Faculdade Campo Real Código de Ética: conceitos e construção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

Estudando com ProfªSimony
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO QVT
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
Planejamento estratégico de pessoas
Qualidade Total.
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
Estratégia Empresarial
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
ÉTICA.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Planejamento Estratégico do PGQP
Missão “Qualificar e Habilitar cidadãos na área da saúde, assumindo uma conduta dinâmica, crítica, ética e autônoma, tornando-os agentes transformadores.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
AULA 2 Motivação de EQUIPES DE TRABALHO
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Conflito de Interesses
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Ser Ético Ser Gente Ser Empreendedor Ser Excelência.
MISSÃO, VISÃO E VALORES.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Modelo de Excelência em Gestão
ENDOMARKETING.
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
A IMPORTÂNCIA DO MARKETING CONTÁBIL
A conquista do sucesso depende do bom atendimento!
Gestão por Competências
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Teorias Modernas de Gestão
Profª. Selma Maria da Silva
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Por quê investir dinheiro em uma empresa?
OS 10 MANDAMENTOS DO EMPREENDEDOR
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
Projeto de Inovação Equipe: Carmen Chaim Vanusa Vilarinho
PROFESSOR – EMERSON GÓES
Seu Agente de Mudança..
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Capítulo 1 A administração hoje.
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
FILOSOFIA EMPRESARIAL
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Gestão Estratégica de Negócios
As pessoas e a gestão em nutrição Prof. Patrícia B. P. Bomfim Faculdade Salesiana de Vitória.
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA Prof.ª Kelly Magalhães.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Gestão da Qualidade em Serviços Mudança Cultural ???
Transcrição da apresentação:

Faculdade Campo Real Código de Ética: conceitos e construção Engenharia de Produção 7º not. Código de Ética: conceitos e construção Prof. Ms. luigi chiaro 07.06.2013

Código de Ética Toda empresa tem um C.E. informal muitas formal Trabalha ações de relacionamento aproximação identificação. envolver na construção: alta liderança + funcionários Ouvir: terceirizados; clientes/usuários; fornecedores; concorrência.

Na construção deve levar em conta ambiente no qual a empresa está inserida, realidade sócio-econômica do meio em que se encontra. Na confecção de um C.E. (e de Disciplina), a gestão participativa dos funcionários na sua elaboração torna-se imprescindível.

Participação? Necessária pelo fato de que aqueles a quem se destina possam questionar, efetivamente, os valores, metas e perspectivas da empresa, sugerindo modificações, inclusões ou discussões a respeito destes objetivos. Desperta a consciência daqueles que estão submetidos ao Código.

Conceitos significantes Em busca de significado que dão sentido à empresa Filosofia Cultura Valores Visão Missão

Dúvida: deve ser declarada? Filosofia ‘Conjunto de princípio e forças diretivas e de atitudes que ajudam a comunicar as metas, os planos e as regras para todos os empregados, e que são reforçados pelo comportamento, consciente ou inconsciente, em todos os níveis da organização’. Dúvida: deve ser declarada?

Filosofia (FGV - Escola de Administração de Empresas de SP) Permanente compromisso com a ética e os seguintes valores: Conhecimento inter e multidisciplinar Qualidade Inovação Independência intelectual Pluralismo de idéias Administração participativa

Padrões de comportamento, idéias. Cultura Padrões de comportamento, idéias. Nota-se nas preferências da empresa Importância que dedica a determinados assuntos (ex. Claro: comunicação)

Convicções claras e fundamentais defendidos pela empresa Valores Convicções claras e fundamentais defendidos pela empresa ‘é o premio que se atribui à filosofia da Emp. a ponto de se deixarem escolher’. (Nakagawa) Os três (filosofia, crença/cultura e valores, muitas empresas os unem em uma única realidade) difíceis separar.

Valores (TBA informática SP) Atualização no negócio da TBA Treinamento e autodesenvolvimento Parceria com ética Não - convivência com problemas Agressividade comercial Reconhecimento mútuo

Visão O que quer ser Percepção a ser alcançada em um horizonte de tempo. Futuro desejável (conceito para realidade futura nova) Visa um comportamento competitivo e um planejamento de recursos Entra a competição?

Visão (TBA) Ser modelo de empresa fornecedora de soluções em informática.

Missão/ engloba 4 valores Finalidade (razão de existir da empresa) Estratégia (posição competitiva e competência distinta) Valores (aquilo que empresa acredita) Padrões e comportamentos (que suportem a competência distinta e os valores) Meio para alcançar a visão

Razão de existir da empresa. Onde se quer chegar com a empresa Missão/ Razão de existir da empresa. Onde se quer chegar com a empresa Missão: bússola da empresa É o desafio de como chegar a imagem/horizonte que a empresa planeja (não sonha) alcançar=visão)

Como construir a missão? Cliente (premissa básica) Valor fundamental Meio que permite provocar o surgimento do valor. Portanto é: Processo de satisfazer o cliente não processo de fabricar produtos.

Missão Atendimento personalizado com o compromisso da satisfação do cliente interno e externo

Valores, filosofia, cultura esquema Valores, filosofia, cultura Visão (pergunta) Missão (responde) Objetivos Estratégias

Fundação Getulio Vargas Modelo Fundação Getulio Vargas Escola de Administração de Empresas de S.P.

Filosofia Permanente compromisso com a ética e os seguintes valores: Conhecimento inter e multidisciplinar Qualidade Inovação Independência intelectual Pluralismo de idéias Administração participativa

Missão Avançar nas fronteiras do conhecimento nas areas das ciências sociais e afins, produzindo e transmitindo ideias, dados e informações, além de conservá-las e sistematizá-las, de modo a contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país, para a melhoria dos padrões éticos nacionais, para uma governança responsável e compartilhada e para a inserção do país no cenário internacional.

Visão A FGV objetivará: Autonomia e integração das diferentes unidades; Estratégias ativas, como novas clientelas, produtos e serviços, estabilidade financeira e atualização tecnológica; Atuação in rede nacional e inserção internacional; Pessoal motivado, qualificado e adequadamente remunerado.

Para pensar... O que faz confuso a distinção de campo entre os diferentes itens? A missão deve sempre estar compatível com cultura, valores, visão projetando um fértil horizonte para objetivos, metas e estratégias. Não pode incluir metas financeiras e estratégicas (aparecerão em planejamentos inferiores)

Condutas consideradas anti-éticas/ Empresa diz não ter preconceito, mas não se vê um só negro trabalhando lá dentro. Suborno indireto: os compradores negociam corretamente, mas aceitam vantagens políticas e às vezes até sexuais de seus fornecedores. O comprador se envolve com o fornecedor e acaba favorecendo-o mesmo sem a intenção de fazê-lo. Comprador para fornecedor: ou você aceita o preço ou seu concorrente aceita. Este procedimento acaba liquidando os pequenos. A empresa ter informantes no governo.

Condutas consideradas anti-éticas Contratação de pessoal do concorrente para obter informações. Subfaturar produto: o concorrente A pesquisa o mercado e estima que o valor justo para um determinado produto é de R$ 100,00, computando entre outros itens o seu custo, mão-de-obra e suas vantagens. No entanto, o concorrente B fatura o mesmo produto por R$ 50,00 e paga o restante por fora. 2 concorrentes combinam abaixar o preço de um produto para liquidar um 3. Violar o meio ambiente. Publicidade enganosa, abusiva ou escandalosa, Vender sonho ao invés de produto: propaganda de um sabão que vende o sonho de uma viagem para a Europa, por exemplo, e não o produto. (RAMALHO)

Temas para serem tratados nos C.E/ Dar e receber presentes - Conflitos de interesses - informações confidenciais - Privacidade dos funcionários - Segurança dos funcionários - Dano ambiental -Qualidade e segurança do produto

Temas para serem tratados nos C.E/ - Critérios de autenticidade na relação com acionistas, gerentes, funcionários, fornecedores e credores. - Transparência e clareza nas conta e nos custos. - Discriminação com base em gênero, raça, religião, saúde, ... Abuso sexual e moral.

Temas para serem tratados nos C.E/ - Subornos, fraudes y propinas - Relações e negócios internacionais - Uso de serviços de profissionais externos - Descentralização, participação e coordenação - Direitos e deveres de donos e funcionários Condições de trabalho e contratos - Empregos de parentes

Temas para serem tratados nos C.E - Remuneração e gratificações - Uso y abuso dos recursos da empresa - Relações com a concorrência - Relações com a comunidade - Patentes, propriedades intelectuais... - Espionagem e sabotagem - Capacitação ética dos funcionários". (Villaseñor)

atividade No C.E. de sua empresa, quais dos itens apresentados encontram-se declarados? São de conhecimento de todos os funcionários? Como os funcionários conhecem o C.E.?