Tem por objetivo acompanhar a aprendizagem e o desenvolvimento dos educandos, suas inteligências, habilidades e competências.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou.
Advertisements

OBJETIVO GERAL DAS SÉRIES INICIAIS
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Mobilizando o operatório
INTERDISCIPLINARIDADE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Teoria das Inteligências Múltiplas
EDUCAÇÃO MOTORA E SUAS INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
Inteligências Múltiplas
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
Informática na Educação
Educação Ambiental - GPEEA
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL
O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação.
O ATO DE AVALIAR NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA.
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
MATEMÁTICA Análise das Questões.
Inteligências Múltiplas
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Inteligências Múltiplas
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
Proposta Curricular do Estado de São Paulo

União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia – Docência, Gestão e Tecnologia Educacional Discente : Lucíola Alves Junho / 2008.
Metodologia do Ensino de Arte
Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Letícia Maria de Freitas Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
A Importância da musicalização
II Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PROJETO APRENDENDO A APRENDER
Reunião de Pais 2º ano Ano lectivo 2009/2010.
Informática na Educação
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA OS INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO SERÃO: 1)Freqüência, assiduidade e participação nas atividades discentes. 2)Relatório.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
“Enquanto a escola não incorporar às suas atividades diárias as conclusões que a psicologia, e, em especial, a da aprendizagem, tem como certas, como.
Trabalhar a comanda da atividade com a sala, estipulando para o aluno com dificuldade o espaço a ser representado na paisagem.
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Edilaine Aparecida Dairell Davi Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira Agosto.
Por que o jornal na escola?
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Aprendizagem: Um olhar em movimento
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
Abertura do evento contou com a presença
Educação Artística no contexto do 1ºciclo do Ensino Básico As Artes têm um papel preponderante no desenvolvimento integral dos alunos. Contribuem para.
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
IM Fátima Weber Rosas, Letícia Rocha Machado, Rissem Hwas, Terezinha Torres e Dra. Patricia Alejandra Behar/UFRGS-NUTED UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.
Transcrição da apresentação:

Tem por objetivo acompanhar a aprendizagem e o desenvolvimento dos educandos, suas inteligências, habilidades e competências.

Conhecer é acumular conceitos? Há necessidade de desenvolver habilidades e competências?

Quanto mais esquemas mentais a criança constrói, mais condições ela tem de se relacionar em grupo e resolver problemas.

InteligênciaCapacidadeHabilidade Espacial Perceber formas e objetos, imaginar movimentos Localizar-se no espaço e tempo, comparar, observar, deduzir, relatar,... Físico-sinestésica Usar o corpo para resolver problemas ou fabricar produtos Demonstrar, interagir, interpretar, classificar. Interpessoal Sensibilidade ao lidar com outras pessoas. Interagir, perceber, autoconhecer-se. Intrapessoal Autoestima, automotivação.Interagir, perceber, autoconhecer-se. Linguística Ordenar palavras e dar sentido às descrições. Descrever, narrar, avaliar, concluir, observar, comparar... Lógico-matemática Facilidade para o cálculo, problemas, charadas, senhas, xadrez (jogos) Enumerar, seriar, deduzir, medir, provar, relacionar, ordenar, sequenciar. Musical Identificar sons diferentes, reconhecer sons naturais, melodia, ritmo, timbre... Observar, identificar, relatar, reproduzir, combinar... Naturalista Observar o meio ambiente, suas semelhanças e diferenças; diferenciar espécies de fauna e flora Relatar, demonstrar, selecionar, diferenciar, levantar hipóteses, classificar, revisar. Pictórica Expressar-se por traço, desenho, caricatura... Relatar, demonstrar, selecionar, diferenciar, levantar hipóteses, classificar, revisar.

Instrumentos de Avaliação Toda atividade desenvolvida na escola. 1 – Levantar critérios de construção e as formas de apresentação, incluindo os projetos.

Sugestões de Instrumentos/formas de apresentações Jogral, rádio informativa, teatro, mímica, performance, exposição oral, oficina, debate, sarau, fantoche, dança, desfile, expressão musical…

Sugestões de Instrumentos operacionais/atividades de construção Produção de texto; confecção de cenários, figurinos; análise de músicas e textos, entrevistas, pesquisas em livros e internet; preparo de mensagens; colagens…

Registros e avaliação Ficha de sugestão dos pedagogos Portfólio Caderno de registros Obs.: é importante guardar atividades feitas em folhas e testes avaliativos, para serem entregues aos pais no final do bimestre.

Recuperação Paralela O ideal é que seja feita da seguinte forma: Imediatamente após o aluno ter perdido média em algum teste avaliativo.