Milhões de crianças e adolescentes brasileiros vivem em situação de risco. São meninos e meninas expostos à violência, à exploração sexual, ao trabalho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRIBUTO À CIDADANIA “O QUE SE FAZ AGORA COM AS CRIANÇAS É O QUE ELAS FARÃO DEPOIS COM A SOCIEDADE”. KARL MANNHEIM.
Advertisements

Tributo ao Futuro.
Programa Tributo ao Futuro.
INCENTIVO FISCAL EM BENEFÍCIO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE FRANCANOS
OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público
DOE SEU SITE PARA O GRAACC NO DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER
-Mais uma novidade do Programa -Demonstrando as Novidades
SECRETARIA NACIONAL DE JUSTIÇA
Projeto Contabilista Solidário
Controle de Recursos Públicos
Como o terceiro setor pode participar no controle do recurso público
I CONFERÊNCIA NACIONAL DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
INCENTIVOS FISCAIS Á CULTURA Lei Rouanet
ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL
financiamento ao esporte nacional recursos alternativos
Uma ótima opção para o seu Imposto de Renda
EU DEFENDO ESSA IDÉIA!.
Programa de Assessoria Total à Empresa – Ágape Contabilidade
Parceria CAIXA PREVIDÊNCIA e MUTUA 2012
A INFÂNCIA E ADOLÊSCENCIA
Quem, quando, quanto, como fazer??
ETAPAS DE REGISTRO E ESFERAS DO GOVERNO.
By Aninha`rts. A garantia de prioridade compreende: (...) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção a infância.
Programa implementado
Tributo ao Futuro.
ceafis centro de apoio a formação integral do ser
ALIMENTAR PARCERIAS CONTRA A FOME
Corpyright CEPECAC NABI todos os direitos reservados Projeto Saberes CEPECAC NABI Nº no PRONAC:
Destinação de Imposto de Renda Pessoa Jurídica. Conheça o Programa Por meio do Programa, Integrantes e Parceiros da Organização apoiam projetos certificados.
Rio Mulher.
Tributo ao Futuro. O Que É? Como Funciona? Contribuição ao Fundo da Infância e Adolescência.
Lei nº Estatuto da Criança e do Adolescente
Lealdade com a Instituição
Fundo da Infância e da Adolescência
Você sabia que por desconhecimento, todos os anos, milhões de reais do nosso Imposto de Renda deixam de ser legalmente repassados para o atendimento.
ROTARY / FUNDAÇÃO ROTÁRIA
Como destinar parte do seu Imposto de Renda Devido
Doações e Incentivos Fiscais Federais .
PROJETO CLIQUE ESPERANÇA
1 DOAÇÕES E SUBVENÇÕES Propriá - novembro DOAÇÕES A PESSOA FISÍCA Despesas com doações, em dinheiro ou material, diretamente as pessoas físicas,
INCENTIVOS FISCAIS. INCENTIVOS FISCAIS Incentivos Fiscais PONTOS ABORDADOS: 1. Aspectos Gerais; 2. Doações a Entidade Cíveis; 3. Lei Rouanet; 4. Lei.
LEIS DE INCENTIVO À CULTURA
Lei Rouanet 8313 – Artigo 18 Ministério da Cultura
1 1.
Brasília Ribeirão Preto São Paulo Incentivos Fiscais.
O Complexo Pequeno Príncipe
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
Secretaria Municipal de Educação
Definição, origem e propósito
O que é uma Cooperativa ? Sociedade civil e comercial, sem fins lucrativos (LTDA), composta por no mínimo 20 pessoas; Sociedade de pessoas com forma.
CIDADANIA FISCAL Faça seu leão proteger nossas crianças e adolescentes com unhas e dentes Acesse:
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
Voleibol A.D Criciúma/ FME
Formulário de Inscrição
As crianças atendidas nas Obras Sociais Senhora de Pompéia podem ter um amigo Você! E não precisa pagar nada por isso.
RECIFE, 2012 Ações Fundos Especiais, Destinações e Repercussões Fiscais Yélena Monteiro Araújo Promotora de Justiça Coordenadora da Caravana.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
Número do processo: SLIE Clinicas de Taekwondo nas escolas publicas de Baixo rendimento na cidade de São Carlos.
PLANO DE NEGÓCIO Professora Beth.
Entidade Sem Fins Lucrativos
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
MANUAL PARA DECLARAÇÃO 2016 DO IMPOSTO DE RENDA DO IMPOSTO DE RENDA.
Taquara. O que é o COMDICA? É o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente responsável por debater junto a sociedade políticas públicas.
Contribua para o Fundo para a Infância e Adolescência Você pode ajudar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e pode ter o valor.
“Frente Parlamentar Catarinense de Defesa da Criança e do Adolescente – As ações e projetos desenvolvidos deputada Simone Schramm – PMDB.
ANDAMENTO DE PROJETOS APLUB - FENAPAES. Edital 01/2014 Edital 01/2014 Edital publicado pelo CEDCA com orientações para entidades apresentarem projeto.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
 Subvenções  Auxílios  Contribuições. 1) Necessidade do serviço 2) Apresentação do Plano de Trabalho 3) Identificação da modalidade das despesas (auxílio,
Apresentação: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente FUMDICA FUMDICA.
Seu Imposto pode gerar Educação, Saúde e Inclusão Social.
Transcrição da apresentação:

Milhões de crianças e adolescentes brasileiros vivem em situação de risco. São meninos e meninas expostos à violência, à exploração sexual, ao trabalho forçado ou consumo de drogas. Todos com a mesma esperança: uma oportunidade de conquistar um futuro mais digno.

crianças e adolescentes? Como transformar Imposto de Renda em futuro para crianças e adolescentes? O contribuinte pode e deve decidir onde será aplicado seu imposto de renda e quem será beneficiado com ele.

O que é o FIA? O FUNDO PARA A INFÂNCIA E A ADOLESCÊNCIA é um recurso especial destinado às ações de atendimento à criança e ao adolescente considerados em situação de risco pessoal e social. É gerido pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Quem aplica os recursos do FIA? Os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente – estadual ou municipal- repassa os recursos para: Entidades não governamentais, legalmente constituídas, sem fins lucrativos, de utilidade pública, voltadas para o atendimento da criança e do adolescente e com área de atuação no estado Entidades e órgãos públicos estaduais e municipais responsáveis pela execução de programas de atendimento à criança e ao adolescente.

Como são aplicados os recursos do FIA? As doações são aplicadas em projetos sociais públicos ou privados, projetos de pesquisa e obras que possibilitem a recuperação, tratamento ou readaptação de crianças e jovens carentes.

Como são aplicados os recursos do FIA? Assim, os recursos são aplicados em projetos de proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade, na proteção contra a violência, exploração sexual, em projetos de combate ao trabalho infantil, à profissionalização de adolescentes, além de orientação, apoio sócio-familiar e medidas sócio-educativas.

Quem e quanto pode doar? Os contribuintes poderão deduzir do imposto DEVIDO na declaração do Imposto sobre a Renda, o total das doações feitas ao FIA, obedecidos os seguintes limites e condições: 1- Pessoa jurídica optante pelo Lucro Real: 1%, sem qualquer ônus para a empresa. 2 - Pessoa física que apresenta declaração de ajuste anual no modelo completo: 6%, sem prejuízo de outras deduções (dependentes, saúde, educação e pensão alimentícia).

Exemplo 1: Pessoa Física DECLARAÇÃO COM IMPOSTO DE RENDA A PAGAR   Sem destinação Com destinação Imposto de Renda Devido (-) IR Fonte ou Carnê Leão (=) IR a pagar (-) Doação ao FIA (=) IR a pagar 7.000,00 6.500,00 500,00 0,00 500,00 7.000,00 6.500,00 500,00 400,00 100,00

DECLARAÇÃO COM IMPOSTO DE RENDA A RECEBER Exemplo 2: Pessoa Física DECLARAÇÃO COM IMPOSTO DE RENDA A RECEBER f Sem destinação Com destinação Imposto de Renda Devido (-) IR Fonte ou Carnê Leão (=) IR a ser restituído Doação ao FIA (=) IR a ser restituído 7.000,00 8.000,00 1.000,00 0,00 400,00 1.400,00

Quais as vantagens para o doador? Não existe ônus para os doadores pois se trata de uma realocação de impostos a recolher (renúncia fiscal); A dedução não exclui nem reduz outros benefícios e deduções previstos na legislação do IR; O doador decide a destinação do dinheiro; O doador pode fiscalizar a aplicação do recurso, ou seja do imposto que paga; O valor doado reverte em benefício da comunidade; A atitude destacará a empresa como instituição séria e socialmente responsável.

Muitos deles possuem FIA. Em mais de 500 municípios mineiros já foram criados Conselhos da Criança e do Adolescente. Muitos deles possuem FIA. Para obter o número da conta do FIA de sua cidade ligue para a Prefeitura local. Se preferir, doe seus recursos para o FIA estadual.

Como participar? Pessoa Física 1 - Escolha o FIA para o qual deseja contribuir (nacional, estadual, municipal); 2 - Ligue para o Conselho correspondente, informe-se sobre seu funcionamento e peça os dados da conta bancária exclusiva para o FIA (banco / agência / conta-corrente); 3 - Deposite o valor que desejar (até 6% do IR devido) na conta indicada pelo Conselho; 4 - Envie cópia do comprovante de depósito para o Conselho e informe seus dados (nome / CPF / endereço / telefone) 5 - Solicite o recibo da doação em formulário próprio do Conselho.

Como participar? Pessoa Jurídica 1 - Escolha o FIA para o qual deseja contribuir (nacional, estadual, municipal); 2 - Ligue para o Conselho escolhido, informe-se sobre seu funcionamento e peça os dados da conta bancária exclusiva para o FIA (banco / agência / conta-corrente); 3 - Deposite o valor que desejar (até 1% do IR devido) na conta indicada pelo Conselho; 4 - Envie cópia do comprovante de depósito para o Conselho e informe da empresa (Razão Social / CNPJ / endereço / telefone) 5 - Solicite o recibo da doação em formulário próprio do Conselho.

Quem fiscaliza a aplicação dos recursos do FIA? O CONTRIBUINTE A COMUNIDADE O TRIBUNAL DE CONTAS O MINISTÉRIO PÚBLICO

Como os contabilistas podem participar? Destinando 6% do seu Imposto de Renda devido (pessoa física) para o FIA. Destinando 1% do seu Imposto de Renda devido (pessoa jurídica/escritórios) para o FIA. Conhecendo a legislação e os procedimentos, divulgando e incentivando empresas e empresários clientes a contribuir também. Aderindo ao projeto “Contabilista Solidário”, do CRCMG

Base Legal Criado pela Lei Federal 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente, art. 260 e regulamentado pela Instrução Normativa nº 86, de 26/10/94, da Receita Federal Lei Federal 8.242/91 Lei Estadual 11.397/94

Dúvidas? Conselho Municipal da Criança e do Adolescente Conselho Estadual da Criança e do Adolescente – www.cedca.mg.gov.br . Tel: 3222-1223 ou 3222-9644 Secretaria da Receita Federal –Plantões Fiscais Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – www.social.mg.gov.br - Tel: 3348-4400 CRCMG – Assessoria Técnica – www.crcmg.org.br – Tel: 3269-8400

doe participe colabore divulgue Agora que você já conhece esta maneira de declarar seu Imposto de Renda ajudando as crianças e os adolescentes, indique sua doação ao FIA Você é parte importantíssima neste processo doe participe Esta é uma maneira simples, mas muito eficiente de participar e criar uma sociedade melhor. Ao final, é um investimento em uma cidade mais justa, tranquila, segura e feliz para todos colabore

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL MUITO OBRIGADO! CÂMARA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL - CRCMG -