Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT Medicina Veterinária Disciplina Medicina da Conservação LEI Nº 7.173, DE 14 DE DEZEMBRO DE 1983 Docente: Elaine.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESÍDUOS SÓLIDOS LEGISLAÇÃO.
Advertisements

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE INDÍGENAS
Diretoria de Fauna e Recursos Pesqueiros Coordenação Geral de Fauna
Novo Código Florestal Votação – Câmara dos Deputados Propostas de Alterações para apresentação a Câmara dos Deputados Janeiro/2012.
Agência de Defesa Agropecuária do Paraná
Ecossistemas Educação Ambiental Fauna Fiscalização Flora Institucional
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
A importância da Mata Ciliar
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
O Novo Código Florestal – Lei 12651/12
Política Nacional de Meio Ambiente
Nura Slides. Nura Slides olhos atentos para muitos. Nura Slides “CÃO - GUIA” : olhos atentos para muitos. O que é um “Cão - Guia”? Os Cães-Guia de.
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
Os servidores estaduais estão ficando doentes...
Direito Ambiental na Sociedade de Risco
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Secretariado CITES Licenças e Certificados.
LEI 9985/2000 SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA SNUC Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da.
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
Gestão das Águas / Outorga de Direito do Uso da Água .
PROF.: MÔNICA PERNAMBUCO COSTA
CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Conservação e Preservação
Política Nacional do Meio Ambiente
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
ASPECTOS ÉTICOS DAS PERÍCIAS MÉDICAS.
Unidades de Conservação de Santa Catarina
DIREITO DOS TRANSPORTES AULA 6
Curso Técnico em Meio Ambiente
Problema 1 / Grupo 01 Espécies Ameaçadas. Que problema ambiental é foco deste trabalho? Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução?
Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza
IMPOSTO Código Tributário Nacional Art. 16
Estatuto da OAB Aula 14.
REPARTIÇÃO DA COMPETÊNCIA AMBIENTAL
Deontologia e Medicina Veterinária
SERVIÇO ESPECIALIZADO DE ENGENHARIA E MEDICINA DO TRABALHO SESMET
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
ANVISA Decreto GESP nº , de 18 de outubro de 1978 (Decreto do Governo do Estado de São Paulo) Aprova Norma Técnica Especial Relativa às Condições.
I Seminário de Sustentabilidade Ambiental no Transporte Aquaviário Fiscalização da ANTAQ – aspectos ambientais e de segurança Bruno Pinheiro Superintendente.
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Impacto Ambiental.
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
Lei 6902/81 Bruno Custódio Bruno Ribeiro Felipe Bernini
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO DEONTOLOGIA 1° semestre- 2010
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA UNIME
INTRODUÇÃO Conceito de meio ambiente: conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga.
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
Sistema Nacional do Meio Ambiente
ÉTICA PROFISSIONAL UNIP 2008.
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
1 LEI MUNICIPAL Nº 99/2014. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS O presente Projeto de Lei baseia-se nos Princípios da Precaução e da Prevenção, visto que é patente a.
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária “A realidade e perspectivas dos países de língua oficial portuguesa no contexto da Bonn Call.
Política nacional do MA Lei 6938/81. Estabelece política: articulação de objetivos e meios Complementada pela legislação e desenhos institucionais. (Lei.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária | Anvisa.
Coordenação de Gestão Editorial/Editora MS/CGDI Brasília, 13 de abril de 2010.
Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência.
Lilyan Cristina Rocha Michaloski Diretora Técnica – GVS/Botucatu CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SISTEMA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA-SEVISA Aspectos.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. PARQUE ECOLÓGICO Um parque ecológico congrega uma série de atividades, com objetivos específicos, de uma.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
P2 Entidades de proteção e conservação da Natureza em Portugal CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT Medicina Veterinária Disciplina Medicina da Conservação LEI Nº 7.173, DE 14 DE DEZEMBRO DE 1983 Docente: Elaine Dione V. Conceição Discentes: Digenane Giroletta Fernanda Gomes Marianna Borges Vendramel Karina

Historia da Criação de Animais em Cativeiro Idade Média – Nobres Século XVIII – Bem estar Século XIX – Taxonomia Século XX – Conservacionista

Evolução dos Direitos dos Animais Colônia Portuguesa Extração da fauna e flora Independência do Brasil, 1822 Resquícios

Evolução dos Direitos dos Animais Código de Posturas editado em São Paulo em 6 de outubro de 1886. Decreto 16.590/24 (Regulamento das Casas de Diversões Públicas) foi à primeira legislação no âmbito nacional a tratar sobre maus tratos nos animais Decreto 24.645/34 foi a primeira a tratar os animais como sujeitos de direitos individualmente, e a primeira não considerada antropocentrista.

História Início em 1882 com o Museu Emílio Goeldi em Belém do Pará. Na década de 1960 aparecem muitos zoológicos mantidos por prefeituras 1977 em Porto Alegre foi criada a Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB), entidade não governamental que coordena e orienta o processo de evolução dos zoológicos nacionais.

Jardins Zoológicos “Modernos” Bem estar animal Conservação da biodiversidade Conservação de espécies ameaçadas de extinção Planos de manejo com propostas de preservação da biota

LEI Nº 7.173, DE 14 DE DEZEMBRO DE 1983 Dispõe sobre o estabelecimento e funcionamento de jardins zoológicos e dá outras providencias.

Art 1º - Para os efeitos desta lei, considera-se jardim zoológico qualquer coleção de animais silvestres mantidos vivos em cativeiro ou em semi-liberdade e expostos à visitação pública. Art 2º - Para atender a finalidades sócio-culturais e objetivos científicos [...]

§ 1º - Os Governos dos Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios poderão instalar e manter jardins zoológicos, desde que seja cumprido o que nesta lei se dispõe. § 2º - [...]Uma vez cumpridas as exigências estabelecidas nesta lei, poderão funcionar jardins zoológicos pertencentes a pessoas jurídicas ou físicas.

Art 7º - As dimensões dos jardins zoológicos e as respectivas instalações deverão atender aos requisitos mínimos de habitabilidade, sanidade e segurança de cada espécie, atendendo às necessidades ecológicas, ao mesmo tempo garantindo a continuidade do manejo e do tratamento indispensáveis à proteção e conforto do público visitante. IN 04, de 2002, IBAMA. Bem estar animal X Humanos

Art 9º - Cada alojamento não poderá comportar número maior de exemplares do que aquele estabelecido e aprovado pela autoridade que concedeu o registro. Art 10 - Os jardins zoológicos terão obrigatoriamente a assistência profissional permanente de, no mínimo, médico-veterinário e um biologista.

Art 12 - A importação de animais da fauna alienígena para os Jardins zoológicos dependerá [...] da obediência da legislação vigente.

Art 14 - Os jardins zoológicos terão um livro de registro para seu acervo faunístico, integralmente rubricado pelo IBDF, no qual constarão todas as aquisições, nascimentos, transferências e óbitos dos animais, com anotação da procedência e do destino e que ficará à disposição do poder público para fiscalização.

Art 15 - Os jardins zoológicos poderão cobrar ingressos dos visitantes, bem como auferir renda da venda de objetos, respeitadas as disposições da legislação vigente.

Art 16 - É permitida a venda de seus exemplares da fauna alienígena, vedadas quaisquer transações com espécies da fauna indígena. § 1º - [...] venda o excedente de animais pertencentes à fauna indígena que tiver comprovadamente nascido nas instalações do jardim zoológico. Animais reproduzidos em cativeiro não extintos podem ser vendidos???

Art 17 - Fica permitida aos jardins zoológicos a cobrança de multas administrativas de até um salário mínimo mensal local, por danos causados pelo visitante aos animais. O que seria um dano para os animais???

Conclusão A educação ambiental trabalhada nos zoológicos busca a conservação da natureza, mas é questionável no instante em que podemos verificar animais com comportamentos alterados pelo cativeiro. Os zoológicos devem resgatar o conceito de preservação priorizando o bem estar animal, sendo um local destinado a um sério aprendizado no que tange ao estudo de espécies em risco de extinção, destinado à investigação científica e servindo de abrigo para animais selvagens apreendidos por trafico ilícito ou maus tratos. Esse resgate deve também ser oficializado por lei clarificando os princípios éticos que devem nortear e limitar a utilização dos animais não humanos pelos seres humanos.