PROGRAMAS/CURSOS ACADÊMICOS. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TRIENAL TRIÊNIO AVALIAÇÃO 2004 – 2007 ÁREA DE AVALIAÇÃO GRANDE ÁREA CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDICINA I,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Caminhos para a excelência H. B. Nader Bento Gonçalves, 2006.
CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO: GRANDE ÁREA DE SAÚDE Triênio 2004/2006
O PNPG E A PG NA PSICOLOGIA
Mestrado Profissional em Saúde Coletiva
Avaliação dos cursos que obtiveram nota 4 no último triênio Maria Inês Schmidt Mariangela Cherchiglia Reunião Capes e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação.
Page 1 GT Engenharias & Computação. Page 2 Objetivos: Analisar o processo de avaliação dos Mestrados Profissionais e propor modificações na ficha de avaliação.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO TRIÊNIO 04/06. 1.Proposta do Programa (a) a(s) área(s) de concentração devem delimitar de maneira clara o objeto de especialidade.
Avaliação CAPES e ações prioritárias dos PPGs da Área da Farmácia II Encontro Nacional de Pós-Graduação na Área de Ciências da Saúde Dulcineia Saes Parra.
Documento de Área Interdisciplinar Triênio
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
VI ENCONTRO NACIONAL DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS BAHIA de Novembro de 2010.
GT Engenharias Profa. Ofélia de Q. Fernandes Araújo – UFRJ Prof. Mário Yoshikazu Miyake – IPT Prof. Vahan Agopian - USP.
II Encontro Regional de Coordenadores de Mestrado Profissional Grupo de Trabalho das Ciências Sociais Aplicadas Coordenação: Profa. Graziela Dias Alperstedt.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
Corpo Docente As qualificações dos docentes são satisfatórias? Avaliação Externa: A Sim.
Sistema de Indicadores
Análise da Produção Intelectual Guilherme Werneck Ivan França Junior Moisés Goldbaum Agosto de 2009.
Ficha de Avaliação da Pós-Graduação em Saúde Coletiva triênio Grupo de trabalho Ethel Leonor Noia Maciel Hillegonda Maria D. Novaes Paulo Capel.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Pós-Graduação em Saúde
Fórum 1º FÓRUM DE GRADUAÇÃO DO ITEC. 1º Fórum de Graduação do ITEC A Direção do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e os Diretores.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Metodologia Científica CEPEA. Sistema de Pós-graduação no Brasil: Metodologia Científica Pós-Graduação Lato-sensu Stritu-sensu.
UNIVERSIDADE ZAMBEZE FACULDADE DE CIÊ NCIAS DE SAÚ DE
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
A AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO
Avaliação de cursos de Pós-Graduação. Implantado pela CAPES em 1976 Objetivos: estabelecer.
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
Autoavaliação Institucional e a CPA
Sistema de Avaliação da Pós-Graduação I Simpósio de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG Setembro 2008 José Ricardo Bergmann
Rosalina A. Partezani Rodrigues Representante da área da Enfermagem junto a Capes/Professora Titular do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSU EM SAÚDE COLETIVA Guilherme L Werneck.
Programas de Pós- graduação em Farmácia Total = 46 Mestrado= 27 Doutorado= 16 Profissional = 3 Norte = 1 Nordeste = 5 (UFC, Sergipe, UFRN, UFPE, UFJP)
I) “Matrizes” e Histograma: Distribuição e movimentação dos PPGs na escala de conceitos Conceito Atual (Trienal 2004 ou APCN) X Conceito Trienal.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Processos Centro: Tecnologia Área de.
Currículo Lattes vs Avaliação CAPES
Fonte: Documento APCN V. Ficha de Avaliação para o Triênio – ANEXO I Quesitos / ItensPeso * * Definições e Comentários sobre o Quesito/Itens.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Pró-Reitoria de Planejamento
Emmanuel Zagury Tourinho Antonio Virgílio Bittencourt Bastos.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
S ITUAÇÃO ATUAL DA REGULAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS NA SAÚDE COLETIVA Rio de Janeiro, 30 e 31 de agosto de 2012 Sérgio Pacheco de Oliveira.
Avaliação Trienal Matemática, Probabilidade e Estatística Indicar aqui o nome e instituição do Programa Indicar o para contato Todas as.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
Workshop de Avaliação Continuada (relativo aos anos 2007 e 2008) Matemática, Probabilidade e Estatística Indicar aqui o nome e a instituição do Programa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
Workshop de Acompanhamento (relativo aos anos 2007 e 2008)
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Produção Centro: Centro de tecnologia.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
Critérios de Avaliação Triênio Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Novembro / 2009.
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
Avaliação e Perspectivas dos Cursos de Graduação do IFPA.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMAS/CURSOS ACADÊMICOS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TRIENAL TRIÊNIO AVALIAÇÃO 2004 – 2007 ÁREA DE AVALIAÇÃO GRANDE ÁREA CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDICINA I, MEDICINA II, MEDICINA III, ODONTOLOGIA, FARMÁCIA, ENFERMAGEM, EDUCAÇÃO FÍSICA COLETIVA)

Objetivos da Avaliação Trienal I.Contribuir para o controle da qualidade da pós-graduação brasileira II.Retratar a situação da pós-graduação brasileira III.Contribuir para o desenvolvimento de cada programa e área e da pós- graduação brasileira IV.Fornecer subsídios para planos e programas de desenvolvimento da Pós- Graduação

Pressupostos da Avaliação Trienal I.Adoção do padrão internacional da Área como referência II.Elevação constante dos referenciais adotados na avaliação

Cursos Recém-Implantados e Cursos Novos Recém-Implantados – menos de 1 ano de funcionamento Curso Novo –Mestrado: menos de 3 anos –Doutorado: menos de 5 anos Inapropriado reduzir conceito

Ficha de Avaliação Quesitos e itens Garantir uma base de uniformidade e de padronização do processo de avaliação

Ficha Antiga I.Proposta II.Corpo Docente III.Atividades de Pesquisa IV.Atividades de Formação V.Corpo Discente VI.Teses de Dissertação VII.Produção Intelectual

Ficha Nova Proposta do Programa Corpo Docente Corpo Discente, Teses e Dissertações Produção Intelectual Inserção Social Diferenciais de Qualificação e Liderança (atribuição de notas n os 6 e 7)

I – Proposta do Programa sem atribuição de peso

I – Proposta do Programa Orientações e Sugestões Destaques sobre aspectos inovadores na proposta, na metodologia ou nos procedimentos de ensino Observações sobre componentes da proposta do programa (atualizados?)

II – Corpo Docente Peso 30%

III – Corpo Discente, Teses e Dissertações Peso 30%

IV – Produção Intelectual Peso 30%

V – Inserção Social Peso 10%

Poder de Transformação Social 1.Impacto Tecnológico/Econômico 2.Impacto Educacional 3.Impacto Propriamente Social 4.Impacto Cultura Exemplo Modificar atendimento de saúde Modificar ensino de ciências Modificar conhecimento

VI – Diferenciais de Qualificação e Liderança (A ser utilizado apenas na atribuição dos conceitos 6 e 7) São elegíveis ao conceito 6 ou 7, programas que atendam aos critérios de excelência explicitados no quesito IV. Produção Intelectual, itens 1. Número de publicações qualificadas do Programa por docente permanente e 2. Distribuição de publicações qualificadas em relação ao corpo docente do Programa.