Tecnologias / Produção de texto
“A menina das borboletas”
Introdução: Atividades como esta é de suma importância para a aprendizagem de Língua Portuguesa. A criação de textos utilizando tecnologias apresenta uma motivação para os alunos, além de desenvolver a escrita, a coordenação motora e estabelecer uma ligação entre disciplinas variadas.
Objetivos: Através de métodos tecnológicos: Elaborar diferentes tipos de textos observando suas variedades; Discernir o que é tipo de texto e gênero textual; Diferenciar prática escolarizada e prática social de produção de textos; Conhecer diferentes tipos de texto e gêneros textuais;
Metodologia Situação-problema - Contextualização; Estudo dirigido (conceituação de tipos de texto e gêneros textuais; Prática escolarizada x prática social); Leitura de textos em diferentes tipos e gêneros. Oficina de elaboração de textos (1º momento - produção individual; 2º momento - produção em grupos).
Aula prática: Turma 9º ano.
Avaliação: A avaliação será contínua, através do acompanhamento da execução das atividades, observando o desenvolvimento das habilidades e competências individuais e coletivas para a resolução a situação-problema trabalhada. Observar-se-á as questões gramaticais e sociais como coerência e coesão, originalidade e criatividade, compromisso e responsabilidade, e a efetivação desses critérios dentro de uma relação dialógica.