Agência Nacional de Vigilância Sanitária

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Transcrição da apresentação:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência–Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos a Vigilância Sanitária

Funcionalidades para quem notifica - Notificar - Verificar notificações pendentes - Acompanhar as notificações realizadas - Retificação de notificações

- Evento adverso associado ao uso de produtos sob VISA Notificar - Evento adverso associado ao uso de produtos sob VISA - Queixa técnica de produtos sob VISA - Evento adverso NÃO associado ao uso de produtos sob VISA (Assistência à Saúde)

NOTIFICAR - Todos os usuários cadastrados têm acesso aos formulários de notificação, exceto o formulário de Assistência à Saúde que é exclusivo de NSP - Necessário preencher os campos obrigatórios para o envio

NOTIFICAÇÕES PENDENTES - São notificações que estão pendentes de envio ou de aprovação. Essas notificações ainda não estão disponíveis para o SNVS, pois não foram enviadas

ACOMPANHAR NOTIFICAÇÕES - Por meio desse menu é possível consultar as notificações enviadas - A consulta se dá por meio de filtros - É possível fazer a retificação/complementação

RETIFICAR NOTIFICAÇÕES - Funcionalidade disponível no Menu acompanhar notificações - É possível corrigir ou complementar informações da notificação - No módulo de Assistência à Saúde não gera um novo número

Funcionalidades para quem analisa/investiga - Gerenciar as notificações da sua região - Registrar no histórico das notificações as ações adotadas no processo de investigação - Exportar o banco de dados de notificações

GERENCIAR NOTIFICAÇÕES - Por meio desse menu é possível consultar as notificações recebidas da região - A consulta se dá por meio de filtros - É possível acessar o histórico das notificações

HISTÓRICO DAS NOTIFICAÇÕES - Possibilita que as VISAS registrem as ações adotadas no processo de investigação da notificação - Permite que as três esferas trabalhem em conjunto no processo de investigação - SNVS conclui as notificações por meio dessa funcionalidade

EXPORTAR NOTIFICAÇÕES - Permite que o SNVS exporte o banco de dados das notificações - Possibilita trabalhar com os dados exportados em algum software

TELAS DO SISTEMA

NOTIFICAR

Reação adversa a medicamento

Aba – Evento adverso

Aba – Medicamentos

Aba – Paciente No formulário de queixa técnica não tem esta aba do Paciente, pois não Houve dano a Saúde

Aba – Outras informações

Queixa técnica de medicamento

Queixa técnica de medicamento

ASSISTÊNCIA À SAÚDE

10 passos da notificação de Assistência 1) Tipo de incidente* 2) Consequências para o paciente* 3) Características do paciente* 4) Características do incidente/evento adverso* 5) Fatores contribuintes 6) Consequências organizacionais 7) Detecção 8) Fatores atenuantes do dano 9) Ações de melhoria e 10) Ações para reduzir o risco.

10 passos para a notificação de EA (notificação obrigatória: 4 primeiros) passos)

TIPOS DE INCIDENTES / EA Acidentes do paciente Falhas das atividades administrativas Falhas durante a assistência à saúde Falhas durante procedimento cirúrgico Falhas na administração de dietas Falhas na identificação do paciente Falhas na documentação Falhas em laboratórios clínicos/patologia Falhas na administração de Gases/O2 Falhas no cuidado/assistência ao paciente Falhas na assistência radiológica Queda do paciente Queimaduras Úlcera por pressão Falhas no procedimento de transplante ou enxerto Outro

TIPOS DE INCIDENTES / EA

TIPOS DE INCIDENTES / EA

TIPOS DE INCIDENTES / EA

EVENTOS GRAVES (NEVER EVENTS) Eventos adversos graves: são never events (eventos que nunca deveriam ocorrer em serviços de saúde). São destacados no Notivisa com: (evento grave) e devem ser monitorados pelo SNVS.

Lista de Eventos Graves (never events) que podem ser notificados pelo módulo de Assistência à saúde (21 eventos)

Notificação de óbito ou never events pelo NSP Os serviços de saúde que notificarem ÓBITOS ou NEVER EVENTS, possivelmente relacionados a eventos adversos, deverão preencher todos os 10 passos do formulário no prazo de 60 dias, a partir da notificação. Serão emitidos alertas pelo sistema NOTIVISA para que o preenchimento seja feito dentro do prazo estabelecido.

Notificação de óbito ou never events pelo NSP Em caso de óbito ou never events, além de preencher os 10 passos da notificação é necessário que o serviço de saúde complemente outros dados na página http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=18939. Este endereço está disponível na nota técnica da GGTES/GVIMS no hotsite de Segurança do Paciente

Como o NSP pode acompanhar as suas notificações realizadas?

Menu acompanhar

Resultado da pesquisa

Retificação/complementação de dados das notificações Pode ser feita a qualquer momento pelo NSP Não existe limite de retificações Não gera um novo número Nas notificações no qual ocorreu um óbito o NSP pode complementar os dados dentro do prazo de 60 dias

Como a VISA pode consultar as notificações da sua região?

Menu gerenciar

Pesquisa por meio de filtros

Resultado da pesquisa

Histórico da notificação

PAPEL DO SNVS Estimular a implantação dos Núcleos de Segurança do Paciente em todos os serviços de Saúde locais. Capacitar os serviços para realização do cadastro no Notivisa e para o monitoramento e notificação mensal dos EA pelo sistema Notivisa. Exigir a elaboração do Plano de Segurança do Paciente, de acordo com as características do serviço de saúde. Fiscalizar a execução de Práticas de Segurança no serviço de saúde, de acordo com o previsto pelos Protocolos de Segurança do Paciente, publicados pelo Ministério da Saúde Monitorar a notificação mensal pelo sistema Notivisa Fiscalizar a investigação dos casos de óbitos relacionados ao EA ou eventos graves (never events) realizada pelos serviços de saúde. Realizar investigação dos casos de óbitos e eventos graves (never events).

Monitoramento das notificações de eventos adversos Nos primeiros anos de implantação do sistema as ações de vigilância sanitária deverão ser voltadas, prioritariamente, para óbitos e eventos graves (never events) A responsabilidade de investigação do EA será do serviço de saúde: parâmetro que poderá ser avaliado durante inspeções ou investigações de eventos adversos.

GT para elaboração de Plano Integrado de Investigação e Monitoramento dos Eventos Adversos em Serviços de Saúde Em 2014, a ANVISA criou um GT para discutir uma proposta nacional para a investigação e o monitoramento dos eventos adversos em serviços de saúde. Já foram realizadas várias reuniões do GT e o produto será entregue até Junho/2015.

Formulário do Cidadão

NOTIVISA – CIDADÃO (PACIENTE / FAMILIAR / ACOMPANHANTE) WWW. ANVISA NOTIVISA – CIDADÃO (PACIENTE / FAMILIAR / ACOMPANHANTE) WWW.ANVISA.GOV.BR

NOTIVISA – CIDADÃO (PACIENTE / FAMILIAR / ACOMPANHANTE) WWW. ANVISA NOTIVISA – CIDADÃO (PACIENTE / FAMILIAR / ACOMPANHANTE) WWW.ANVISA.GOV.BR

Ambiente de teste do Notivisa – Serviço de Saúde homologacao.anvisa.gov.br/notivisa Login: jose.teste@hotmail.com Senha: 12345678

Ambiente de teste do Notivisa – VISA homologacao.anvisa.gov.br/notivisa Login: joao.teste@anvisa.gov.br Senha: 12345678

Dúvidas podem ser esclarecidas: Consultando os manuais que estão no site do Notivisa; Consultando o FAQ (Perguntas e respostas frequentes); Enviando as dúvidas para os e-mails: cadastro.sistemas@anvisa.gov.br notivisa@anvisa.gov.br 4. Central de Atendimento da Anvisa 0800 642 9782 - De segunda a sexta, das 07:30 às 19:30hs

OBRIGADO!