PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Formação em ação Segundo Semestre..
ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Formadora: Andréia Sol
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Integrando diferentes áreas de conhecimento
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
Plano de Trabalho Docente
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA “A HETEROGENEIDADE.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: ALFABETIZAÇÃO NO CICLO INICIAL
HETEROGENEIDADE “Diferentes percursos, direitos iguais”
Rotina na Alfabetização:
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
Gestão da Educação Infantil
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
HETEROGENEIDADE “Diferentes percursos, Direitos iguais”
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
Gerenciamento de Sala de Aula
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
EDUCAÇÃO DO CAMPO.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Ano 2 Unidade 1.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
ALFABETIZAÇÃO E METODOLOGIA Telma Ferraz Leal –
Fundamental- Ciclos/ Ciclo da alfabetização
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Didática da alfabetização
Monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
Por que o jornal na escola?
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Abrir o Apetite Poético
Projetos e Sequências Didáticas
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Transcrição da apresentação:

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EDUCAÇÃO DO CAMPO 4ª FORMAÇÃO 12 A 14 de NOVEMBRO de 2013

Educação do Campo

PROPOSTA DE ATIVIDADES Exibição do vídeo – Contrastes na Educação Urbana x Rural no Brasil (10 min.) Apresentação dos objetivos dos cadernos 07 e 08

Caderno 07 – Alfabetização para o Campo: Respeito aos diferentes percursos de vida Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento, considerando o fenômeno da heterogeneidade como intríseco aos processos educativos. Criar um ambiente alfabetizador, que favoreça a aprendizagem, considerando a heterogeneidade de conhecimentos dos aprendizes no processo de alfabetização e as especificidades da escola no campo. Compreender a importância de organizar diferentes agrupamentos em sala de aula, considerando a hetrogeneidade de aprendizagens, e adequando os modos de organização da turma aos objetivos pretendidos e ás especificidades da escola no campo.

Construir, coletivamente, o que se espera em relação aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento no ciclo de alfabetização, considerando os diferentes níveis de conhecimento dos alunos e as especificidades da escola no campo Compreender a importância da avaliação no ciclo de alfabetização, refletindo sobre a função do diagnóstico no acompanhamento das aprendizagens realizadas pelos alunos e na (re) organização do ensino a eles proposto Planejar projetos didáticos para turmas de alfabetização, considerando as especificidades da escola no campo, de forma a contemplar crianças que tenham diferentes conhecimentos sobre a escrita.

Caderno 07 – Alfabetização para o Campo: Respeito aos diferentes percursos de vida GRUPO 7 Fazer a leitura do texto 01 - Heterogeneidade e direitos de aprendizagem na alfabetização: a valorização das singularidades identitárias dos povos do campo. (pág. 08 a 16)

Caderno 08 – Organizando a ação didática em escolas do Campo Planejar o ensino na alfabetização. Compreender a importância da avaliação no ciclo de alfabetização, analisando e construindo instrumentos de avaliação e de registros de aprendizagem. Aprofundar a compreensão sobre o currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental e sobre os direitos de aprendizagem e desenvolvimento nas difrentes áreas de conhecimento.

Caderno 08 – Organizando a ação didática em escolas do Campo Texto 02 – Ciclo de Alfabetização na educação do campo: reflexões sobre os processos de avaliação e a progressão escolar. (pág. 08 a 19)

Em grupo elaborem uma notícia/nota para o Jornal do PACTO : Explore o que foi lido nos textos das unidades 07 e 08. O que foi trabalhado nos momentos de formação com o grupo de OE’s e com as professoras alfabetizadoras, as aprendizagens construídas, os trabalhos realizados, os cadernos, os vídeos, as músicas, imagens e poemas utilizados por nós.  

BOM FINAL DE ANO E BOAS FESTAS!!!