II Encontro Internacional de Estudantes  de Educação Física

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com ProfªSimony
Advertisements

Residência Farmacêutica Visão Humanista
Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude 3ª Conferência do Esporte Mineiro.
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
Ações Estratégicas na Atenção Básica
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Residências em Saúde: a multiprofissionalidade como um caminho
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
FENÔMENOS DE TRANSPORTE II
A Ética na Educação Física
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
GRADUAÇÃO EM SAÚDE Disciplina de Pedagogia e Didática
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
SÉCULO XX.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Educação Permanente Profa. Aline Alves de Andrade.
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO SUPERIOR: AÇÕES DO MEC E DO INEP
Habilidades em Comunicação V
CONTEXTO DE CONSTRUÇÃO DO.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
QUANDO VOCÊ INVESTE EM PESSOAS, O RETORNO É GARANTIDO.
Empreendedorismo pode ser aprendido
Perfil e Trajetória Acadêmico-Profissional de um Doutor
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
Organização Empresarial
Laura C. M. Feuerwerker* * Doutora em Saúde Pública.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Empregabilidade e Carreira
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
CURSOS TECNOLÓGICOS Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima Pró-reitora de Ensino e Extensão Site:
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Vahan Agopyan 09/11/2011. PRINCIPAIS FONTES DE INFORMAÇÕES:  Reuniões com membros das CPGs e Diretores  Participação nos eventos: o 2011 EUA-CDE meeting.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Capítulo 1 A administração hoje.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FLORIANÓPOLIS - 17 DE OUTUBRO DE 2007 Prof. Luiz Henrique Costa – ABENFAR DESAFIOS PARA O.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Transcrição da apresentação:

II Encontro Internacional de Estudantes  de Educação Física 14 a 18 de janeiro de 2012 - Foz do Iguaçu - PR - Brasil A preparação do acadêmico de Educação Física visando a participação em equipes multidisciplinares na área da saúde Prof.Dr. José Marques Novo Jr. CREF-MG 5720-G REPRESENTANTE CONFEF-CT3-CNRMS Depto.Educação Física e Motricidade Humana Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Universidade Federal de São Carlos

APRESENTAÇÃO Caminhada Orientada PESQUISA EXTENSÃO GRADUAÇÃO Física & Câmara Técnica 3 – Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidades, Saúde Coletiva GRADUAÇÃO Física & Educação Física DOUTORADO & Pós-Doutorado Engenharia Biomédica MESTRADO Bioengenharia Caminhada Orientada Inovação, empreendedorismo e desenvolvimento de produtos Avaliação Muscular Quantitativa Avaliação do Desempenho de Atletas com Deficiência PESQUISA EXTENSÃO

A preparação do acadêmico de Educação Física PROGRAMA DE CAMINHADA ORIENTADA A preparação do acadêmico de Educação Física

1. Conquistas e Responsabilidades! Regulamentação da Profissão de Educação Física e criação do CONFEF/CREF’s

Profissionais da Saúde Conquistas e Responsabilidades! Resolução CNS 218/1997 Profissionais da Saúde

Conquistas e Responsabilidades!

Conquistas e Responsabilidades!

Conquistas e Responsabilidades!

Conquistas e Responsabilidades!

Conquistas e Responsabilidades!

Conquistas e Responsabilidades!

Conquistas e Responsabilidades!

INFORME-SE, SEMPRE! Estratégia Global para Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde - OMS

INFORME-SE, SEMPRE! Estratégia Global para Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde - OMS

INFORME-SE, SEMPRE!

INFORME-SE, SEMPRE!

INFORME-SE, SEMPRE!

Em 278 páginas, encontramos as seguintes ocorrências: INFORME-SE, SEMPRE! “coach” - 1 “physical education teacher” – 5 “dance” - 14 “teachers” – 21 “sedentary” - 116 “leisure” - 163 “physical education” – 172 “sport(s)” - 398 “exercise” – 1071 “physical activity” – 2127 Em 278 páginas, encontramos as seguintes ocorrências:

INFORME-SE, SEMPRE! 13 definições 43 definições

Conselho Federal de Educação Física INFORME-SE, SEMPRE! Conselho Federal de Educação Física Conselhos Regionais

Ministério da Saúde INFORME-SE, SEMPRE! http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/

Ministério da Saúde INFORME-SE, SEMPRE! http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INFORME-SE, SEMPRE! Ministério da Cultura http://cnrms.mec.gov.br RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL

Portaria No. 2.488: ampliação dos NASF’s: INFORME-SE, SEMPRE! Portaria No. 2.488: ampliação dos NASF’s: de 870 podendo chegar a 4.524

Ministério da Saúde INFORME-SE, SEMPRE! http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/

Ministério da Saúde INFORME-SE, SEMPRE! http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/

DAS CONQUISTAS e RESPONSABILIDADES (ações) AO PERFIL (formação) FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAR NA ÁREA DA SAÚDE

Disciplinas específicas 2. APRENDA A APRENDER! Disciplinas específicas Qualidade de vida; Aspectos epidemiológicos; Fisiopatologia; Avaliação física; Prescrição de exercícios físicos; Projetos sociais; etc... OUTRAS MATÉRIAS ? Quais?

Sistema Educacional Mas como romper essa parede? ENSINO EXTENSÃO APRENDA A APRENDER! Sistema Educacional Disciplinas (conhecimento inicial) Graduação (local/regional) ENSINO Estágios (Problem Based Learning) EXTENSÃO PESQUISA aplicação do conhecimento Formação continuada geração de novos conhecimentos Especialização, Residência, Mestrado, Doutorado, Mestrado profissional Pós-graduação mercado de trabalho Mas como romper essa parede?

Em nosso sistema educacional tradicional... APRENDA A APRENDER! Em nosso sistema educacional tradicional... Especialistas do passado... Lidamos com conhecimentos dominados... É assim que a Ciência caminha...só que... Ações empreendedoras! Futuro: especialista do que não existe... Soluções do passado não interessam... Você tem que inovar para encontrar o seu espaço no mercado!

As 3 fases da aquisição do conhecimento APRENDA A APRENDER! As 3 fases da aquisição do conhecimento COMPARTILHAMENTO aplicação Conhecimento adquirido aprendizado Dedicação, tempo e esforço COMPARTILHE CONHECIMENTO, SEMPRE!

CONSENSOS MÉDICOS e diretrizes www.diabetes.org.br (Soc. Brasileira de Diabetes) www.cardiol.br (Soc. Brasileira de Cardiologia) APRENDA A APRENDER!

CONSENSOS MÉDICOS e diretrizes http://www.medicinadoesporte.org.br (Soc. Brasileira de Medicina do Exercício do Esporte) APRENDA A APRENDER!

CONSENSOS MÉDICOS e diretrizes http://www.medicinadoesporte.org.br (Soc. Brasileira de Medicina do Exercício do Esporte) APRENDA A APRENDER!

CONSENSOS MÉDICOS e diretrizes www.acsm.org (American College of Sports Medicine) APRENDA A APRENDER!

CONSENSOS MÉDICOS e diretrizes www.acsm.org (American College of Sports Medicine) APRENDA A APRENDER!

3. E O QUE MAIS? Valores Eficiência X Eficácia Avaliação Objetivos equipe multiprofissional de saúde Valores Eficiência X Eficácia Avaliação Objetivos O indivíduo

Eqüidade VALORES norteadores E o que mais? VALORES norteadores para as ações de uma equipe multiprofissional Eqüidade Lutar por igualdade e justiça mediante a eliminação das diferenças desnecessárias e evitáveis

Excelência VALORES norteadores E o que mais? VALORES norteadores para as ações de uma equipe multiprofissional Eqüidade Excelência Chegar ao mais alto padrão de qualidade naquilo que fazemos

E o que mais? VALORES norteadores para as ações de uma equipe multiprofissional Promover os interesses e responsabilidades comuns e os esforços coletivos para alcançar as metas comuns Eqüidade Excelência Solidariedade

Respeito VALORES norteadores E o que mais? VALORES norteadores para as ações de uma equipe multiprofissional Eqüidade Acolher a dignidade e a diversidade de indivíduos, grupos e necessidades Excelência Solidariedade Respeito

Integridade VALORES norteadores E o que mais? VALORES norteadores para as ações de uma equipe multiprofissional Eqüidade Garantir um desempenho compartilhado, ético e confiável Excelência Solidariedade Respeito Integridade

Alcance de objetivos INDIVIDUAIS Alcance de objetivos ORGANIZACIONAIS Participação da pessoa na equipe multiprofissional em saúde E o que mais? EFICIÊNCIA EFICÁCIA Como fazer as “coisas” certas... Fazer o que deve ser feito... Como fazer certo as “coisas”... Como fazer o que tem para ser feito... Alcance de objetivos INDIVIDUAIS promoção, prestígio, maior salário, carreira, segurança pessoal, cursos de pós-graduação, cargos, etc... Alcance de objetivos ORGANIZACIONAIS resolutividade, humanização da assistência, equidade, redução de custos, valorização e crescimento da equipe, etc...

AVALIAÇÃO das ações da equipe multiprofissional função diagnóstica E o que mais? início durante a cada período função diagnóstica função formativa função somativa “informações sobre o conhecimento prévio das coisas e das pessoas, bem como sobre os seus interesses e necessidades” “permite detectar dificuldades no momento em que elas surgem como também estabelecer planos imediatos de adequação e atualização” “fornece uma visão mais precisa do desempenho do usuário em relação à sua condição física e dos profissionais em relação às suas condutas na equipe”

OBJETIVOS atenção integral à saúde E o que mais? OBJETIVOS para a formação de uma equipe multidisciplinar atenção integral à saúde 1º. qualquer proposta de intervenção deverá agregar às ações de interdisciplinaridade, os princípios norteadores do SUS: integralidade, eqüidade, universalidade. 2º. a resolutividade das ações deverá caracterizar-se pela humanização da assistência, assegurando acolhimento e vínculo.

O indivíduo Futuro? Passado? Cultura/tradição PERGUNTAS! RESPOSTAS! numa equipe multidisciplinar E o que mais? Quem sou? Passado? Cultura/tradição RESPOSTAS! Futuro? Empreendedorismo Inovação PERGUNTAS!

A SÍNDROME do empregado... E o que mais? 1ª. Depende de terceiros para trabalhar 2ª. Exige supervisão 3ª. Só busca conhecimentos na sua especialidade 4ª. Não busca conhecer como funciona a saúde pública para poder contribuir na melhoria do atendimento 5ª. Apega-se com o que existe: não se preocupa com o que não existe 6ª. Não sabe identificar e aproveitar oportunidades 7ª. Não é agente de inovações e não muda a si mesmo 8ª. Faz mais do que aprende e tem medo do erro 9ª. Realiza o sonho dos outros e não o seu

5. CONCLUSÃO COMPETÊNCIA HABILIDADE CONHECIMENTO ATITUDES Saber fazer acontecer Alcançar resultado por meio do conhecimento Transformação do conhecimento em RIQUEZA Mudança, INOVAÇÃO e empreendedorismo HABILIDADE Saber fazer Aplicação do conhecimento Transformação do conhecimento em resultado RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CONHECIMENTO Saber Saber o que e como Informação organizada e estruturada REFERENCIAL COGNITIVO ATITUDES Pró-atividade Empatia Ética HUMILDADE CIENTÍFICA

PRINCIPAIS DESAFIOS Trabalho árduo, engloba equipe multi-profissional Conclusão PRINCIPAIS DESAFIOS Trabalho árduo, engloba equipe multi-profissional “ A ação multiprofissional requer clareza e definição das relações inter-pessoais, da interdisciplinaridade e da comunicação. ” Treinamento continuado: Estudo, pesquisa e ações interdisciplinares

Contatos: marques.novojr@gmail.com marques.novojr@ufscar.br II Encontro Internacional de Estudantes  de Educação Física 14 a 18 de janeiro de 2012 - Foz do Iguaçu - PR - Brasil Contatos: marques.novojr@gmail.com marques.novojr@ufscar.br © JMNovo Jr. 2012