Sobre a experiência sexual dos jovens Cad. Saúde Pública v.22 n.11 Rio de Janeiro nov FANTINATO, M. C.de C. B.Construção de saberes matemáticos entre jovens e adultos do Morro de São Carlos* Rev. Bras. Educ. n.27 Rio de Janeiro set./dez. 2004*