Ciência Política e Teoria do Estado Prof.: Dejalma Cremonese

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria Contratualista Thomas Hobbes (1588 – 1679)
Advertisements

Teoria Contratualista Thomas Hobbes (1588 – 1679)
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO
Materialismo 1.
JEORGIA CLEIDE FURLAN GONZALES DIREITO DID 11
Conceito Trabalhado: Idealismo
UNIJUI- UNIVERSIDADE DE NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ Ciência Política e Teoria do Estado Luís Felipe Neves Moreira Dejalma Cremonese.
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul
TEORIA GERAL DO ESTADO Aluna: Daniela Dohs Machado Professor: Dejalma Cremonese Fonte: Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Mestrado em Desenvolvimento.
O FIM DO ABSOLUTISMO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA
Componente curricular: Ciência Política e Teoria do Estado
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul NACIONALIDADE Componente curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEJ-Departamento de Estudos Jurídicos SEBASTIANISMO Componente Curricular: Ciência Política.
Unijuí-Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente:Ciência Política e Teoria do Estado Professor:Dejalma Cremonese Aluno:Daniel.
UNIJUÍ UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIENCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO Professor:Dejalma Cremonese Aluna:Bianca.
Escrito por Thomas Hobbes, publicado em 1651
UNIJUI - Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul
UNIJUI- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO RIO GRANDE DO SUL DEJ – Departamento de Estudos Jurídicos CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF.
Universidade Regional Do Noroeste Do Estado Do Rio Grande Do Sul – UNIJUÍ DEJ- Departamento De Estudos Jurídicos DIREITO COMERCIAL CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA.
Ciência Política e Teoria do Estado Docente - Dejalma Cremonese
Acadêmica: Maris Lorenzoni Almeida
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
Nasceu em 05/04/1588 – Inglaterra Morreu em 04/12/ Inglaterra
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIENCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO INCLUSÃO À PENA DE MORTE DEJALMA CREMONESE CASSIANO.
Ijuí, 17 de setembro de 2007 UNIJUÍ - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
Aluno:Daniel Pires de Mello Tema:República de Platão
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO Prof. Dejalma Cremonese Lisiane Francisquina DIREITO.
Thomas Hobbes.
O pensamento político de Thomas Hobbes
Prof. Fernando Berardo Toscano
FICHAMENTO.
MONARQUIAS ABSOLUTISTAS
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Absolutismo Adailton Figueiredo
BEM-VINDO À DISCIPLINA
ABSOLUTISMO MONÁRQUICO
Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948 – ONU)
T. HOBBES ( ) PRINCIPAIS OBRAS
Filosofia do Direito Capítulo 4
Curso de extensão em Filosofia do Direito – FARGS.
O estado moderno Capítulo 17.
TRANSIÇÃO DA IDADE MÉDIA PARA A IDADE MODERNA
Leviatã Thomas Hobbes.
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
ABSOLUTISMO.
ABSOLUTISMO.
A Filosofia Moderna- Séc. XVI - XVIII
FILOSOFIA.
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
A crise do Feudalismo. Relação da Crise do Feudalismo com a Formação dos Estados Nacionais Absolutistas.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Liberalismo Clássico Nome: Sílvia Trevisan Knebel Professor: Dejalma Cremonese Data:15/04/07.
Noções introdutórias sobre a Ciência Jurídica “Ubi societas ibi jus, ibi jus ubi societas” 1.Acepção da palavra Direito Origem etimológica latina: “directum”,
THOMAS HOBBES Matheus Gomes Ricardo Pimentel Debora Balbino Davi Douglas 2º B.
 Foi chamado o mais sábio dos santos e o mais santo dos sábios;  Frequentou a Universidade de Nápoles;  Foi retirado de Paris e trazido a força para.
Thomas Hobbes e o poder absoluto do Estado
Profª Me. Licemar Vieira Melo. Corrente de pensamento vigente entre os séc. XVI e o XVIII que, a partir de filósofos como Hobbes, Locke e Rousseau, defendeu.
Transcrição da apresentação:

UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência Política e Teoria do Estado Prof.: Dejalma Cremonese Aluno (a): Lisandra Bittencourt Resende Leviatã Thomas Hobbes Santa Rosa, 25 de setembro de 2007

THOMAS HOBBES Filósofo e cientista político inglês, Thomas Hobbes nasceu em Westport, no Wiltshire, em 5 de abril de 1588, e veio a falecer em 4 de dezembro de 1679.

THOMAS HOBBES Filho de outro Thomas Hobbes, sua infância foi marcada pelo medo da invasão da Inglaterra pelos espanhóis, ao tempo da rainha Elizabete I (1558-1603).

THOMAS HOBBES Hobbes viveu durante o reinado de Carlos l, as Guerras Civis, a Republica e o Protetorado e a Restauração.

THOMAS HOBBES Thomas Hobbes é outro filósofo cuja vida está vinculada à monarquia inglesa; a política e as intrigas da Corte afetaram sua existência e, sem dúvida, também seu pensamento filosófico

LEVIATÃ - 1651 Pode-se dizer que o Leviatã , de Thomas Hobbes, é a maior obra de filosofia política da língua inglesa.

LEVIATÃ Escrito em um período de grande agitação política. Capa da edição original do Leviatã

LEVIATÃ O Leviatã é um argumento a favor da obediência à autoridade fundado na análise da natureza humana.

Leviatã é a imagem do Estado que exerce o poder soberano. É o resultado de uma longa evolução do poder político... É representado como um gigante coroado...

LEVIATÃ Esse grande Leviatã, que se denomina coisa pública ou Estado não é mais do que um homem artificial, embora de estatura muito elevada e de força muito maior do que o homem natural, para cuja proteção e defesa foi imaginado.

O Monstro “O corpo da figura está formado por milhares de homenzinhos. Com a mão direita, o gigante segura uma espada (simbolizando o poder temporal) sobre um campo e uma cidade; na esquerda, ostenta uma cruz episcopal (símbolo do poder espiritual).”

O Monstro Note que o  poder eclesiástico é uma das fontes da formidável força do gigante.

REFERENCIAS http://pt.wikipedia.org/wiki/Leviat%C3%A3_(livro), pesquisado em 17 de setembro. http://pt.wikipedia.org/wiki/Leviat%C3%A3_(monstro), pesquisado em 17 de setembro.