Positivismo e Darwinismo

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Transcrição da apresentação:

Positivismo e Darwinismo Web Aula 5 Fundamentos das Ciências Sociais professor; Luciano Stodulny Email; stodulny@hotmail.com

Positivismo: uma primeira forma de pensamento social

Introdução Primeira corrente teórica sistematizada do pensamento sociológico; Derivou do “Cientificismo”; Física Social – influência das ciências da natureza – aproximar mundo físico e social; Organicismo: sociedade como organismo constituído de partes integradas e coesas que funcionavam harmonicamente, segundo um modelo físico ou mecânico.

As pesquisas nas ciências naturais exerceram forte influência no desenvolvimento da sociologia. A lição de anatomia do Dr. Jump, 1632, pintura de Rembrandt

A evolução segundo Darwin Em 1859, Charles Darwin publicou The Origin of Species (A origem das espécies), livro de grande impacto no meio científico que pôs em evidência o papel da seleção natural no mecanismo da evolução.

Darwin partiu da observação segundo a qual, dentro de uma espécie, os indivíduos diferem uns dos outros.Começou a pensar, então que as modificações do meio ambiente poderiam levar a uma luta pela vida e, como conseqüência, a uma seleção natural: os indivíduos mais aptos tenderiam a sobreviver, e os menos aptos, a morrer sem deixar descendentes. Assim, depois de certo tempo, a maioria dos indivíduos ou mesmo todos apresentariam as características mais adaptadas às condições do meio.

O Darwinismo Social “Missão Civilizadora”: a ‘civilização era ‘oferecida’ como forma de ‘elevar essas nações do seu estado primitivo para um nível mais desenvolvido; Darwinismo social: princípio de que as sociedades se modificam e se desenvolvem num mesmo sentido; passagem de um estágio inferior para outro superior; sobrevivência dos organismos –sociedades e indivíduos – mais fortes e evoluídos.

COLONIALISMO/NEOCOLONIALISMO Ideologia legitimadora: Fé católica NEOCOLONIALISMO: Ideologias legitimadoras: Mito da superioridade racial: “Darwinismo Social” Missão Civilizadora: fardo do homem branco

“O FARDO DO HOMEM BRANCO” O literato inglês Rudyard Kipling (1865-1936) forneceu amplo material de apoio ao imperialismo de seu país. Para ele a Inglaterra podia suportar como nenhuma outra nação “o fardo do homem branco”; em sua obra , The White man’s burden, destaca o dever à filantropia da ação colonizadora inglesa.

O FARDO DO HOMEM BRANCO Esta propaganda de sabão usa o tema do "Fardo do Homem Branco" para encorajar pessoas brancas a ensinar noções de higiene a membros de outras raças.

O DARWINISMO SOCIAL O imperialismo do século XIX, permeado pelo ideal da supremacia econômica e cultural, formulou o mito da superioridade racial, incluindo concepções pseudo-científicas que enalteciam os brancos e a exploração imperialista. Por esse motivo destacou-se a doutrina racista do filósofo inglês H. Spencer, conhecida como “Darwinismo Social”.

O DARWINISMO SOCIAL Segundo Spencer, a Teoria da Evolução de Darwin, podia ser perfeitamente aplicada à evolução da sociedade:assim como existia uma seleção natural entre as espécies, com o predomínio dos animais e plantas mais capazes, ela existia também na sociedade:

O DARWINISMO SOCIAL A luta pela sobrevivência entre os animais correspondia à concorrência capitalista;a seleção natural não era mais nada além da livre troca dos produtos entre os homens;a sobrevivência do mais capaz, do mais forte era demonstrada pela forma criativa dos gigantes da indústria, que engoliam os competidores mais fracos, em seu caminho para o enriquecimento.

AUGUSTO COMTE 1798 – 1857 Nasceu em Montpellier, França Filho de uma família católica e monarquista Estudou em Paris Discípulo de Saint-Simon

Seu lema fundamental "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim". Ser positivista é amar, conhecer e servir à Família, à Pátria, à Humanidade.

A Lei dos Três Estágios de Evolução Estado Teológico: explicações pela religião, superstição, fetichismo. Procura causas sobrenaturais. Caracterizado por uma sociedade militar; Estado Metafísico: explicações pela filosofia. Procura causas abstratas. Caracterizado por uma sociedade de legistas; Estado Científico: conhecimento positivo. Não se procura mais causas, mas Leis. Caracterizado pela sociedade industrial, a mais avançada.

Uma visão crítica do Darwinismo Social – ontem e hoje Acreditando na superioridade de sua cultura, os europeus intervieram nas formas tradicionais de vida existentes nos outros continentes; Complexidade da cultura humana; A regra darwinista da competição e da sobrevivência do mais forte é aplicada às leis de mercado, principalmente pela doutrina do liberalismo econômico.

Duas formas de avaliar as mudanças sociais O Darwinismo social justificava o colonialismo europeu no resto do mundo e refletia o otimismo com que o progresso material da industrialização era recebido; Dois movimentos na sociedade: ORDEM: princípio necessário para a evolução social ou Progresso. Implica no ajustamento e integração dos componentes da sociedade a um objetivo comum. (Aspecto estático); Aspecto dinâmico: o progresso, a industrialização. Deve prevalecer o estático sobre o dinâmico.

Da Filosofia Social à Sociologia O positivismo exaltava a sociedade européia do século XIX (industrialização) e procurava colocar “ordem na desordem” pós 1789; Cabe à Sociologia o papel de propor um novo conjunto de idéias para reorganizar a sociedade pós-revolucionária, superando as contradições capazes de levar à anarquia e destruição. Seria uma espécie de “Física Social”. Formulação de uma teoria que vai abrir porta para novas explicações: será com Émile Durkheim que virá o aprofundamento de um método sociológico.

O Positivismo no Brasil O Positivismo exerceu uma influência muito forte no Brasil, na segunda metade do século XIX, no momento da instauração da República e da elaboração da nova constituição.

                                                                                              

Capela da Humanidade de Porto Alegre Construção iniciada em 11 de maio de 1925 Endereço: Av. João Pessoa, 1059, Porto Alegre, RS - CEP 90040-000

Galeria de Fotos Templo da Humanidade do Rio de Janeiro                                                                                                      Detalhe do Frontão do Templo da Humanidade

                                Templo da Humanidade no Rio de Janeiro. Inauguração da Nave, na festa da Humanidade. 1o. de Moisés de 109 (1 de janeiro de 1897)

Interior do Templo da Humanidade.                                                        Interior do Templo da Humanidade.

Apóstolos da Humanidade                                  Miguel Lemos Apóstolo da Humanidade Fundador da Igreja Positivista do Brasil

  Autor da Constituição Estadual do Rio Grande do Sul (14 de Julho de 1891). Esta foi a única constituição positivista, no mundo. Foi promulgada em nome da FAMÍLIA, DA PÁTRIA E DA HUMANIDADE. O presidente GETÚLIO VARGAS, de formação Positivista, foi o último Presidente do Rio Grande do Sul que com ela governou. Foi também quem a destruiu após a Revolução de 1930.   

                                             Gen. BENJAMIM CONSTANT BOTELHO DE MAGALHÃES FUNDADOR DA REPÚBLICA BRASILEIRA Idealizador e fundador do CLUBE MILITAR, ocupou por diversas vezes sua Presidência.

                                                           Raimundo Teixeira Mendes Apóstolo da Humanidade Autor da Bandeira Republicana

“Salve lindo pendão da esperança, Salve símbolo Augusto da Paz”...

Questão discursiva: Leia a citação abaixo e responda as questões propostas: Numa bela descrição de seu trabalho de campo na América do Sul, Claude Lévi-Strauss, no seu livro, Tristes Trópicos (1956), revela-nos como uma viagem ao mundo do outro pode nos render momentos preciosos e reveladores sobre nós mesmos: “Por um singular paradoxo, em lugar de me abrir a um novo universo, minha vida aventureira antes me restituía o antigo, enquanto aquele que eu pretendera se dissolvia entre meus dedos. Quanto mais os homens e as paisagens a cuja conquista eu partira perdiam, ao possuí-los, a significação que eu deles esperava, mais essas imagens decepcionantes ainda que presentes eram substituídas por outras, postas em reserva por meu passado e às quais eu não dera nenhum valor quando ainda pertenciam à realidade que me rodeava “. 1. Qual a importância do trabalho de campo no desenvolvimento da ciência antropológica? 2. Lévi-Strauss, contudo, não foi o sistematizador do método de investigação antropológica conhecido como trabalho de campo. A que autor é atribuído esse papel? Em que “escola” antropológica sua obra se insere?

Questão de múltipla escolha: O supracitado Lévi-Strauss, no livro Antropologia Estrutural, afirma: “Um povo primitivo não é um povo ultrapassado ou atrasado; num ou noutro domínio pode demonstrar um espírito de invenção e realização que deixa muito aquém os êxitos dos civilizados”. Aos teóricos, de que ramo da Antropologia está embutida uma crítica nesse texto? Estruturalistas Evolucionistas Estrutural-Funcionalistas Funcionalistas Culturalistas

Referências Bibliográficas COMTE, Augusto. O catecismo positivista. COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. SP: Moderna, 1997. Site: www.igrejapositivista.org.br SOARES, Mozart Pereira. O Positivismo no Brasil. POA: AGE, 1998. ZERO HORA. História do Brasil, 1998.