Aluna: Carina Pfaffenseller Profª Drª Marie Jane Soares Carvalho 2011 Arquiteturas Pedagógicas e Inclusão Digital Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

RELAÇÕES COOPERATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE APRENDIZAGEM NO PBWORKS: A EXPERIÊNCIA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Portal do Professor SEED/MEC
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
Fundação Roberto Marinho
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Vozes da Comunidade Márcia Campos Mestranda PPGEDU UFRGS Grupo de Pesquisa InovAval Coord. Profª. Denise Leite.
Contexto de Educação a Distância
Apresentação.
Elementos para o debate sobre a Universidade Nova Carlos Alexandre Netto Pró-reitor de Graduação da UFRGS (com a colaboração de colegas Pró-reitores)
Orientadora: Rosane Aragon de Nevado
Produção do conhecimento em EAD
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
@       cada disciplina ou atividade tratará das suas questões sem que a organização do ambiente procurará responder as mesmas rotinas preparadas para.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
A EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA Apresentação: Profas. Selma Dias Leite e
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Licenciatura em Pedagogia a Distância
Tipos de Tutoria.
CURRICULO +.
Práticas de leitura, escrita e oralidade no contexto social
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
MIRIAM ROSA DA FONSECA STEFFEN
Comunidade de Aprendizagem
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
Ferramentas da Internet Seus Usos na Educação
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
1. 2 Bem-vindos à UFRGS!! 3  Faculdade de Educação/UFRGS  Faculdade de Educação/UFSC  Secretaria de Educação a Distância- SEED/MEC LICENCIATURA EM.
Centro de Artes e Educação Física da UFRGS
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aurenivia dos Reis Mendes Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa.
Didática da alfabetização
Arquiteturas Pedagógicas e Inclusão Digital Profs. Marie Jane Soares Carvalho e Adriano Teixeira CRIAR E PROFESSORAR UM CURSO ONLINE: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Tecnologias na Educação: ensinando.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
Plano de Atividades do SI semestre Turma E.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA: UMA TENDÊNCIA EDUCACIONAL.
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Cristiane Regina Santos Professoras: Gilca dos Santos.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
vídeo
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

Aluna: Carina Pfaffenseller Profª Drª Marie Jane Soares Carvalho 2011 Arquiteturas Pedagógicas e Inclusão Digital Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação

Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação O ensaio busca refletir sobre as aprendizagens do mediador no Curso de Licenciatura em Pedagogia EAD oferecido pela UFRGS em Gravataí, dando destaque à avaliação. Avaliação: -interligada ao processo de ensino-aprendizagem; - possibilidade de retorno ao aluno; - não visar apenas à classificação; -deve iniciar junto com as atividades; -aluno como parâmetro de si mesmo;

Tutoria das interdisciplinas: - Interdisciplina Seminário Integrador - Interdisciplina Escola, Projeto Pedagógico e Currículo A Interdisciplina Seminário Integrador foi a primeira Interdisciplina apresentada aos alunos nesta modalidade de ensino. As atividades propostas eram de uso de ambientes virtuais. Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação

As respostas avaliativas dos tutores e as interferências destes nos debates qualificaram o trabalho dos alunos em futuras atividades; Os fóruns de discussão e as produções textuais postadas no webfólio eram trabalhos avaliados de maneira contínua; Considerar cada aluno como um ser com saberes e competências diferentes; A frequência deve ser revista nas aulas de EAD, pois é necessário considerar não somente as atividades sincrônicas, mas sim, as informações e reflexões trocadas e realizadas nos diferentes ambientes de aprendizagens e em diferentes tempos; A auto-avaliação é mencionada como uma importante ferramenta ao qual o aluno é instigado a refletir suas dificuldades e possíveis maneiras de solucioná-las; Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação

Referência NEVADO, R. A.. CARVALHO, M. J. E MENEZES, C. S. Aprendizagem em rede na educação a distância: estudos e recursos para formação de professores. Porto Alegre: Ricardo lenz, 2007