O que é mídia-educação Maria Luiza Belloni

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª NEUSA CHAVES BATISTA
Advertisements

GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO MODERNA – PRÁTICAS DE GOVERNANÇA
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Novo Modelo de Pós-graduação
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Seminário SANTA CATARINA 2015
Profª NEUSA CHAVES BATISTA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Graduação: Biblioteconomia Disciplina: Acesso a Fontes de Informação ao Meio Digital.
MISSÃO: formar professores de educação física
Referências.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA PROJETO DE PESQUISA EDUCAÇÃO DE JOVENS.
Curso de especialização a distância Parceria Ministério da Educação - MEC Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS.
Lideranças nas organizações educativas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSINO DO MOVIMENTO HUMANO CONSIDERAÇÕES INICIAIS METODOLOGIA.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
Curso de Docência Universitária
Jaime Luiz Zorzi Turma 1976.
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Perfil do Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Catarina
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A DISTÂNCIA
Referências.
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Conceitos e Gerações de EAD
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Práticas de leitura, escrita e oralidade no contexto social
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
A formação de professores e o Processo de Bolonha
MARCUS VINICIUS BATISTA NASCIMENTO
SignWriting in Brazilian Deaf Education 1996 to present
Domínio Conexo 2 Domínio Conexo 3 Domínio Conexo 1 Domíno Conexo n
Política Educacional Brasileira
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
Andragogia X Pedagogia Prof. Dr. Jean Pierre Marras
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL O Professor de Educação Infantil versus os alunos especiais.
UMA VOZ FIRME, FORTE E COMPETENTE NO CONSUP! PROFA. FRANCISCA TAVARES A VOZ DO INTERIOR NO CONSUP!
Psicologia da Educação
 .
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
TÍTULO DO ARTIGO AUTOR 1 AUTOR 2 AUTOR 3 AUTOR 4 AUTOR 5 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS VIII SEMINÁRIO.
1 Mídia-Educação Física como proposta no ambiente escolar UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ / UESC – BA Marcia Morel - Prof. Assistente/DCS/UESC.
OS DIÁRIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Novas Tecnologias Baseadas em Realidade Virtual e Jogos para Educação em Engenharia: Usos e Oportunidades 29 de Outubro de 2010 Profª. Liliane Machado.
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação – Departamento I Disciplina: EDC 287 – Educ. Tecnologias Contemporâneas Professor: Menandro Ramos Alunos:
Discentes: Dayane Santos Iraildes Assunção Jozilene Assis Lisânia Reis
O que é mídia-educação Maria Luiza Belloni
Apresentação. Quem Somos Associação de pesquisa, desenvolvimento e ensino, fundada em 2000, em Campinas Formada por professores e pesquisadores da UNICAMP.
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
Alain Rocha Alessandra Santos Lucinea de Jesus Naiara Serafim Sinara Oliveira Tatiane de Jesus 29/ 09/ 2011 Valença – Ba.
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Discentes: Daiane Franco, Luciana de Lima, Maria Alves, Nilane Rocha, Tatiane Vitoriano e Ylana Neri.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira Por que? O que é? Características?
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Concepções em Educação Matemática
UNIAFRO Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Especialização - EaD.
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
IEP - NOSSA HISTÓRIA n 1881 Nasce o Colégio Piracicabano n 1964 Primeiros Cursos Superiores Ciências Econômicas, Contábeis e Administração n 1975 Reconhecida.
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Autor 1; Autor 2; Autor 3 VI SENPEX Ciência e Tecnologia para promoção da Educação e da Vida.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Discente: Cristiane Regina Santos Docente: Gilca dos Santos Vilarinho.
Convidados Profª Dr.ª Suraya Darido – UNESP Prof. Dr. João Danilo Batista - UEFS Mesa redonda Horário: 14:30h as 17:00h “A formação na Licenciatura em.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
UNIBAHIA – UNIDADE BAIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COEPP – Coordenação da Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação Curso: Lato Sensu em Didática para o.
Transcrição da apresentação:

O que é mídia-educação Maria Luiza Belloni Mídia-Educação: a mediação escolar indispensável para a cidadania. Valença- Ba 2011

Componentes Alain Rocha Alessandra Santos Lucineia Costa Naiara Serafim Sinara Oliveira Tatiane Santos

Maria Luiza Belloni Possui graduação e mestrado em sociologia especialização em metodologia de pesquisa e doutorado em ciências da educação. Realizou também um pós-doutorado em comunicação política e em educação a distância. Foi professora e pesquisadora na Universidade Federal da Bahia, na Universidade de Brasília e na Universidade Federal de Santa Catarina. Publicou artigos em revistas científicas e os livros Educação a distância, O que é mídia- educação, A formação na sociedade do espetáculo e A dimensão política da comunicação. (p. 101-102).

Autodidaxia: novos modos de aprender “É urgente atualizar a tecnologia educacional porque uma nova “autodidaxia” importante está se desenvolvendo há vários a nos nos jovens por meio das mídias.” (PERRIAULT, 1996a, p. 23).

Dupla dimensão da integração das TIC na educação: mídia-educação e comunicação educacional Por que ensinar as mídias?

A criança terá direito à liberdade de expressão; este direito inclui a liberdade de procurar, receber e partilhar informações de todos os tipos, independentemente de fronteiras, seja oral, escrita ou impressa, na forma de arte ou através de qualquer outro meio de escolha da criança. (CONVENÇÃO DA ONU SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, 1989).

Referência BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: a mediação escolar indispensável para a cidadania. In: ___O que é mídia-educação. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2009. cap. 1, p. 5-10.