Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental: a obrigatoriedade em debate Profº Ms Pedro Osmar Figueiredo Professor da Secretaria de Educação do DF - Escola Classe Natureza – Paranoá rural Pesquisador do NECON / REDE CEDES / UnB Consultor de Formação do Programa Esporte e Lazer da Cidade – Ministério do Esporte Membro do Coletivo de Formação de Brasília
RELAÇÃO NÍVEIS DE ESCOLARIDADE – IDADE 1) Educação Infantil: 0 a 5 anos 2) Ensino Fundamental 1º ao 5º ano, 6 a 10 anos 6º ao 9º ano, 11 a 14 anos Total = 370. 219 matrículas Públicas = 294.218 matrículas Privadas = 76.001 matrículas 3) Ensino Médio: de 15 a 18 anos 4) Educação de Jovens e Adultos - EJA
Educação Escolar A Escola tem o papel de mediadora entre o indivíduo e a sociedade, entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento científico, entre o patrimônio de conhecimentos produzidos historicamente pela a humanidade e os educandos que fazem parte desse tempo-espaço pedagógicos que caracterizam o ambiente escolar.
Educação Escolar “O Trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida historicamente e coletivamente pelo conjunto dos homens.“ (Saviani, 1996).
Educação Física Área de conhecimento da cultura corporal de movimento, e a Educação Física Escolar como uma disciplina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, formando um cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando para usufruir dos jogos, dos esportes, das danças e das ginásticas em benefícios dos exercícios críticos da cidadania e da melhoria da qualidade de vida. ( PCNs – MEC, 1998 , p. 29)
Educação Física Escolar É neste sentido que se entende a Educação Física na escola, como uma área de conhecimento, uma disciplina, com o mesmo grau de importância que contempla todas as outras disciplinas em uma proposta curricular (Educação Física, Matemática, Geografia, Estudos Sociais, Língua Portuguesa, Artes etc). Sem hierarquia.
AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS Aptidão Física Desenvolvimentista Interacionista / construtivista Psicomotora Crítico-emancipatória Crítico-superadora (Darido, 2004; 2005)
CRÍTICO-SUPERADORA Conteúdo: Cultura Corporal “acervo de formas de representação do mundo que o homem tem produzido no decorrer da história, exteriorizadas pela expressão corporal: jogos, danças, lutas, exercícios ginásticos, esporte, malabarismo, contorcionismo, mímica e outros que podem ser identificados como formas de representação simbólica de realidades vividas pelo homem, historicamente criadas e culturalmente desenvolvidas” (p. 38)
Sistema Societal: o Capitalismo Hegemônico ( Ideologia Dominante) Princípios: -Mercado; -Individualismo; -Competição; -Rendimento; -Diferenças de classes; Violência -Discriminação Instituições: -Religiosa; -Jurídica; -Familia -Política; Escola: JOGO/ BRINCADEIRA Indústria Cultural: Tevê; Rádio, Jornais, revistas,cinema etc. Tabela: Prof Juarez Sampaio
Tevê; Rádio, Jornais, revistas,cinema etc. Hegemônico ( Ideologia Dominante) Princípios: -Mercado; -Individualismo; -Competição; -Rendimento; -Diferenças de classes; Violência -Discriminação Instituições: -Religiosa; -Jurídica; -Familia -Política; Escola: JOGO/ BRINCADEIRA Indústria Cultural: Tevê; Rádio, Jornais, revistas,cinema etc.
Crianças brincando com ossos humanos
PROJETO DE LEI Nº 473/2007 “Dispõe da obrigatoriedade da presença do profissional de Educação Física, devidamente habilitado, no sistema de ensino do Distrito Federal.“ O PL apresenta 2 questões centrais: 1º - A Ed. Física como componente curricular obrigatório em todas as séries e níveis de ensino. 2º Fica assegurado, exclusivamente, ao profissional , devidamente habilitado na forma da lei, o exercício da docência ou orientação da prática dessa disciplina. PROBLEMA: a lei não se refere ao professor (devidamente licenciado), que tem sua profissão submetida ao Ministério da Educação! HIPOTÉSE: Por traz do PL está o Sistema CREF/CONFEF que pretende “dominar” o setor escolar sobre o qual não tem gerência legal.
PROJETO DE LEI Nº 473/2007 O PL justifica a inclusão da Educação nas séries iniciais do Ensino Fundamental da seguinte forma: Os professores das séries iniciais não tem o conhecimento específico da ‘matéria’ (INAPTOS), o que vem gerando verdadeiros analfabetos motores. Problemas: 1 - Desqualifica os professores de séries iniciais (concursados inclusive) que possuem sim, uma formação específica com o trato da cultura corporal.
Problemas (Justificativa) 2- O termo analfabeto motor (Bássoli – UEM) parte da perspectiva que a criança não possui conhecimento / saber da cultura corporal. A premissa é de um processo cada vez maior de imobilidade infantil conduzindo ao sedentarismo. A Ed. Física Escolar seria a salvação! P. Freire conhecimento cotidiano / saberes diferentes D. Saviani – o que falta é a apropriação crítica do conhecimento cotidiano em direção ao conhecimento sistematizado.
Justificativa A Ed. Física nas séries iniciais pode permitir: 1- O acesso a cultura corporal; 2 - Organização do conhecimento; 3 - O trabalho interdisciplinar;
“Na perspectiva da reflexão da cultura corporal, a expressão corporal é uma linguagem, um conhecimento universal, patrimônio da humanidade que igualmente precisa ser transmitido e assimilado pelos alunos na escola. A sua ausência impede que o homem e a realidade sejam entendidos dentro de uma visão de totalidade. Como compreender a realidade natural e social, complexa e contraditória, sem uma reflexão sobre a cultura corporal humana? “ (p. 42).