Aspectos Relacionados Comercialização na Atividade Cafeeira
O que é Comercialização? Comercialização é o “processo social através do qual a estrutura de demanda de bens e serviços econômicos é antecipada ou ampliada e satisfeita através da concepção, promoção, intercâmbio e distribuição física de tais bens e serviços”
Comercialização Comumente se apontam a oferta dos produtores e a demanda dos Consumidores como sendo os determinantes do preço de mercado; Produtor Consumidor Intermediários
Cafeicultores Tradings
O que o cafeicultor pode fazer neste processo ?
Onde pode Atuar: Custos de produção; Produtividades e produção; Qualidade do produto; Sustentabilidade do sistema produtivo; Utilização das ferramentas de negociação
Por que custos é importante?
R$ 280,00 é Bom?R$ 350,00 é bom? R$ 500,00 é bom?
O que tem a ver produção? Quanto maior a produção maior Diluição Custos Fixos – Equilíbrio
Qualidade do Produto
Dicas de Qualidade: Colheita: Início colheita máximo 20 % de verdes; Derrice no pano e levante o café sempre no mesmo dia; Separe cafés de varrição; Não use sacos plásticos; Transporte o mais rápido possível.
Pós-colheita Separar café (lavagem); Esparramar café camadas mais finas possíveis (mexer mínimo 8 vezes por dias); usando secador (não usar fogo direto); Secador trabalhar com carga total; Acompanhar temperatura secador ( ≠ Cereja descascado, coco alto índice de verdes e com baixo).
Qualidade Chato grosso: peneiras 17, 18, 19 e 20. Chato médio: peneiras 15 e 16. Chato miúdo: peneiras 13 e 14. Moca graúdo: peneiras 12 e 13 Moca médio: peneiras 10 e 11. Moca miúdo: peneira 9.
Qualidade –Defeitos São considerados defeitos os grãos imperfeitos (chamados defeitos intrínsecos) – grãos pretos, ardidos, verdes, chochos, mal granados, quebrados e brocados Impurezas (defeitos extrínsecos) – tais como cascas, paus, pedras, cafés em coco ou marinheiros encontrados na amostra. A cada um desses grãos imperfeitos ou impurezas corresponde uma medida de equivalência de defeitos, que rege a classificação por tipo.
Qualidade – Bebida
Produtos Diferenciados
Ferramentas de Comercialização O ideal é trabalhar com todas as alternativas, ou com mais alternativas possíveis: Mecanismos governamentais (Opções, Pepro e etc); Mercado físico à vista; Mercado Futuro:
Mercado a Termo CPR (S); Operações de trocas por insumos; Fixação com exportadores.
Mercados futuros (Hedge contra BM&F e NY) - “garante preço para o começo da safra, dando fôlego para o restante da temporada”; Ferramentas de Comercialização:
Comercialização Comercialização é dinâmica. –Não se prender a um referencial de preço; –Não se prender a uma data fixa (mês) –Exige monitoramento constante. Observar os ciclos de oferta e preços –Bienualidade –Sazonalidade –Plurianualidade
A APOSTA NA ENTRESSAFRA DEVE SER PROPORCIONAL : –nível de compromissos –custo para segurar esse café –perfil de risco Comercialização
Dados biênio 2007/2009 –IGP-DI Junho de 2010
Fonte: CPDEducampo. Comercialização