Tecnologias / Produção de texto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola que queremos Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem.
Advertisements

Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÒ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-PARFOR Linguística Textual.
Nazaré Marta M. C. Lazarone
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
PROJETO VIDA ATIVA PARCERIA SEMED/SEMCAS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
LUDICIDADE NA LEITURA REFORÇO NA LEITURA COM ALUNOS DA 5ª SÉRIE.
PROJETO RELACIONADO AS TECNOLOGIAS PEDAGOGICAS NA ÁREA DO ENSINO FUNDAMENTAL.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ANISIO TEIXEIRA
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
LEITURA E PRODUÇAO DE TEXTO
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
LÍNGUA PORTUGUESA.
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
Coordenador de Curso Profa. Márcia Nome: Alexandre Violin Garcia
Mediação e Linguagem II
CURRÍCULO por COMPETÊNCIAS e HABILIDADES.
O sucesso do trabalho pedagógico
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Caderno Interfaces Curriculares
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
LÍNGUA PORTUGUESA 9º Ano do Ensino Fundamental
Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Curso de Especialização em Mídias na Educação
LEITURA EM INGLÊS ATRAVÉS DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAERS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAERS para.
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
CORREÇÃO E ANÁLISE DAS REDAÇÕES.
Estrutura do documento:
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Língua Portuguesa: Mediação e Linguagem.
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
Etapas de uma sequência didática
Reescrita - conceituações
Reflexões sobre Produção Textual
ESTRATEGIAS DE PESQUISA E AVALIAÇAO DA INFORMAÇAO Métodos de Recolha de Informação na net.
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
Camapuã- MS Escola Estadual Camilo Bonfim Janaina Silvéria Vieira França.
Proposta de atividade, esboço inicial
60 Anos Loureiro FAÇO PARTE DESTA HISTÓRIA Turmas C11 - C12 - C13 Professoras: Ana Cristina Opitz Ana Cristina Opitz Maris Stella Celi dos Santo Maris.
UME PROF. ANTÔNIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
Faculdade Piaget - Brasil
EXEMPLOS DE QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
Transcrição da apresentação:

Tecnologias / Produção de texto

“A menina das borboletas”

Introdução: Atividades como esta é de suma importância para a aprendizagem de Língua Portuguesa. A criação de textos utilizando tecnologias apresenta uma motivação para os alunos, além de desenvolver a escrita, a coordenação motora e estabelecer uma ligação entre disciplinas variadas.

Objetivos: Através de métodos tecnológicos: Elaborar diferentes tipos de textos observando suas variedades; Discernir o que é tipo de texto e gênero textual; Diferenciar prática escolarizada e prática social de produção de textos; Conhecer diferentes tipos de texto e gêneros textuais;

Metodologia Situação-problema - Contextualização; Estudo dirigido (conceituação de tipos de texto e gêneros textuais; Prática escolarizada x prática social); Leitura de textos em diferentes tipos e gêneros. Oficina de elaboração de textos (1º momento - produção individual; 2º momento - produção em grupos).

Aula prática: Turma 9º ano.

Avaliação: A avaliação será contínua, através do acompanhamento da execução das atividades, observando o desenvolvimento das habilidades e competências individuais e coletivas para a resolução a situação-problema trabalhada. Observar-se-á as questões gramaticais e sociais como coerência e coesão, originalidade e criatividade, compromisso e responsabilidade, e a efetivação desses critérios dentro de uma relação dialógica.