Capitalismo procura o lucro baseado em: (ação racional)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA
Advertisements

Teoria das Relações Humanas
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Max weber busca explicar o capitalismo através de fatores externos à economia. Para Weber, o capitalismo se constitui a partir da herança de um modo de.
Jean-Jacques Rousseau
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
Ética e religião.
*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Ética protestante e o poder do espírito do capitalismo
História em quadrinhos
A SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO DE WEBER
Ecologia Profunda. A natureza, cuja evolução é eterna, possui valor em si mesma, independentemente da utilidade econômica que tem para o ser humano que.
MAX WEBER ( ).
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados,
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados.
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque SESSÃO 10 – CONCEITOS ECONÔMICOS 14 de outubro de 2008.
O QUE É SOCIOLOGIA?.
MAX WEBER E A ÉTICA PROTESTANTE
OS CLASSICOS DA SOCIOLOGIA
Sociologia
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
A Reforma Protestante Quebra da unidade cristã na Europa
Contrarreforma Católica
Filosofia, história e política. Trabalhando com o conceito de paradigma.
Cristianismo, unidade e diversidade
A Reforma Religiosa do século XVI
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
ÉTICA E MORAL.
Igreja Bíblica das Nações Academia de Sabedoria – 26/07/2013
Weber e a globalização como racionalização do mundo
2° Revolução Industrial Novos valores e maneiras de pensar – vindos da reforma protestante na Europa – determinam as novas necessidades materiais e sociais.
E o Espírito do Capitalismo
SÉCULO XV AO SÉCULO XVIII
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
A sociologia de Max Weber
Reforma protestante e contrarreforma católica
Cap. 3_Sobre a ética protestante no capitalismo de Marx Weber A sociologia Weberiana se inspira numa filosofia existencialista que propõe uma dupla negação:
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONOMICO
Fundamentos de economia
ISRAEL e o Plano de Salvação
REFORMA PROTESTANTE As rupturas da cristandade que ocorreram no século XVI são genericamente chamadas de “Reforma protestante”. Eram denominados “protestantes”
H1 – Aula 16 Prof. Fernando Gondim
REFORMA RELIGIOSA O CRISTIANISMO, DIVIDIDO EM 3 GRANDES RAMOS – CATÓLICOS,ORTODOXOS E PROSTESTANTES-, É A RELIGIÃO QUE REÚNE , ATUALMENTE, O MAIOR NÚMERO.
Reforma Protestante e Contrarreforma
O Comportamento Humano Psicologia do Consumidor
Estudos sobre sociologia
REFORMA Prof. Adriana Freitas.
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
E NEGOCIAÇÃO PROF. RUY ROBERTO RAMOS
Reformas religiosas Prof. Delzymar Dias.
REFORMA E CONTRARREFORMA
Max Weber Introdução. Sociologia Compreensiva. Conceitos Sociológicos Fundamentais. Tipologia da Ação Social.
ECONOMIA INTERNACIONAL E COMERCIO EXTERIOR
movimento religioso de divisão do cristianismo ocorrido no século XVI
Reforma Protestante e Contra- Reforma CDM: 7° Ano Prof°. Pedro Tavares.
Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia
31/03/2009 “Festa” pelo golpe de 1964 cria polêmica no Rio de Janeiro
Professor Romildo Tavares
SOCIOLOGIA Revisão. Max Weber 1. As ideias não determinam a sociedade, mas elas são importantes, ou seja, elas influenciam. O que são os tipos ideais?
Max Weber e a educação.
CONCEITOS PRINCIPAIS E SIGNIFICADOS GERAIS
A sociologia pré- científica. O Renascimento Inicia o processo de abertura e expansão comercial e marítima. Inicia o processo de abertura e expansão comercial.
Max Weber.
Capitalismo, ciência, religião e Política.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
Reforma Protestante Movimento revolucionário, político e religioso, que quebrou a hegemonia da Igreja Católica na Europa Ocidental. Causas Abusos da Igreja:
Max Weber. Questão Econômica Condenação das atividades burguesas: Afirmava que a prática comercial “não era agradável a Deus”. Assim, o comércio, a busca.
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante.
Transcrição da apresentação:

WEBER E O CAPITALISMO Aula sobre A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO

Capitalismo procura o lucro baseado em: (ação racional) TESE CENTRAL DE WEBER: as idéias religiosas tem importante influência sobre o desenvolvimento do espírito econômico. Outros fatores: desenvolvimento das cidades, centralização das iniciativas de produção Capitalismo procura o lucro baseado em: (ação racional) Disponibilidade de uma força de trabalho disciplinada Continuo investimento de capital Atitudes e comportamentos tradicionais - desejo por laser, tendência de gastar os recursos - são oponentes do capitalismo

Lutero – “trabalho como expressão do amor fraternal (ação tradicional) ÉTICA PROTESTANTE instalou no individuo o senso de obrigação moral para o cumprimento das ações terrenas. Lutero – “trabalho como expressão do amor fraternal (ação tradicional) descarta o LUTERANISMO Calvino – doutrina da predestinação – certeza da salvação é uma ação racional de ascetismo considera o CALVINISMO Ascetismo – refrear os prazeres mundanos para adquirir uma grande espiritualidade.

TIPO RACIONAL DE ASCETISMO WEBER afirma que os seguidores do calvinismo eram orientados a ver: dúvida da salvação = uma obra do diabo a certeza da salvação INSEPARÁVEL do conceito de produzir consequência Viver uma vida inteligente Frear a emoção e o impulso à diversão TIPO RACIONAL DE ASCETISMO

+ = WEBER APONTA QUE: ENFASE DO CALVINISMO SÃO AS BOAS OBRAS SUCESSO NO TRABALHO RESULTA NA CERTEZA DA ELEIÇÃO = ACUMULO DE RIQUEZAS

TESE DE WEBER – PREOCUPADA EM EXPLICAR O ESPIRITO DO CAPITALISMO MODERNO FÓRMULA DO ESPIRITO DO CAPITALISMO : ASCETISMO RACIONAL GARANTE A EXPANSÃO DO CAPITALISMO ECONOMICO CAPITAL EXCEDENTE

A “capa “ dos bens materiais tem se tornado uma “gaiola de ferro” RESULTADO PARA A SOCIEDADE:: A “capa “ dos bens materiais tem se tornado uma “gaiola de ferro” Com a decadência do ASCETISMO RELIGIOSO o homem moderno passou a ser governado pela força irresistível do SISTEMA ECONOMICO PURITANOS queriam trabalhar – como forma de expressar a certeza de ser um “eleito” HOMEM MODERNO – forçado a trabalhar para continuar a viver