SEGMENTAÇÃO DE MERCADO TIPOS E CRITÉRIOS PARA SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Segmentação comportamental TIPOS DE SEGMENTAÇÃO Segmentação comportamental Divisão do mercado de acordo com o modo com que os consumidores agem e sentem-se em relação a, e usam uma categoria de produtos Kotler, 2005
SEGMENTAÇÃO COMPORTAMENTAL Benefício procurado Qualidade, economia, serviço, rapidez Taxa de uso Grande usuário, usuário médio, peq. Usuário Ocasiões de uso Ocasiões normais, ocasiões especiais Situação do usuário Não usuário, ex- usuário, usuário em potencial, usuário iniciante, usuário regular Nível de fidelidade Nenhuma, média, forte, absoluta
Segmentação psicográfica TIPOS DE SEGMENTAÇÃO Segmentação psicográfica Divisão do mercado de acordo com Os valores, interesses, opiniões, personalidade, Atitudes, emoções e estilos de vida dos Consumidores. Kotler, 2005
SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA Estilo de Vida Realizadores, sonhadores, lutadores Personalidade Compulsivos, autoritários, ambiciosos, extrovertidos, introvertidos Classe Social Operários, executivos, empresários, intelectuais, profissionais liberais
Segmentação demográfica TIPOS DE SEGMENTAÇÃO Segmentação demográfica Divisão do mercado de acordo com com as características demográficas dos consumidores Kotler, 2005
SEGMENTAÇÃO DEMOGRÁFICA Sexo ou gênero Masculino, Feminino Idade Bebê, Pré-escolar, escolar, adolescente, jovem, adulto, maduro, meia idade, terceira idade Tamanho da família 1,2,3,4,5... Estágio da família Jovem solteiro, recém casado sem filhos, c/ filhos... Educação Desde analfabeto a pós-graduado Ocupação Técnicos, gerentes, servidores, desempregados Raça Brancos, negros, mestiços Renda Menor que 1 salário – mais de 20 salários Religião Católica, protestante, espírita...
Segmentação geográfica TIPOS DE SEGMENTAÇÃO Segmentação geográfica Divisão do mercado de acordo com A área geográfica onde os consumidores vivem. Kotler, 2005
HOMOGENEIDADE CHURCHILL, 2004 CRITÉRIOS PARA UMA SEGMETAÇÃO EFICAZ Os membros de um segmento devem ser similares entre si quanto as suas necessidades e desejos, de tal forma que se interessem por ofertas de modo semelhante. CHURCHILL, 2004
SEGMENTAÇAO POR BENEFÍCIO DO MERCADO DE CREME DENTAL CRITÉRIOS PARA UMA SEGMETAÇÃO EFICAZ SEGMENTAÇAO POR BENEFÍCIO DO MERCADO DE CREME DENTAL Segmento p/ benefício Demografia Comportamento Psicografia Marcas Favorecidas Econômico Homens Grandes usuários Orientado para o valor Marcas em promoção Medicinal Famílias saúde Crest Cosméticas Adolescentes fumantes Alto nível de sociabilidade Aqua-fresh Sabor Crianças Apreciadores de menta Foco no paladar Colgate
DIFERENCIABILIDADE CHURCHILL, 2004 CRITÉRIOS PARA UMA SEGMETAÇÃO EFICAZ DIFERENCIABILIDADE Se a necessidade de dois grupos de consumidores Não forem realmente diferentes entre si, é provável Que um único programa de marketing atenda a Ambos de forma razoável. CHURCHILL, 2004
MENSURABILIDADE CHURCHILL, 2004 CRITÉRIOS PARA UMA SEGMETAÇÃO EFICAZ Os consumidores que compartilham uma necessidade Semelhante devem ser identificáveis e seu número deve Ser mensurável. “Qual a porcentagem do mercado Está disposto a adquirir este produto ou serviço?” CHURCHILL, 2004
SUBSTANCIALIDADE CHURCHILL, 2004 CRITÉRIOS PARA UMA SEGMETAÇÃO EFICAZ Um segmento deve ter um potencial suficiente para Justificar o desenvolvimento e a manutenção de um Composto de marketing específico. Qual o custo de Produção para um sanduíche do McDonald’s que Atende apenas a 5% do mercado? CHURCHILL, 2004
ACESSIBILIDADE CHURCHILL, 2004 CRITÉRIOS PARA UMA SEGMETAÇÃO EFICAZ Os membros de um segmento devem ser acessíveis Pelo programa de marketing proposto para satisfazê-los. Caso contrário, todo esforço de marketing estará “jogado por “terra”. Exemplo: Dafra CHURCHILL, 2004