HORIZONTALIZAÇÃO E VERTICALIZAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

HORIZONTALIZAÇÃO E VERTICALIZAÇÃO Conceitos:   Verticalização: é a estratégia que prevê que a empresa produzirá internamente tudo o que puder, ou pelo menos tentará produzir. Foi predominante no início do século, quando as grandes empresas praticamente produziam tudo o que usavam nos produtos finais. É definida como uma estratégia em que a empresa “faz tudo”.

HORIZONTALIZAÇÃO E VERTICALIZAÇÃO   A verticalização era decorrente da preocupação em manter o controle sobre as tecnologias de processo, de produtos e negócios (segredos industriais), entre outras. Porém, o elevado número de atividades realizado internamente acarretou problemas gerenciais devido ao aumento do porte da empresa, e atividades não ligadas diretamente ao negócio principal, com conseqüências para a perda da eficiência e o aumento do custo de produção. A horizontalização passou a ser uma opção para a manutenção da competitividade das empresas.

HORIZONTALIZAÇÃO E VERTICALIZAÇÃO   Horizontalização: consiste na estratégia de comprar de terceiros o máximo possível dos itens que compõem o produto final ou os serviços de que necessita. É tão grande a preferência da empresa moderna por ela que, hoje em dia, um dos setores de maior expansão foi o de terceirização e parcerias. De um modo geral não se terceiriza os processos fundamentais (core process), por questões de detenção tecnológica, qualidade do produto e responsabilidade final sobre ele. Pode ser definida como uma estratégia em que a empresa “faz bem algumas coisas”.

HORIZONTALIZAÇÃO E VERTICALIZAÇÃO   Horizontalização Verticalização Vantagens - redução de custos -    flexibilidade para definir volumes de produção -         engenharia simultânea (know how dos fornecedores) -         foco no principal produto da empresa -         independência de terceiros -         maiores lucros -         maior autonomia -         domínio sobre tecnologia própria Desvantagens -         menor controle tecnológico -         deixar de auferir lucros do fornecedor -         alta dependência de terceiros -         demissões na fase inicial -         perda do vinculo para e com o empregado -         maior investimento -         menor flexibilidade (perda de foco) -         aumento da estrutura da empresa  

Integração vertical Integração vertical é o grau de posse de uma organização da rede da qual faz parte Em nível estratégico, envolve a análise pela organização, da conveniência de adquirir fornecedores e\ou clientes Em nível de produtos ou serviços individuais, significa que a operação está decidindo se produz um componente individual específico ou se compra-o de um fornecedor

Integração vertical A integração vertical pode ser vista nos seguintes termos: Direção da integração vertical integração vertical a montante (upstream / para trás): expandir-se no lado dos fornecedores; integração vertical a jusante (downstream / para frente): expandir-se no lado dos clientes (demanda);

Integração vertical A integração vertical a montante é usada para obter vantagens de custo ou para prevenir que os concorrentes ganhem controle sobre fornecedores importantes Por isto, a integração vertical a montante é, às vezes, considerada como um movimento estratégico defensivo

Integração vertical A integração vertical a jusante aproxima a organização de seus mercados e lhe confere maior liberdade para contratar diretamente seus consumidores finais Por isto, a integração vertical a jusante é, às vezes, considerada um movimento estratégico ofensivo

Integração vertical Amplitude da integração vertical A organização deve decidir até que ponto deseja lançar sua iniciativa de integração vertical Ex.: Montadora de automóveis – P&D, manufatura do motor/equipamentos, montagem de veículos, distribuição, revendedores, assistência técnica/manutenção, financiamento (banco), carros usados, etc.

Integração vertical Equilíbrio entre etapas É o nível de capacidade de cada etapa se dedicar à etapa seguinte Um relacionamento de rede balanceado é aquele no qual uma etapa produz somente para a próxima na rede e satisfaz totalmente suas exigências Menos do que equilíbrio completo nas etapas permite que cada etapa venda seus produtos a outras empresas ou compre alguns de seus suprimentos de outras empresas

Integração vertical A questão da integração vertical a que todas as organizações devem responder é relativamente simples, mesmo que a decisão, em si, não for:

Integração vertical a) As vantagens que uma integração vertical confere, dado um conjunto particular de circunstâncias de uma organização, atendem aos objetivos de desempenho necessários para ela competir mais efetivamente em seus mercados?

Integração vertical b) Como a integração vertical poderá impactar, positivamente ou negativamente, a competitividade da empresa?

Efeitos da integração vertical Integração vertical afeta a qualidade Os benefícios potenciais da integração vertical derivam da proximidade da operação produtiva com seus clientes e fornecedores Os problemas de qualidade são mais fáceis de rastrear através de operações “internas à empresa” do que através de fornecedores externos Integração vertical afeta a rapidez No que diz respeito à velocidade de entrega, operações verticalmente integradas podem significar uma sincronização mais próxima de programações, o que acelera a passagem de materiais e informações ao longo da rede

Efeitos da integração vertical Integração vertical afeta a confiabilidade Melhor comunicação ao longo de uma rede verticalmente integrada contribui para melhor previsões. Ex: entregas mais realistas Integração vertical afeta os custos Operações integradas verticalmente podem proporcionar o potencial para compartilhamento de alguns custos, como pesquisa e desenvolvimento ou logística

Efeitos da integração vertical Integração vertical afeta a flexibilidade No que diz respeito a flexibilidade de novos produtos, a integração vertical fornece o potencial para guiar desenvolvimentos tecnológicos, bem como negá-los aos concorrentes No que diz respeito a flexibilidade de volume e de entrega, possuir os fornecedores pode proporcionar o potencial para ditar mudanças, como volume para ajustar-se a flutuações a jusante, bem como ajudar a expedir pedidos específicos através da rede

HORIZONTALIZAÇÃO E VERTICALIZAÇÃO A Estratégia de Integração Vertical: deve evoluir em sintonia com o meio envolvente, e em simultâneo com a estratégia de produtos e mercados; O Grau de Integração Vertical: deve ajustar-se aos ciclos econômicos, com vista a preservar a estabilidade da empresa; A médio e longo prazo: as decisões de Integração Vertical devem potencializar a gestão dos Benefícios, Custos e Riscos da internalização das atividades.

HORIZONTALIZAÇÃO E VERTICALIZAÇÃO Conclusão: A busca por competitividade conduz ao surgimento de novas estratégias de produção. A opção por uma ou outra estratégia apresentada dependerá do produto, dos objetivos a serem alcançados com relação a lucros e crescimento e da capacidade de inovar de cada empresa.