Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Cooperação entre Irmãs e leigos(as). Oportunidades e desafios.
Princípios critérios e linhas teóricas-práticas
Capítulo II Nas fontes da espiritualidade educativa passionista
Capítulo IV A Pedagogia passionista do encontro
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Tema: Fraternidade e Saúde Pública
Proposta Pastoral 2006.
Encontro de Gestores da Inspetoria Salesiana de São Paulo
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
I- Concepção de Educação
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
Espiritualidade Conjugal
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Princípios pedagógicos gerais
Capítulo VIII Itinerários educativos Os itinerários educativos são interdependentes e complementares; levando em conta as características próprias dos.
Capítulo VI A troca dos dons: contribuição do leigo educador cristão
Proposta Educativa “EDUCAR PARA A VIDA E PARA A FELICIDADE!”
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Cidade Educadora, Cidade Saudável
Essa é minha escola.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
"Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para Deus e não para as pessoas". Ef 6,7 “Nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista.
Conselhos Missionários
Objetivos da “conversa”
Objetivos das URGÊNCIAS
Educação Ambiental.
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
Una grande árvore plantada numa terra fértil... a terra de Valdocco... a terra dos leigos... a terra das culturas... a terra de Mornese.
VOCAÇÃO É O ENCONTRO DE DUAS LIBERDADES:
Educação Ambiental.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Fé&Cultura - 18/03/20031 Leigo na Igreja X Cientista no mundo: uma contradição? Prof. Dr. Emilio A. Jeckel Neto.
ÉTICA PROFISSIONAL Um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão.
Uma idéia atual, que vai fazer 100 anos ! ! !
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Conselho Missionário Diocesano
Documento de Aparecida
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
Sínodo sobre nova evangelização
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Pastoral da Educação e da Cultura
A vida que é uma Construção!
Organização Empresarial
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
Apresentação Campanha da Fraternidade 2013 retoma o tema Juventude. Se propõe olhar a realidade dos jovens, acolhendo-os com a riqueza de suas diversidades,
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
QUALIDADES NECESSÁRIAS DE UM LÍDER DE PEQUENO GRUPO
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
ENCONTROS DE CATEQUESE COM ADULTOS Itinerário de vida cristã
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Fraternidade: Igreja e sociedade
Formação Catequética Catequista.
Razões dos Pequenos Grupos
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
A família tem uma função humanizadora
Com Maria, ide depressa para uma nova terra! Dimensões da Sensibilidade e cuidado na PdU Prof. Dr. Luiz C. Susin Solidão:
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
Gostar das crianças é essencial, mas não basta. A pessoa tem de estar preparada para cuidar e educar. Precisa saber lidar com imprevistos, se relacionar.
EMRC, uma disciplina... A EMRC E A CIDADANIA EMRC E A CIDADANIA.
Transcrição da apresentação:

Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP) Capitulo V A comunidade educativa passionista (CEP) Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)

A comunidade passionista CP é ao mesmo tempo sujeito operativo, fonte e veículo da ação educativa não somente porque cumpre uma missão, mas ela própria é proposta e caminho de educação no estilo da pedagogia passionista do encontro. Herdeira do carisma de Maria Madalena Frescobaldi configura-se na Igreja e na sociedade como uma comunidade de Irmãs que encontram na memoria passionis a motivação, o sentido e o fim da sua missão educativa.

Educativa Passionista - CP A Comunidade Educativa Passionista - CP A mesma caridade que alimenta a fraternidade, move os membros da CP a abrir-se à colaboração com educadores(as) leigos, sacerdotes, religiosos, de acordo com o contexto sócio-cultural, para realizar a ação educativa e testemunhar os valores da colaboração da partilha de vida, na troca dos dons.

As funções da CP no interior da CEP a ) dirigir Compete à CP a responsabilidade pelas pessoas, pelo projeto, pela organização do ambiente, por designar atribuições e definir competências de ação, prover os meios necessários , dinamizar e animar o desenvolvimento da ação educativa.

b - animar A CP tem a missão de oferecer aos colaboradores autênticas motivações interiores, estimulá-los a uma participação criativa e apoiá-los no desenvolvimento de suas atividades para que cresçam na adesão aos valores da pedagogia passionista.

C - programar e coordenar Tal função consiste em traduzir, na prática, o projeto educativo local, através de programas realizavéis e adeqüados à realidade. Consiste portanto, em tornar convergente e harmoniosa as intervenções dos vários educadores em vista dos objetivos estabelecidos, numa colaboração pluridisciplinar.

d - administrar A comunidade provê, organiza e cuida dos meios e estruturas para garantir o sereno e regular desenvolvimento da missão educativa. Estuda o melhor aproveitamento das estruturas para, no respeito às normas sociais e jurídicas vigentes na comunidade local, responder às necessidades das pessoas.

Natureza da CEP A CEP è formada de todos (religiosas, sacerdotes, leigos, colaboradores, voluntários, destinatários, famílias, ex alunos, membros da CLP) que por várias razões estão envolvidos no Projeto Educativo. Na CEP cada um tem a sua função e a sua competência específica. Todos, de formas diversas e de acordo com a à função de cada um, participam da elaboração e assumem a responsabilidade por todo o projeto. Participam como protagonistas da sua realização, colocando à disposição suas capacidades pessoais e profissionais. [1] Cf SCa 60.

Objetivo geral da CEP A CEP tem a missão de elaborar, realizar e avaliar o Projeto Educativo local, adequado às características dos destinatários, à atividade e ao território no qual está inserida. Tendo em vista a sua atuação, a CEP estabelece e exerce as funções, escolhe e dinamiza planos e programas de acordo com a estrutura disponível e a necessidade dos destinatários.

A função fundamental da CEP é a de propor a adesão pessoal e livre de cada pessoa envolvida, aos valores humano-cristão- passionista, de interiorizá-los e testemunhá-los com a vida, de acordo com a capacidade e a opção de vida de cada um. [1] Cfr DRESC 107-112.

Deveres dos membros da CEP Cada membro da CEP atuante em um centro educativo pertencente à Congregação tem o preciso dever de conhecer, aceitar, respeitar e colocar em prática a pedagogia da Congregação indicada no Quadro Referencial e realizada no Projeto Educativo local.

Cada um tem o direito, conforme os princípios da justiça, de ser reconhecido e valorizado como profissional e, se comprometido com um contrato de trabalho, receber uma o justo salário.

As pessoas que acolhemos em nossos centros educativos , em vista de sua realidade de vida e do próprio desenvolvimento, têm o direito a programações educativas apropriadas e adequadas às suas necessidades.

Estrutura da CEP Cada membro tem a sua função e a sua competência e dispõe da autonomia necessária ao desenvolvimento da sua missão. Todavia, cada um é chamado a agir em sintonia com os outros membros, integrando a própria ação no interior do único projeto.

Incentivar a participação e a criatividade A participação, que se torna um antídoto à competição, ajuda todas as pessoas, educadores e educandos a darem o melhor de si e a criarem novas formas de colaboração que tornam significativo o trabalho realizado em comum.

educativo passionista Formar um ambiente educativo passionista Por ambiente não entendemos somente um lugar onde se desenvolve a atividade educativa, mas sobretudo a realidade viva e dinâmica na qual pessoas, acontecimentos e situações, modelam a personalidade dos destinatários e, ao mesmo tempo, é por ela modelada. A CEP tem a missão primária de favorecer um ambiente de simplicidade e verdade das relações, para que, através das pequenas coisas de cada dia, atinja ao máximo, a humanização das pessoas que a compõem.

O ambiente é realidade viva e dinâmica, necessita de atenção e zelo permanentes. simplicidade, acolhida, misericórdia, alegria, confiança, afabilidade,respeito, atitudes que contribuam à felicidade daqueles ali vivem.

Zelar por uma adequada formação pessoal A CEP é chamada a desenvolver o próprio serviço educativo com competência, profissionalismo e fidelidade aos valores da pedagogia passionista para poder servir melhor as pessoas que lhe são confiadas.

Cada membro da CEP tem o dever de assumir com responsabilidade a própria auto formação para ser capaz de desenvolver a própria missão com competência, criatividade e profissionalismo, propondo iniciativas que sejam do interesse de todos e enriqueçam o projeto comum.