BH 0203 PMCS Sociologia e História O uso da História na metodologia da pesquisa em Ciências Sociais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Para abrir as ciências sociais:
Advertisements

Dinâmica e Gênese dos Grupos
A questão das mudanças nas organizações
PROJETO DE PESQUISA  dois componentes 1. O QUE SE QUER SABER
Subjetividade e Psicologia Social
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
Trabalho de Sociologia
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
Programa III Roteiro 01.
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
MÉTODO CIENTÍFICO.
O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.
ORIGENS DA SOCIOLOGIA. ORIGENS DA SOCIOLOGIA ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA A sociologia é fruto das transformações econômicas, políticas e culturais.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
A análise e o Comentário de textos
Filosofia
Diferenças e preconceitos nas práticas corporais
CORRELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR HISTÓRIA (apresentação power point)
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Educação.
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
Immanuel Kant
Emile Durkheim e o fato social
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
A construção do conhecimento em Durkheim, Weber e Marx
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Antropologia Conceitos básicos
A Sociedade humana: generalidades
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais Políticas Públicas Antropologia II Prof° Dra. Janine Helfst Liccht Collaço Arthur Alves Santiago.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Augusto Comte e o Positivismo
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS
Max Weber e as ações sociais
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA. SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA.
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Teoria de Sistemas Leila Queiroz Brasília, 11 de agosto de 2010.
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Texto : Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
Atividade complementar 04
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
ANTROPOLOGIA JURÍDICA
Comportamento Organizacional
Émile Durkheim.
Positivismo.
Max Weber.
Uso de técnicas qualitativas e quantitativas
1 Entre e a utopia e o cotidiano: uma análise de estratégias viáveis nos delineamentos culturais. Carrara, K. (2008). Entre e a utopia e o cotidiano: uma.
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
Abordagem Sistêmica e os Fenômenos Sociais
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Somos todos seres sociais
Aulas 3 e 6 Instituições Sociais
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

BH 0203 PMCS Sociologia e História O uso da História na metodologia da pesquisa em Ciências Sociais

Perspectiva histórica: foco nas singularidades (indivíduos, acontecimentos etc). Perspectiva Sociológica: foco nas posições, estruturas e processos sociais.;

Importância da investigação histórica da sociedades de corte: -Comparar com outras sociedades de corte - esclarecimento de problemas sociológicos sobre a dinâmica social. * crítica á limitação da História em relação a acontecimentos singulares, individuais: limitação da análise. = acumulação de ações isoladas de homens isolados, sem conexão entre si.

História: estudo de fontes, documentação deu um forte impulso à pesquisa histórica. Contudo, será que as fontes, a documentação, constituem a substância da história? Elas parecem ser a única coisa confiável. As demais são interpretações. Distribuição de louvores e censuras: na medida em que as fontes são verificáveis, a reunião e a interpretação dos fragmentos parece cada vez mais submetida ao arbítrio do pesquisador Os agrupamentos extracientíficos, os partidos e ideais com os quais o pesquisador se identifica dentro da sua sociedade determinam, de modo considerável, o que ele vai trazer à luz a partir das fontes históricas e o que ele vai deixar nas sombras

Exemplo: de acordo com modelos tradicionais de interpretação historiográfica, muitas das questões trazidas no livro seriam desconsideradas, uma vez que possuem um papel marginal. -Organização espacial dos palácios: formas da relação matrimonial, relação com outras pessoas. -Regras de etiqueta da corte: prestígio e valor dos indivíduos e sua estrutura de relações.

Singularidade e unicidade: avaliação específica e que parece evidente. Contudo há singularidades e eventos únicos de diversos níveis. O que parece ser singular e único numm nível, pode não o ser em outro. Ex: espécie humana e indivíduos.

Comparação da história humana com a das sociedades de animais Sociedades animais: a estrutura de suas sociedades podem se repetir por milhares de anos, sem nenhuma alteração. Formas sociais, dependências mútuas estão amplamente inscritas na estrutura biológica dos organismos. Sociedade humana: alteração de sua estrutura, da forma de interdependência dos indivíduos, sem alteração da estrutura biológica dos seres humanos. É reversível.

Evolução biológica, desenvolvimento social e história = três camadas diferentes, mas inseparáveis, de um processo que engloba a humanidade como um todo e cujo ritmo de modificação é diversificado. Humanidade = rio com três correntezas, com distintos ritmos de mudanças Considerados em si mesmos os fenômenos de cada um desses níveis são únicos e não se repetem, mas no âmbito dos diferentes ritmos de mudança os fenômenos do nível que evolui num ritmo mais lento se apresentam, à primeira vista, como imutáveis, como a repetição eterna do mesmo.

Atenção da História em indivíduos singulares: Homens que pertencem a determinadas elites sociais – não há investigação dos processos de constituição dessas elites Busca dos nexos históricos, conhecer a estrutura social participar que oferecem aos homens singulares as suas oportunidades e possibilidades de ação.

Fenômenos individuais X Fenômenos sociais Antinomia irreal uma vez que os indivíduos formam juntos uma sociedade e as sociedades são constituídas de homens singulares. conceito de figuração: homens singulares formam figurações de tipo diversos e as sociedades não são nada mais do que figurações de homens interdependentes Desenvolvimento pessoal do detentor de poder exerce influência, dentro de limites determinados sobre o de sua posição e o desenvolvimento da posição social influencia o desenvolvimento pessoal de seu ocupante

Equívoco do trabalho de historiadores (indivíduos totalmente independentes uns dos outros) e do trabalho de sociólogos (sociedades ou sistemas totalmente independente dos homens singulares)

Pontos importantes: 1.Heteronomia dos juízos de valor: o que parece importante para o pesquisador e o que parece importante no contexto da época pesquisada. A escala de valores do pesquisador, condicionada por seu tempo, geralmente leva vantagem. Define a seleção das fontes e as questões. Ex: cerimonial e a etiqueta na sociedade de corte. - Necessidade de manter a autonomia do objeto de pesquisa já na própria formulação das questões.

Pontos importantes: 2. Dependência e independência dos indivíduos (liberdade x determinação): é necessária uma referência a dados empíricos para superar essa dicotomia abstrato. Necessidade de capturar os nexos, o entrelaçamento de interdependências dentro do qual se abre para o homem singular o espaço para as decisões individuais, ao mesmo tempo em que impõe limite á sua margem de decisão. Escravo x rei absolutista

Pontos importantes: 3. Necessidade de assegurar ao trabalho de pesquisa histórica e social uma continuidade mais regular de seu desenvolvimento Por à prova modelos sociológicos de processos mais duradouros (processo civilizador ou de formação do Estado) ou modelos de figurações específicas dentro de tais processos (sociedade de corte)