Profº Ms Pedro Osmar Figueiredo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Advertisements

Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Máscaras Africanas.
MISSÃO: formar professores de educação física
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
Cursos vinculados ao Produto EFE Educação Infantil
Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
Perfil do Profissional
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Novas Abordagens da Educação Física Escolar: do Tradicionalismo ao Construtivismo Thiago Elias Merlo 2011.
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Prof. Ms. José Elias de Almeida
ABORDAGENS/CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Política Educacional Brasileira
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Componentes Ellen Gabriela RA: Gleide Almeida RA: Kamilla Dares RA: Maria Alves RA:
3º GRUPO: CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
CURSO: Licenciatura em Educação Física
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Prof. José Roberto Medina
CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Inês Barbosa de Oliveira
Prof. José Roberto Medina
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Texto : Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
Professor: José Medina
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
AS TEORIAS DA EDUCAÇÃO E O PROBLEMA DA MARGINALIDADE
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Ginastica Geral na escola: Uma proposta metodológica
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O ESPORTE COMO UM DIREITO HUMANO PARA TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BRASIL Ana Moser.
As Concepções Pedagógicas.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação
05/11/2015.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
CINESIOLOGIA Síntese da Proposta de estrutura acadêmica para a Educação Física e Esporte (TANI, 1996) Professora: Petrucia Nóbrega Natal, outubro de 2008.
Transcrição da apresentação:

Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental: a obrigatoriedade em debate Profº Ms Pedro Osmar Figueiredo Professor da Secretaria de Educação do DF - Escola Classe Natureza – Paranoá rural Pesquisador do NECON / REDE CEDES / UnB Consultor de Formação do Programa Esporte e Lazer da Cidade – Ministério do Esporte Membro do Coletivo de Formação de Brasília

RELAÇÃO NÍVEIS DE ESCOLARIDADE – IDADE 1) Educação Infantil: 0 a 5 anos 2) Ensino Fundamental 1º ao 5º ano, 6 a 10 anos 6º ao 9º ano, 11 a 14 anos Total = 370. 219 matrículas Públicas = 294.218 matrículas Privadas = 76.001 matrículas 3) Ensino Médio: de 15 a 18 anos 4) Educação de Jovens e Adultos - EJA

Educação Escolar A Escola tem o papel de mediadora entre o indivíduo e a sociedade, entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento científico, entre o patrimônio de conhecimentos produzidos historicamente pela a humanidade e os educandos que fazem parte desse tempo-espaço pedagógicos que caracterizam o ambiente escolar.

Educação Escolar “O Trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida historicamente e coletivamente pelo conjunto dos homens.“ (Saviani, 1996).

Educação Física Área de conhecimento da cultura corporal de movimento, e a Educação Física Escolar como uma disciplina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, formando um cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando para usufruir dos jogos, dos esportes, das danças e das ginásticas em benefícios dos exercícios críticos da cidadania e da melhoria da qualidade de vida. ( PCNs – MEC, 1998 , p. 29)

Educação Física Escolar É neste sentido que se entende a Educação Física na escola, como uma área de conhecimento, uma disciplina, com o mesmo grau de importância que contempla todas as outras disciplinas em uma proposta curricular (Educação Física, Matemática, Geografia, Estudos Sociais, Língua Portuguesa, Artes etc). Sem hierarquia.

AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS Aptidão Física Desenvolvimentista Interacionista / construtivista Psicomotora Crítico-emancipatória Crítico-superadora (Darido, 2004; 2005)

CRÍTICO-SUPERADORA Conteúdo: Cultura Corporal “acervo de formas de representação do mundo que o homem tem produzido no decorrer da história, exteriorizadas pela expressão corporal: jogos, danças, lutas, exercícios ginásticos, esporte, malabarismo, contorcionismo, mímica e outros que podem ser identificados como formas de representação simbólica de realidades vividas pelo homem, historicamente criadas e culturalmente desenvolvidas” (p. 38)

Sistema Societal: o Capitalismo Hegemônico ( Ideologia Dominante) Princípios: -Mercado; -Individualismo; -Competição; -Rendimento; -Diferenças de classes; Violência -Discriminação Instituições: -Religiosa; -Jurídica; -Familia -Política; Escola: JOGO/ BRINCADEIRA Indústria Cultural: Tevê; Rádio, Jornais, revistas,cinema etc. Tabela: Prof Juarez Sampaio

Tevê; Rádio, Jornais, revistas,cinema etc. Hegemônico ( Ideologia Dominante) Princípios: -Mercado; -Individualismo; -Competição; -Rendimento; -Diferenças de classes; Violência -Discriminação Instituições: -Religiosa; -Jurídica; -Familia -Política; Escola: JOGO/ BRINCADEIRA Indústria Cultural: Tevê; Rádio, Jornais, revistas,cinema etc.

Crianças brincando com ossos humanos

PROJETO DE LEI Nº 473/2007 “Dispõe da obrigatoriedade da presença do profissional de Educação Física, devidamente habilitado, no sistema de ensino do Distrito Federal.“ O PL apresenta 2 questões centrais: 1º - A Ed. Física como componente curricular obrigatório em todas as séries e níveis de ensino. 2º Fica assegurado, exclusivamente, ao profissional , devidamente habilitado na forma da lei, o exercício da docência ou orientação da prática dessa disciplina. PROBLEMA: a lei não se refere ao professor (devidamente licenciado), que tem sua profissão submetida ao Ministério da Educação! HIPOTÉSE: Por traz do PL está o Sistema CREF/CONFEF que pretende “dominar” o setor escolar sobre o qual não tem gerência legal.

PROJETO DE LEI Nº 473/2007 O PL justifica a inclusão da Educação nas séries iniciais do Ensino Fundamental da seguinte forma: Os professores das séries iniciais não tem o conhecimento específico da ‘matéria’ (INAPTOS), o que vem gerando verdadeiros analfabetos motores. Problemas: 1 - Desqualifica os professores de séries iniciais (concursados inclusive) que possuem sim, uma formação específica com o trato da cultura corporal.

Problemas (Justificativa) 2- O termo analfabeto motor (Bássoli – UEM) parte da perspectiva que a criança não possui conhecimento / saber da cultura corporal. A premissa é de um processo cada vez maior de imobilidade infantil conduzindo ao sedentarismo. A Ed. Física Escolar seria a salvação! P. Freire conhecimento cotidiano / saberes diferentes D. Saviani – o que falta é a apropriação crítica do conhecimento cotidiano em direção ao conhecimento sistematizado.

Justificativa A Ed. Física nas séries iniciais pode permitir: 1- O acesso a cultura corporal; 2 - Organização do conhecimento; 3 - O trabalho interdisciplinar;

“Na perspectiva da reflexão da cultura corporal, a expressão corporal é uma linguagem, um conhecimento universal, patrimônio da humanidade que igualmente precisa ser transmitido e assimilado pelos alunos na escola. A sua ausência impede que o homem e a realidade sejam entendidos dentro de uma visão de totalidade. Como compreender a realidade natural e social, complexa e contraditória, sem uma reflexão sobre a cultura corporal humana? “ (p. 42).