Diretoria de Ensino da Região de Jacareí

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
CONCEITO DE AVALIAÇÃO - A avaliação do rendimento do aluno, isto é do processo ensino-aprendizagem, tem sido uma preocupação constante de todos educadores.
Secretaria da Educação e Cultura
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
S PLANEJAMENTO 2014 FBB005-Chart avulso Bruno Faveri.
Professor Auxiliar nas aulas de Língua Portuguesa
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
CURRICULO +.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Projeto de Apoio à Aprendizagem
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Informática para o Ensino Médio
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
NÚCLEO PEDAGÓGICO DER-ITU ABRIL / 2012
Professor Auxiliar É direito do aluno de apropriar-se do currículo escolar de forma contínua e bem sucedida, nos ensinos fundamental e médio; A educação.
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Plano de Gestão da Escola
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO – SP ENSINO MÉDIO EM REDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO.
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA:
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Monitoramento e Avaliação
1ª Formação de Professores Coordenadores
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Balanço: Projeto Quem Falta Faz Falta
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Semana do SARESP/SAEB /10/2015 CGEB/CIMA
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
DIRETRIZES NORTEADORAS DA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO – 2015 – 2018 GABINETE DO SECRETÁRIO Comunicado SE-1, de
2º Ciclo de Acompanhamento Formativo ESTÁGIO PROBATÓRIO.
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA 11 DE MAIO DE 2016.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA “ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA”
O papel pedagógico do órgão gestor
“Recomeçar. hoje é um bom dia para começar novos desafios
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba Núcleo Pedagógico - Ciências de Natureza Marly Ap. Giraldelli Marsulo - PCNP Biologia Luciana Maria Victória -
Transcrição da apresentação:

Diretoria de Ensino da Região de Jacareí Bom dia Diretoria de Ensino da Região de Jacareí

Avaliação da Aprendizagem em Processo e Projeto Aventuras Currículo + Diretoria de Ensino da Região de Jacareí

D.O.E. 05/03/2015 – SEÇÃO I – PAG 19 - Comunicado SE-1, de 4-3-2015 DIRETRIZES NORTEADORAS DA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO – 2015 – 2018 PRINCÍPIO: MELHORIA DA QUALIDADE COM IGUALDADE E EQUIDADE PARA TODOS.

DIRETRIZES: FOCO NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PREVISTAS NO CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. ESCOLA COMO FOCO PRIORITÁRIO DA GESTÃO CENTRAL E REGIONAL

3. AMBIENTE ESCOLAR ORGANIZADO PARA A APRENDIZAGEM – TEMPO, ESPAÇO, PESSOAS. 4. FORMAÇÃO CONTINUADA COM FOCO NA PRÁTICA.

5. COORDENAÇÃO E ARTICULAÇÃO COM OS MUNICÍPIOS PAULISTAS. 6. COERÊNCIA, CONSISTÊNCIA E ESTABILIDADE NA COMUNICAÇÃO PARA ENGAJAMENTO DA REDE E DA SOCIEDADE. PRINCÍPIO: MELHORIA DA QUALIDADE COM IGUALDADE E EQUIDADE PARA TODOS

Resolução SE-11, de 17-3-2015 Institui o Projeto Aventuras Currículo+ nas escolas da rede estadual de ensino e dá providências correlatas

O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram as Coordenadorias de Gestão de Educação Básica e de Gestão de Recursos Humanos e considerando que: os indicadores de aprendizagem demonstram considerável quantidade de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio que, embora alfabetizados, apresentam dificuldades significativas no estudo das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática; - a Avaliação da Aprendizagem em Processo - AAP oferece importantes subsídios para identificação dos alunos que ainda não se apropriaram de competências e habilidades estruturantes em Língua Portuguesa e Matemática;

os alunos aprendem de formas diversas e em ritmos distintos; não existe aluno incapaz e que variadas condições e diferentes caminhos devem ser disponibilizados no processo de ensino, objetivando o aprendizado de todos; - são de extrema relevância pedagógica o engajamento e a motivação dos alunos para aprender, a partir do uso dos recursos digitais pedagógicos disponibilizados na plataforma Currículo+,

em observância ao que dispõe o inciso IV do artigo 2º do Decreto 57 em observância ao que dispõe o inciso IV do artigo 2º do Decreto 57.571, de 2.12.2011, que institui o Programa Educação – Compromisso de São Paulo, bem como às disposições da Resolução SE 21, de 28.4.2014, e do Comunicado SE 1, de 4-3-2015, que trata das “Diretrizes Norteadoras da Política Educacional do Estado de São Paulo - 2015-2018”, posicionando a integração das tecnologias da informação e comunicação (TIC) com o Currículo, como uma das ações centrais da atual política educacional.

Aventuras Currículo+: Próximos Passos CETEC/CGEB Cronograma e Apresentação do dia 11/04/2015 Videoconferência Aventuras Currículo+: Próximos Passos CETEC/CGEB 01/04/2015 13h – 15h

Cronograma

AÇÃO DATA Alinhamentos entre os órgãos regionais e os órgãos centrais da Secretaria da Educação 09 e 10/04/15 Orientação técnica para os docentes que tiveram turmas atribuídas (Formato autoinstrucional) 13 a 17/04 Preparação para o início das aulas do Projeto nas escolas Ação Data Início das aulas 23/04 Encerramento das aulas 02/07

Apresentação Dia 11 de Abril

Apresentação Dia 11 de Abril 1. Objetivo: apresentar o Projeto aos alunos e famílias. 2. Liderança da equipe gestora. 3. Orientações serão enviadas para os emails cadastrados no processo de adesão

Roteiro de Apresentação Parte 1 – Introdução • Mensagem do Secretário da Educação – Herman Voorwald, aos pais e alunos • Apresentação do vídeo inédito de introdução ao “Aventuras Currículo+” 10 min.

Roteiro de Apresentação Parte 2 – Como Funcionará •Explicações, pelo diretor, sobre dinâmica das 10 semanas (ex.: horários) •Apresentação PowerPoint será compartilhada para que o diretor possa adaptar ao seu contexto 10 min.

Roteiro de Apresentação Parte 3 – Alunos Agentes •Leitura da “Carta aos Alunos” •Entrega do “Distintivo de Agente” 10 min.

Roteiro de Apresentação Parte 4 – Mensagem Final •Mensagem especial do Luciano Huck, aos pais e aos alunos; •Formato da transmissão a definir.

A importância de um acolhimento diferenciado das reuniões bimestrais. Acolhimento dos Pais A importância de um acolhimento diferenciado das reuniões bimestrais.

6. Equipe de Acompanhamento: Diretor do Núcleo Pedagógico; 1 Supervisor de Ensino; 1 PCNP de Língua Portuguesa; 1 PCNP de Matemática; 1 PCNP dos Anos Iniciais; 1 PCNP de Tecnologia.

7. Acessa Escola: novo modelo de funcionamento Novo Modelo Acessa Resolução SE 17, de 31/03/2015

Objetivos do novo modelo: Novo Modelo Acessa Objetivos do novo modelo: •Ampliar o uso das salas de informática e integrá-las aos programas e projetos pedagógicos da Secretaria (ex.: Currículo+, Aventuras Currículo+, Cursos EVESP);

Escolas participantes no Aventuras Currículo+ serão priorizadas na implementação das mudanças.

Principais mudanças: •Pelo menos dois “Responsáveis pela Sala”, abrangendo todos os turnos, para viabilizar abertura e fechamento dos ambientes; Membro da equipe gestora; e/ou Membro da equipe administrativa; e/ou Professor readaptado.

Principais mudanças: •Três diferentes dinâmicas de abertura física das salas (a critério do diretor de escola).

Importante! •Obrigatório: indicação sobre esses dois aspectos via sistema a partir de hoje (01/04) até (14/04) http://programaacessaescola.tk •Diretorias de ensino receberão as informações sobre as escolas de sua DE.

Principais mudanças: •Não haverá necessidade de liberação de uso por “terceiro” – login por aluno/professor; •Painel de programas e projetos pedagógicos SEE subirá automaticamente na página de entrada dos computadores;

Principais mudanças: •Prioridade de uso: interação professor-aluno; •Não há restrição de tempo de uso (contador); •Estagiário como aspecto extraordinário – a não existência não deverá impedir o funcionamento das salas.

Implantação do novo modelo

Teste presencial e remoto – 10 escolas (Capital e Bauru) 01-02/04 Ação Data Teste presencial e remoto – 10 escolas (Capital e Bauru) 01-02/04 REMOTO 1ª onda:100 escolas no Aventuras, com estagiário/ pelo menos 1 escola por D.E. 06-07/04 2ª onda: todas escolas no Aventuras com estagiário 08-10/04 3ª onda: demais escolas no Aventuras sem estagiário 13-15/04