REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DA DEFESA DO RÉU PROF. DIOGO DE CALASANS MELO ANDRADE
Advertisements

PROVA DOCUMENTAL (Art. 364 ao art. 399 do CPC)
DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
PROFA. MARISTELA DE SOUZA BORBA WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO AULA 10 TEMA 05: PRODUÇÃO TEXTUAL JURÍDICA II: IMPUGNAÇÃO DATA:
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
PROFA. SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO
AULA 11 TEMA 5: PRODUÇÃO TEXTUAL JURÍDICA II: IMPUGNAÇÃO E DECISÃO SANEADORA
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
Da revelia A parte citada no processo civil é dada a faculdade de responder. Note-se a expressão utilizada “faculdade”. A tese apresentada pelo autor na.
Procedimento ordinário.
Litisconsórcio Art. 46s do CPC.
Intervenção de terceiros
CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO PERICIAL
DISTRIBUIÇÃO E PROTOCOLO

CURSO DE PRODUÇÃO REDAÇÃO ENEM 2013
DO LISTISCONSÓRCIO E DA ASSISTÊNCIA
PROFA. SIBELE LETÍCIA R. O. BIAZOTTO WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO
IMPUGNAÇÃO DO VALOR DA CAUSA
PETIÇÃO INICIAL.
Formação,suspensão e extinção do processo
Prof(a). Lucélia de Sena Alves
Ciclo da perícia.
PROFAS. SIBELE LETÍCIA R. O. BIAZOTTO MARISTELA DE SOUZA BORBA WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO AULA 15 TEMA 7: SENTENÇA TEMA 8: CONCORDÂNCIA VERBAL E USOS.
PROVA PERICIAL A prova técnica ou pericial é utilizada para esclarecer fato ou fatos complexos, pelos quais se requer conhecimentos específicos não afetos.
1 UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA CURSO DE DIREITO CURSO DE DIREITO DIREITO PROCESSUAL CIVIL I 3º SEMESTRE.
MODELO DE MEMORIAL Profª Beatriz Abraão.
Prática Jurídica I Contestação.
1. Marque a alternativa CORRETA:
Introdução ao Estudo da História
Ação de Prestação de Contas
DA INTERVENÇÃO DE TERCEIROS
27, 28 e Profº Carmênio Barroso (96)
Produção antecipada de provas
FALTA OU INSUFICIÊNCIA DE PROVA APOSTILA 2
Da medida cautelar de atentado – art. 879 à 881 do CPC
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
Produção Antecipada de provas
PROVA DOCUMENTAL Conceito: É qualquer coisa capaz de demonstrar a existência de um fato. É considerada a prova mais forte no processo civil, apesar do.
A NARRAÇÃO NO GÊNERO TEXTUAL JURÍDICO
Ação negatória de paternidade
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
Liquidação de sentença
RECURSO EXTRAORDINÁRIO ( Art. 102, III da C. F. e Art
Profº Carmênio Barroso
Liquidação de sentença
RESPOSTA DO RÉU A Resposta do réu tem como fundamento a sua posição no processo. As respostas tem finalidade diversa e pode se apresentar com a: CONTESTAÇÃO.
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 1
TIPOS DE PROCEDIMENTOS
Processo Coletivo AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
ELEMENTOS DA AÇÃO.
TEORIA GERAL DO PROCESSO – 2009 Profa. Ms. Meyre E. C. Santana.
CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO
PROVA BRASIL 2015.
REVELIA UNIC – UNIVERSIDADE DE CUIABÁ PROF. EDUARDO RAMSAY DE LACERDA.
REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA
PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO PROCESSUAL
REVELIA.
Como redigir um bom texto?
A NARRAÇÃO NO GÊNERO TEXTUAL JURÍDICO Narrar os fatos importantes do caso concreto, tendo em vista que o reconhecimento de um direito passa pela.
TEXTO JURÍDICO: PETIÇÃO INICIAL Lei nº de 16 de Março de 2015 Art A petição inicial indicará: I - o juízo a que é dirigida; II - os nomes,
Audiência de Conciliação ou Mediação. 1. Introdução Audiências procedimento comum Audiência preliminar (art. 334) Audiência de saneamento (art. 357, §
PRÁTICA JURÍDICA III CAROLINNE FERNÁNDEZ PRÁTICA JURÍDICA III Família e Sucessões.
Profº. Jonathas Barbosa PL Silva
RECONVENÇÃO. 1. Conceito “Ação do réu contra o autor, proposta no mesmo feito em que está sendo demandado” (João Monteiro) Réu – Reconvinte Autor – Reconvindo.
Art. 297 O réu poderá oferecer, no prazo de quinze (15) dias, em petição escrita, dirigida ao juiz da causa, contestação, exceção e reconvenção. O requerente.
Processo Civil Procedimentos Especiais Prof. Aldo Bonatto Filho
Transcrição da apresentação:

REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA CONTESTAÇÃO - O DISCURSO DA REFUTA

REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA Contestação – há várias definições: a) se uma ação for proposta sem que haja a contestação, não haverá o litígio; b) resposta fundamentada do réu para impugnar, rebater ou se opor à Petição Inicial por escrito; c) instrumento formal que assegura o direito do réu; d) é uma forma de defesa do réu; MAS, em RLJ, o que é? ■ tipo de composição textual-discursiva por meio da qual aquele que se encontra na posição de réu se defende em juízo, ao exercer o seu direito de resposta; logo é a produção do Discurso da Refuta

CONTESTAÇÃO É ASSEGURADA PELA CONSTITUIÇÃO + Códigos Jurídicos REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA CONTESTAÇÃO É ASSEGURADA PELA CONSTITUIÇÃO + Códigos Jurídicos Art.5º, IV, prevê , aos litigiantes, em processo judicial ou administrativo , e aos acusados em geral, (...) o contraditório e ampla defesa... art.297 ´do C.P.C – „o réu poderá oferecer , no prazo de 15 dias, em petição escrita, dirigida ao juiz da causa, contestação (...) Após a citação do réu, nos termos da petição, dá-se a contestação; logo, é a contestação que completa a relação processual

REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA Se a língua escrita funciona como ancoragem para a interação mediada e esta é dialógica (dia: por meio de + Lógus = reflexão crítica = pensamento dialético), tem-se: Petição : requerente (autor) requerido (réu); Contestação: requerente (réu) requerido (autor) Relação Processual: Requerente  Juiz  Réu Juiz : papel social de mediador do conflito = voz social do Estado de Direito Tese Antítese = Petição Contestação Logo: A argumentação Jurídica é construída pela relação acima

REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA Se a Contestação é uma composição que se contrapôe à Petição, ela é o espaço para a construção da Antítese; se a antítese é a anti-tese, para construí-la é preciso conhecer a tese Procedimentos: Leitura da Petição: a) pré-leitura = para sondar e conhecer o que a outra parte diz ou requer = como constrói a representação do acontecimento = o fato narrado e onde incide o foco da narração; b) Leitura analítica= ler com os olhos (foco) de um defensor =assumir a posição daquele que se deve contrapor à palavra do outro e, para tanto:

REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA Importância da seleção de fontes seguras; Necessidade de coerência entre a fonte escolhida e a argumentação apresentada pelo argumentante; Importância de buscar a veracidade científica; Na interpretação e aplicação do Direito como ciência, o julgador deve procurar o embasamento com maior quantidade de provas: Toda argumentação (...) não deve somente persuadir, senão convencer ou ao menos contribuir à convicção (…) porque de outra forma o intelecto fica seduzido,mas não convencido (KANT, Crítica do Juízo)

REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA b.1) analisar as alegações preliminares = observar atentamente o sentido das palavras do outro (autor): possibilidades de negar ou anular citações; problemas na representação para apontar falsos julgamentos ou julgamentos inadequados, lacunares, controvertidos; ter por parâmetro as questões de fato e de direito = negar o fato e o direito é a força do poder da contestação; b.2) a negação do fato e do direito têm a não coerência do texto da petição como ancoragem (seletividade lexical, norma gramatical, articulação de palavras = de idéias), pontuação; progressão semântica....)

REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA b.3) contrapor cada um dos dados de um fato, contido na pretensão do autor, de modo separado, visto que cabe ao réu manifestar-se de modo preciso sobre os fatos narrados na P.I; b.4) os fatos contrapostos devem ser minuciosamente analisados e aqueles presumidos como verdadeiros não serão ou não poderão ser impugnados (Se o pedido for A a Contestação não pode ter por tema B, mas também A, ou A1 = petita = o mesmo que o pedido. Lembre-se: o juiz não poderá jamais julgar ultra ou extra petita = diverso do pedido);

REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA b.5) Lembra-se de que o réu também deve pedir pagamento de custas e honorários; caso tal dado não seja registrado, não cabe ao j uiz tomar tal atitude: presume-se a renúncia desse direito pelo réu ( = pedido de sucumbência) concordância SÍNTESE de estratégias: 1ª) questionar as alegações preliminares; 2ª)contrapor-se ponto a ponto à P.I; 3ª) observar todos os quesitos da Contestação – evitar que qualquer ponto seja ignorado, como: 3.1) o pedido da sucumbência; 3.2)o pedido de improcedência; 3.3)as provas que pretende produzir, etc.; 3.4) todos dos pontos devem ser refutados = ausência de contra-argumentação = concordância ; 3.4) complementar com lógica, clareza e coerência