04/05 08:00 ás 11:30 Sujeito e Representações sociais

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Transcrição da apresentação:

04/05 08:00 ás 11:30 Sujeito e Representações sociais Formação Docente e Identidade Profissional Dra Maria de Lourdes Ornellas Dra Maria Olivia de Matos Oliveira 11/05 08:00 ás 9:30 9:30 ás 12:00 Jogos eletrônicos Cultura e Identidade Dra Lynn Alves Dr Avancini 18/05 Uma abordagem histórico-antropológica da tecnologia e da práxis humana como fundamentos dos processos formativos e educacionais. A tecnologia como Processo Humano Dr. Arnaud Soares Dra. Tania Maria Hetkwoski 25/05 Seminário: Tema 1.As Mudanças introduzidas na Sociedade pelas tecnologias Tema 2. Mídia - Educação : A dialética do controle das mídias. Apresentação dos alunos 01/06 Seminário: Tema 3. O reflexo das tecnologias nas identidades dos sujeitos Tema 4.Hipermídia e Hipertextualidade 08/06 Seminário: Tema 5 Sujeito e Sociedade. O Sujeito em busca de um sentido para a vida Tema 6. Educação on line e Formação de professores 15/06 Políticas Públicas, Formação do Educador e Educação a Distância Dra Maria Olívia Matos Oliveira 20/06 Avaliação: Produção de um artigo ou trabalho similar Dra Maria Olivia Matos Oliveira 22/06 Avaliaçaõ /Resultados

O Professor enquanto sujeito do conhecimento

O CONTEXTO ATUAL -Ineficiência do setor público; -Redução da contribuição direta do estado no financiamento da educação; -Diminuição da participação do estado na educação e intensificação de programas de solidariedade social; -Criação de uma nova cultura gestionária, em função da diminuição das despezas públicas; Fortalecimento da relação sujeito-objeto, com a universidade atrelada ao processo produtivo; -(Re)instituição da idéia do estado avaliador e punitivo; - Necessidade de um novo perfil docente para enfrentar os desafios contemporâneos.

As subjetividades docentes Maurice Tardif

Sujeito das interações sociais Sujeito cognitivo Sujeito afetivo, existencial

SUBJETIVIDADE DOCENTE Concepções Visão mecanicista Visão sociológica 3. Visão social, etnometodologia, estudo da comunicação e interações sociais 2. Visão relacionada à histórias de vida, representações afetivas e existenciais 1.Visão cognitivista ou limitada à cognição ou representações mentais Tardif, 2002,p.239

Problemas epistemológicos do modelo universitário de formação (TARDIF) Modelo de formação docente: pesquisa, formação e prática dissociados. a) 1º Problema: Centrado numa lógica disciplinar. Alternativa:analisar as práticas por meio de um enfoque reflexivo, elaborar um repertório de conhecimentos para o ensino baseado no estudo dos saberes profissionais mobilizados e utilizados pelo professor.

Problemas epistemológicos do modelo universitário de formação (TARDIF) a) 2º Problema : professores tratados como espíritos virgens, destituídos de crenças e expectativas. Alternativa: não esvaziar a lógica disciplinar dos programas de formação mas executar “um trabalho profundo sobre os filtros cognitivos, sociais e afetivos através dos quais os professores recebem e processam essas informações” (Tardif, 273)

Epistemologia da prática profissional Estudo do conjunto de saberes utilizados pelos profissionais na sala de aula para desempenhar todas as suas tarefas.

Novas perspectivas A pesquisa em Tardif Elaboração de um repertório de conhecimentos baseados no estudo dos saberes profissionais tais como os docentes utilizam e mobilizam nos seus contextos de atuação; Introduzir dispositivos de formação que não sejam regidos pela lógica disciplinar que levem em conta as necessidades dos professores e as formas particulares de simbologia de sua ação; Retirar das disciplinas formais o controle que têm na organização dos cursos ( tarefa difícil) Realizar pesquisas e reflexões sobre as nossas próprias práticas universitárias

A questão da Pesquisa Produzir pesquisa para o ensino e com os professores (Tardif, 2001,p.239) Pesquisa produzida em favor dos próprios pesquisadores universitários, excludente e esotérica; Não produz nenhum impacto na escola, serve para alimentar vaidades pessoais, subidiar as produções de artigos e revistas nacionais ou estrangeiros como exigências dos orgãos de financiamento

A perspectiva paradigmática do pesquisador no paradigma crítico Participa de uma equipe, onde as explicações da realidade vão se construindo coletivamente; Utiliza métodos qualitativos, descritivos desenho flexível, variedade de instrumentos, levando em conta o contexto. Tem como presupostos metodológicos o anti-dogmatismo e o direito à informação a todos Facilita as interações, consenso para a tomada de decisões democráticas

A prática docente: lugar de mobilização de saberes próprios Repensar as relações entre a Teoria e a Prática A prática docente: lugar de mobilização de saberes próprios Modelo positivista instrumental Saber produzido fora da prática e tem com esta apenas uma relação de aplicação TARDIF A integração formação docente inicial e continuada como forma de operacionalizar a unidade teoria/prática nos processos formativos

Qual a alternativa para uma intervenção que valorize a prática inovadora do professor? A produção de um novo texto pedagógico como conseqüência da ação reflexiva sobre a prática

As Crises Docentes Crise de valores status perdido Auto depreciação críticas à formação obtida na universidade desconfiança do público

Crise da perícia profissional (Tardif, 2005): status perdido; Auto –depreciação por não corresponder á imagem do professor ideal que interiorizou (Abraham, 1975, p.11e Lapauw, 1971, apud Zaragoza, 1999, p.126) Impactos na formação profissional:críticas à formação obtida na universidade e desconfiança do público; Crise de valores: conflito no que tange ao consenso social

Tema da pesquisa Existe uma relação entre o aumento do stress e as doenças reais e ou fictícias apresentadas pelos professores? (Zaragoza, 1999, p. 66)

O trabalho de pesquisa de ZARAGOZA (1999) Pesquisa longitudinal, objetivou investigar as Licenças Médicas oficiais tomadas pelos professores não universitários de Málaga( Espanha) 1982-1989; Maior incidência de licença na educação básica inicial; Incidência por sexo: mulheres; Idade média: 39-40 anos; Duração média das licenças; 1982-1983: 41 dias; 1988-1989: 26,45 dias de duração média. Diagnósticos mais freqüentes: distenções nos tornozelos; laringites e depressões Relação dos ciclos de stress : aumento das mesmas no inicio do trimestre e diminuição no período de férias

ABANDONO DO MAGISTÉRIO CONSEQÜÊNCIAS DO MAL ESTAR DOCENTE O absentismo laboral aparecem como a reação mais freqüente do professor para acabar com a tensão derivada do exercício docente. ( Zaragoza, 1999, p.61 ) Baixa motivação, nas relações com os colegas de trabalho; percepção de promoção limitada e carência de equipamento material ( fatores relacionados ao trabalho)

INDICADORES DO MAL ESTAR DOCENTE ( Blaise, 1982, qpud Zaragosa, 1999) Fatores primários relacionados ao professor e suas interações em situações de sala de aula e com o contexto escolar

INDICADORES DO MAL ESTAR DOCENTE ( Blaise, 1982, qpud Zaragosa, 1999) Fatores secundários Contexto da docência Não saber ou não poder acomodar-se às exigências do mundo atual (Barton, Walker, 1984, apud Zaragoza, 1999); Não ter condições de assumir funções, antes exercidas pela comunidade social e família pois essa ampliação do papel docente não foi acompanhada por mudanças na sua formação profissional. (Goble e Porter, 1980, apud zaragosa, 1999) Dificuldades de incorporar novos conteúdos , na tentativa de se preparar para a revolução científica ( Snow,1977,apud,Saragoza, 1999, p.37

MAL ESTAR DOCENTE Salários baixos, associados às exigências cada vez maiores quanto ao seu desempenho profissional; Modificação do seu status social: escolha profissional remete ao álibi para não fazer nada. CRISE DE IDENTIDADE ( BLASE, 1982, apud Zaragoza, 1999, p. 35) Consideração social do trabalho docente Críticas ao Modelos de Educação Críticas ao clima institucional e ás relações com os gestores Problemas Maior peso Problemas menor peso Problemas referentes ao trabalho de sala de aula

O professor auto realizado ( VONK, 1983,p. 147, apud Zaragoza, 1999, p Indicadores Atuação em classe Contexto social do ensino Confiança de ter escolhido o trabalho adequado; Familiaridade com o conteúdo da disciplina; Compreensão da diversidade no tratamento aos grupos de alunos; Capacidade de apreciar as reações dos alunos Sentimento de ser aceito pelos colegas; Sentimento de ser aceito pelos alunos e seu papel de professor; Sua adaptação na escola como estrutura social

1.Salários; 2.falta de coerência em sua relação com os alunos; 3.sobrecarga de trabalho FONTES DE STRESS Milstein, Golaszewski e Duquette, 1984,p. 295 apud Zaragoza 1999, p.35

FIM

Novas perspectivas A pesquisa em Cunha (2004) Identificação de condições e características que sinalizem práticas inovadoras dos professores tais como: a) ruptura com a forma tradicional de ensinar e aprender; b) envolvimento com formas de gestão participativa na instituição; c) reorganização da relação teoria /prática; d) concepção, desenvolvimento e avaliação das experiência; e) diminuição das dualidades entre o saber científico/saber popular; ciência/cultura; ed. /trabalho;