CCI Sênior Professor: David Lima Série: EM 2º Ano Turmas: A e B

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. José Junior Barreto Para baixar essa aula, acesse:
Advertisements

Pré-Cálculo - Profa. Marli
CONCEITO DE Função Colégio CCI SÊNIOR Professor: David Lima
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
8ª Série Prof. Arthur Bernd
MÚLTIPLOS E DIVISORES Colégio CCI SÊNIOR Professor: David Lima
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Função Exponencial.
MECÂNICA Mecânica Clássica Cinemática – Movimento em uma dimensão
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Sumário Bem ou serviço compósito = dinheiro Exercícios 2 Exercícios 3.
Sumário, aula 9 Elasticidade Elasticidade arco Elasticidade no ponto
Ludwig Krippahl, 2007 Programação para as Ciências Experimentais 2006/7 Teórica 3.
Funções logarítmicas Prof. Jorge.
Funções exponenciais Prof. Jorge.
Análise dos resultados Avaliação da Aprendizagem em Processo / SARESP
Então, vamos lá! Qual é esse conteúdo?
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
O que você deve saber sobre
FUNÇÃO MODULAR.
Razão e Proporção Razão: é o quociente indicado (exato) entre dois números racionais, sendo que o segundo número é diferente de zero. Como você pode perceber,
EQUAÇÕES A primeira referência histórica que temos sobre equações refere-se ao papiro de Rhind, um dos documentos matemáticos dos antigos egípcios. Sabe-se.
Logaritmos.
Mecânica dos Sólidos não Linear
Provas de Concursos Anteriores
Progressão Aritmética (PA) Professor : Eduardo Jatobá
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
Algumas Aplicações das Funções Exponenciais
Matemática – Unidade 3.
Reatores químicos e catálise Gustavo Medeiros
ESTATÍSTICA.
Módulo Financeiro Centro de Custo.
RESUMO DE APOSTILA Matemática Aplicada UNIDADE I.
MECÂNICA - ESTÁTICA Cabos Cap. 7.
Matemática Básica Aula 02 Prof. Mayna.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA
Oferta e Demanda A Curva de Oferta
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Múltiplos de um número Sonia Regina de Souza Guedes.
Exponencial e Logaritmos
Um total de R$ 580,00 foi dividido por um pai entre seus dois filhos, em partes diretamente proporcionais às suas respectivas idades: 10 e 15 anos. Nessas.
Movimento Uniformemente Variado (MUV)
(UM ÚNICO TERMO EM CADA MEMBRO) (MAIS DE UM TERMO EM UM DOS MEMBROS)
Prof.Fabiano Progressão Aritmética
Matemática – Unidade 2.
Modelando com ED de 1ª ordem– alguns modelos simples
Logaritmos e suas propriedades
Logaritmos.
Radioatividade e Matemática
Mediana É um valor real que separa o rol em duas partes deixando à sua esquerda o mesmo número de elementos que a sua direita. Portanto, a mediana é um.
Trigonometria 19/11/2009.
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Somatório e Produtório
Máquina de Turing Universal
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 1 Seminário: Disciplina: Probabilidade e Inferência Professor:
POTENCIAÇÃO E FUNÇÃO EXPONENCIAL
Pré-Cálculo - Profa. Marli
Medidas de tendência central e de dispersão
Professor Clístenes Cunha
Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:
Crescimento e Regulação Populacional
Matemática e suas Tecnologias – Matemática
Magnitudes Estelares.
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA
Impulso e quantidade de movimento
Unidade 7 – Funções Exponencial
Função logarítmica - características e gráficos
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Logaritmos Fabio Licht.
Transcrição da apresentação:

CCI Sênior Professor: David Lima Série: EM 2º Ano Turmas: A e B FUNÇÃO EXPONENCIAL CCI Sênior Professor: David Lima Série: EM 2º Ano Turmas: A e B

Diz a lenda...

Função exponencial Definição:

Gráfico da função exponencial

Crescimento exponencial “Os impactos ambientais aumentaram muito a partir do séc. XVIII, como consequencia da revolução industrial e do avanço das tecnologias de exploração e transformação da natureza. Além disso, houve um crescimento exponencial da população do planeta, composto de pobres em sua maioria” Sene, Eustáquio de. Espaço geográfico mundial e globalizado, 8º série pág. 184. São Paulo: Scipione, 2000.

Comparação entre algumas funções Função Exponencial Função 1º Função 2º x 2x 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 x X² 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 x 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Comparando os gráficos

CUIDADO!!!! Um abuso muito vulgar, é apresentar números que aumentam com o adjetivo sensacionalista de “crescimento exponencial” Duvido que 90% dos nossos jornalistas saibam o que significa verdadeiramente essa expressão.

pergunta! Resposta: Apenas 1 minuto antes do meio-dia. Supondo que uma certa bactéria se duplica a cada minuto, e que ao meio-dia um vasilhame fique cheio de bactérias, em que momento estava ocupado apenas até a metade? Resposta: Apenas 1 minuto antes do meio-dia.

Exercícios Páginas 34 e 35 nº 27,28,29,30,34 e 35.

Equação exponencial Nestes casos usaremos logaritmo, para resolver!!!! É toda equação que apresenta a variável no expoente. Tipo 1: BASES IGUAIS Tipo 2: BASES DIFERENTES Nestes casos usaremos logaritmo, para resolver!!!!

Exercícios: Páginas 33 e 34 nº 1,2,3,4,5 e 15

Aplicações da função exponencial e LOGARÍTMICA

economia onde n representa o número de vezes que no ano se calcula o juro.  Se n tende para + infinito, M tende para um certo limite:

Sociologia O crescimento populacional é a mudança positiva do número de indivíduos de uma população dividida por uma unidade de tempo. com A, B e K constantes positivas que dependem de uma situação concreta.

Vejamos alguns exemplos de aplicação na biologia: expressão utilizada para calcular o crescimento da população mundial, é generalizável ao crescimento da população de qualquer espécie. Vejamos alguns exemplos de aplicação na biologia:

A reprodução de bactérias:

A reprodução de peixe:

AGRICULTURA Para calcular o rendimento V de uma floresta podemos usar a fórmula: em que V dá-nos o valor em metros cúbicos de madeira por are (100m²), em função da idade da floresta, t.

FÍSICA A função exponencial é utilizada para calcular a desintegração das substâncias   radioativas através da equação: (1) em que y0  é a quantidade inicial, correspondente ao momento t = 0.

Exemplo: Por exemplo, sabe-se que em 5730 anos metade do carbono 14 decompõe-se. De acordo com estes dados, vamos calcular o valor da constante k da expressão (1). Temos que t = 5730 anos, e que

então no caso concreto do carbono 14 temos a seguinte fórmula: com estes dados chegamos a : então no caso concreto do carbono 14 temos a seguinte fórmula: OBS. Para calcular a idade de um fóssil usa-se a fórmula de decomposição da partícula radioativa carbono 14.

SISMOLOGIA Uma das mais importantes utilizações dos logaritmos é a descrição de fenômenos cujas medições são muito grandes, muito pequenas, ou que se situam em intervalos com uma amplitude muito grande. Um desses fenômenos é o sismo. A energia libertada por um sismo no seu epicentro é geralmente medida em ergs. Como não seria muito prático descrever um sismo da seguinte maneira : sismo atinge a estroféria libertando 47369834360967412946 ergs, os sismólogos usam uma escala, a escala de Richter, definida pela seguinte equação: E = energia libertada M = magnitude na escala de Richter.

ASTRONOMIA Desde tempos antigos, que se tem classificado as estrelas de acordo com o seu brilho detectado a olho nú. As estrelas que mais brilhavam eram chamadas "estrelas de 1ª magnitude", aquelas que brilhavam um pouco menos eram chamadas " estrelas de 2ª magnitude" e assim sucessivamente. Atualmente o brilho de uma estrela pode ser medido exatamente, e a classificação da sua magnitude é baseada no cálculo do logaritmo do brilho atual. Assim, a fórmula que relaciona a magnitude e o brilho é

Exercícios Pág. 35 a 37 nº 32,33,38,39,40,42,43,45,49 e 50