LOGÍSTICA EMPRESARIAL

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Transcrição da apresentação:

LOGÍSTICA EMPRESARIAL

A herança militar Foi através da organização militar utilizada nas guerras que conceituou-se os princípios da Logística Empresarial. Cada etapa possui sua devida importância e, se a mesma haverem falhas, o processo é prejudicado. Napoleão Bonaparte perdeu para a Rússia porque seus soldados pereceram no frio da Sibéria.

Logística “Processo de elaboração, implementação e controle de um plano que serve para maximizar, da produção ao consumo, enfrentando custos, a eficiência e a eficácia do fluxo e da gestão das matérias-primas, semi-acabados, produtos acabados e informações; tudo isso conforme às exigências dos clientes”

A logística e o mercado Concor- rentes Compra- dores Substi- tutos Novos entrantes Compra- dores Substi- tutos Fornece- A logística e o mercado

A evolução do conceito Logística Economia agrária: estoques e transporte até o cliente; Meio militar (1950): estratégia de ataque, armas, soldados, suprimentos; Fordismo: produção em massa, com divisão de tarefas, delimitadas no planejamento; Toyotismo: verticalização do processo produtivo.

JIT – Just in time “Abordagem disciplinada para melhorar a produtividade e a qualidade total, através do respeito pelas pessoas e a eliminação das perdas” (MOURA, 1989). Baseado em três idéias: Integração e otimização Melhoria contínua (kaizen) Respostas as necessidades dos clientes

Just-in-sequence Abastecimento na sequência de necessidade de materiais. Esta operação se volta à sequência correta do suprimento em adição ao JIT, que é prover o cliente com a menor qde necessária no momento correto, evitando estoques.

Cross-docking “Através de docas”: tem por princípio transpor a carga rapidamente, eliminando o estoque, sempre que possível. Prática buscada cada vez mais pelas empresas, muitos produtos mantêm-se em trânsito nos caminhões, e os CDs trabalham caa vez mais com cargas fracionadas e redirecionadas (galpões relativamente pequenos).

Ferramentas JIT na fábrica Fornecedor Produção Cliente Reposição de estoques Nivelamento da produção Sistema de produção puxada!

O cliente Passou a considerar os benefícios advindos da sua decisão de compra: custos, serviços pós-venda, linhas de crédito, instalações do fornecedor, entrega, etc.

QUALIDADE melhor Vantagem Competitiva + rápido menor CUSTO ATENDIMENTO

Logística Integrada A logística passa a ser agente de integração e coordenação de todos os processos internos e externos, fator este determinante na obtenção de vantagem competitiva para as organizações.

Supply Chain Management Fornecedor Original Cliente Final Supply Chain Management C E F Sentido Montante LOGÍSTICA Sentido Jusante

Planejamento do sistema logístico Composição dos custos logísticos contempla: Transporte para abastecimento e distribuição; Movimentações nos depósitos e produção; Manutenção de estoques (capital parado); Administração dos pedidos de compras e clientes; Controles de inventários; Manutenção das informações.

Gestão de estoques Justifica-se pela necessidade de atendimento ao cliente nas quantidades certas, no momento necessário e nos locais designados. Possibilidade de reagir imediatamente às solicitações do cliente. Proteção contra aumentos de preços.

Cadeia de Suprimentos Clientes Fornecedores Armazenagem Produção CD’S Canais Distribuição Distribuição Física

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS COMPRAS PRODUÇÃO VENDA E DISTRIBUIÇÃO F C Fornecedores de segunda camada de primeira EMPRESA Clientes (atacadista) (varejista) de terceira (consumidor) . Logística de aquisição Logística de produção distribuição LOGÍSTICA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Fluxo de serviços Fluxo de informações Legenda:

Membros-chave da SCM Valor adicionado aos processos de negócios; Impactos do produto na composição de custos da cadeia; Impacto do produto nos custos do cliente final; Porte, posicionamento no mercado e poder de barganha; Impactos ambientais ou subprodutos que possam ocasionar custos adicionais para o processamento.

Logística empresarial Previsão de demanda Serviço ao cliente Fontes de suprimento Operações Distribuição Transporte Estoque Compras Manutenção de informações Programação de Suprimentos Transporte Estoque Processamento de pedidos Programação de produtos Controle de materiais Manutenção de informações

Planejamento Logístico Planejamento Estratégico Planejamento Tático Planejamento Operacional

Planejamento da demanda Influenciado pelo cliente, elemento essencial que balanceia o fluxo de informações de uma cadeia de suprimentos: Estoque, custos, nível de serviço. Quantidade que os clientes necessitam; diferente de planejamento de vendas (qde que a empresa quer vender).

Efeito chicote! A programação e aplicação de um erro ou incerteza da demanda ao longo de uma cadeia, no sentido dos consumidores finais aos fornecedores. Vital importância é prever adequadamente a demanda para planejar a cadeia de suprimentos.

Gestão dos fornecedores Custo de troca: é aquele que acontece eventualmente durante o processo; poderá ser maior ou menor de acordo com a importância do mesmo (monopólio). Operador Logístico: Prestador de serviços especializados nestes processos, cada vez mais presentes na composição das cadeias de suprimentos, deixando que seus clientes foquem em seus negócios, deixando a administração de materiais com eles

Avaliação de desempenho Índices de devoluções, assertividade da previsão de vendas, cumprimento de programas e prazos de entregas, custo unitário da produção e distribuição, número de reclamações, lead- time, pontualidade nas entregas, giro de estoque, etc.

Balanced Scorecard Propõe a medição do desempenho sob quatro perpectivas nos processos decisórios: Financeiro Cliente ou mercado Processos de negócios Aprendizagem e crescimento Vide tabela p. 66

Logística reversa Nos anos de 1990 consolidou-se a Gestão Ambiental como estratégia de negócios. Pensa da descartabilidade como um ponto de atenção. Esta preocupação incorpora as decisões de uma organização e sua longevidade no mercado.

Fluxo reverso de materiais Erros de expedição; Produtos consignados; Excesso de estoque; Produtos sazonais; Recall de produtos; Validade expirada; Produtos danificados no transporte.

O futuro da Logística O cenário de competitividade global obriga as empresas a potencializar seus produtos a favor do ganho sustentável para todos os membros de uma cadeia logística. A Inteligência Logística é o diferencial competitivo entre as cadeias de suprimentos, dada a tendência à igualdade nos custos e níveis de serviços praticados.