Desenvolvimento de novos produtos

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Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento de novos produtos

Desenvolvimento de novos produtos Todo produto percorre o que podemos chamar de ciclo de vida... ...nasce, passa por diversas fases e, mais cedo ou mais tarde, morre quando aparece outro produto que atenda melhor às necessidades dos consumidores;

Desenvolvimento de novos produtos O ciclo de vida do produto apresenta dois desafios importantes: a) a preocupação constante com o desenvolvimento de novos produtos; (o problema do desenvolvimento de novo produto)

Desenvolvimento de novos produtos b) a adaptação das estratégias de MKT diante das mudanças nos gostos, na tecnologia, na concorrência; durante os estágios do ciclo de vida do produto; (o problema das estratégias de ciclo de vida do produto)

Desenvolvimento de novos produtos - Estratégia Uma empresa pode obter novos produtos de duas maneiras: 1) pela compra de outras empresas inteiras, pela compra de patentes ou pela compra de licença de fabricação; 2) por meio da área de P&D – Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos;

Desenvolvimento de novos produtos - Estratégia Novos produtos significam: os produtos originais, as melhorias, as modificações nos produtos existentes e as novas marcas que a própria empresa desenvolve por meio da sua área de P&D;

Desenvolvimento de novos produtos - Estratégia Os índices de novos produtos que fracassam são alarmantes; Um estudo americano diz que, dos 25 mil novos produtos que chegam ao mercado (nos setores de alimentos, saúde, beleza e bebidas) a cada ano, apenas 40% permanecerão mais cinco anos;

Desenvolvimento de novos produtos - Estratégia Existem diversas razões que explicam esse fenômeno: Mercado superestimado; Erros de projeto; Posicionamento de mercado incorreto; Preço; Propaganda; Custos de desenvolvimento elevados; Reação da concorrência não prevista;

Desenvolvimento de novos produtos - Estratégia Duas formas de analisar os motivos do fracasso de um produto: a) identificar nos produtos de sucesso o que eles têm em comum; b) analisar os produtos que fracassaram para aprender o máximo de lições possível;

Desenvolvimento de novos produtos - Estratégia O sucesso de novos produtos depende de: a) desenvolvimento de um produto exclusivo superior; b) que tenha qualidade superior; c) com novas características; d) com maior valor de uso;

Desenvolvimento de novos produtos - Estratégia e) Definir e avaliar o mercado alvo; f) Definir os requisitos do produto e seus benefícios; g) Compromisso do alto escalão da empresa; h) Inovação incansável; i) Um processo de P&D sem percalços;

Desenvolvimento de novos produtos - Estratégia Para tanto, as empresas devem conhecer seus consumidores, mercados e concorrentes e desenvolver produtos que entreguem benefícios superiores aos seus clientes;

Desenvolvimento de novos produtos - Estratégia Como a chance de fracasso no desenvolvimento de novos produtos é grande... ...as empresas buscam implementar um forte processo de planejamento para dar suporte ao lançamento de novos produtos;

Desenvolvimento de novos produtos - Estágios Principais estágios do desenvolvimento de novos produtos: Geração de idéias; Seleção de idéias; Desenvolvimento e teste do conceito; Estratégias de MKT;

Desenvolvimento de novos produtos - Estágios Análise do negócio; Desenvolvimento do produto; Teste de mercado; Comercialização;

Desenvolvimento de novos produtos - Geração de idéias O desenvolvimento de novos produtos passa pela busca sistemática de novas idéias; Uma empresa gera muitas idéias para aproveitamento de poucas, em geral apenas uma;

Desenvolvimento de novos produtos - Geração de idéias Na Gillete de cada 45 novas idéias, apenas três passam para o estágio de desenvolvimento e dessas, apenas uma alcança o mercado; A DuPont descobriu que podem ser necessárias três mil idéias brutas para produzir apenas dois produtos comerciais vencedores;

Desenvolvimento de novos produtos - Geração de idéias Entre as fontes importantes de idéias para novos produtos estão: a) as fontes internas; b) os clientes; c) os concorrentes; d) os distribuidores; e) os fornecedores

Desenvolvimento de novos produtos - Geração de idéias Utilizando as fontes internas a empresa pode descobrir novas idéias por meio de pesquisas e desenvolvimento formais; Algumas empresas têm desenvolvido programas internos de incentivos às novas idéias, para novos produtos e serviços;

Desenvolvimento de novos produtos - Geração de idéias Boas idéias para novos produtos também surgem quando os clientes são ouvidos; A observação dos produtos da concorrência também pode sugerir novas idéias;

Desenvolvimento de novos produtos - Geração de idéias A busca por idéias novas deve ser sistemática e não aleatória; A direção da empresa pode instituir um sistema de gerenciamento de idéias, que oriente o fluxo de novas idéias até um ponto onde poderão ser revisadas e avaliadas; 21/43

Desenvolvimento de novos produtos - Seleção das idéias No estágio da geração de idéias o objetivo é receber e catalogar o maior número possível delas; No estágio da seleção a direção da empresa inicia a primeira fase de redução do número de idéias, garimpando aquelas aproveitáveis;

Desenvolvimento de novos produtos - Seleção das idéias Como os custos de desenvolvimento crescem substancialmente; Nos estágios seguintes, a empresa deve buscar dar continuidade somente às idéias que poderão se tornar rentáveis;

Desenvolvimento de novos produtos - Seleção das idéias Existem diversos sistemas diferentes de coletar e selecionar as novas idéias por parte das empresas;

Desenvolvimento de novos produtos - Desenvolvimento e teste do conceito Uma idéia atraente deve ser desenvolvida em um conceito de produto. É importante uma distinção entre: Idéia de produto; Conceito de produto; Imagem de produto;

Desenvolvimento de novos produtos - Desenvolvimento e teste do conceito Idéia de produto: é uma sugestão de um possível produto que a empresa poderia oferecer ao mercado; Conceito de produto: é uma versão detalhada da idéia, expressa em termos que tenham sentido para o consumidor;

Desenvolvimento de novos produtos - Desenvolvimento e teste do conceito Imagem de produto: é o modo como os consumidores percebem um produto real ou potencial; O teste de conceito requer testar os conceitos de novos produtos com grupos de consumidores alvo;

Desenvolvimento de novos produtos - Desenvolvimento e teste do conceito Os conceitos podem ser apresentados simbólica e fisicamente; Para alguns testes uma palavra ou fotografia podem ser suficientes, mas, uma representação física do conceito aumentará a confiabilidade do teste;

Desenvolvimento de novos produtos - Desenvolvimento e teste do conceito Após apresentado o conceito do produto aos clientes, a empresa convida os consumidores a reagir ao teste respondendo a um conjunto de perguntas... ...que levam a empresa a diagnosticar a aceitação do produto pelo público alvo;

Desenvolvimento de novos produtos - Estratégia de Marketing Desenvolver a estratégia de MKT consiste em três partes: 1) descrever o mercado alvo, o posicionamento para o produto e as metas de vendas, a participação de mercado e lucro para os primeiros anos;

Desenvolvimento de novos produtos - Estratégia de Marketing 2) mostrar o preço previsto em detalhes, a distribuição e o orçamento de MKT para o produto no primeiro ano; 3) descrever as vendas, as metas de lucro e a estratégia de mix de mkt planejadas a longo prazo;

Desenvolvimento de novos produtos - Análise do negócio Após a direção da empresa decidir o conceito de produto e a estratégia de mkt, ela deverá avaliar a atratividade da proposta apresentada;

Desenvolvimento de novos produtos - Análise do negócio Esse estágio envolve uma revisão das projeções de vendas, custos e lucros de um novo produto, buscando determinar se atendem os objetivos da empresa; Em caso positivo, o produto passa para a etapa do desenvolvimento;

Desenvolvimento de novos produtos - Análise do negócio Para estimar as vendas a empresa pode examinar o histórico de vendas de produtos semelhantes e realizar pesquisas de opinião com os clientes; Em seguida calcula os níveis de vendagem máximo e mínimo para avaliar a faixa de risco;

Desenvolvimento de novos produtos - Análise do negócio Após preparar a previsão de vendas e o cálculo da faixa de risco, a gerência deve estimar os custos e lucros de todo o projeto de marketing;

Desenvolvimento de novos produtos - Desenvolvimento do produto Até essa fase, o produto existe apenas como uma descrição, um desenho ou um protótipo. A área de P&D da empresa desenvolverá uma ou mais versões físicas do conceito do produto

Desenvolvimento de novos produtos - Desenvolvimento do produto Em muitos lançamentos as empresas submetem os produtos a rigorosos testes, buscando garantir que a sua operação nas mãos do consumidor seja efetiva e segura;

Desenvolvimento de novos produtos - Teste de mercado Após passar por todas as etapas anteriores, o produto atinge a fase de testes de mercado; Nesta fase o programa de mkt e o produto são apresentados em cenários de mercado mais realistas;

Desenvolvimento de novos produtos - Teste de mercado Nesta fase a empresa testa o produto e todo seu programa de mkt; Estratégia de: posicionamento, propaganda, distribuição, preço, marca, embalagem e níveis de orçamento;

Desenvolvimento de novos produtos - Teste de mercado A quantidade de testes de mercado necessária para um bom lançamento vai variar de produto para produto; O custo de testar o mercado pode ser elevado, mas em geral é pequeno quando comparado aos custos de um lançamento sem sucesso;

Desenvolvimento de novos produtos - Comercialização Esta etapa é decisiva, a empresa precisa definir: data de lançamento, local de lançamento, tamanho do lançamento e sistema de distribuição;

Desenvolvimento de novos produtos - Comercialização Muitas organizações preferem lançar seus novos produtos, mercado a mercado, país a país e outras preferem lançamentos nacionais ou internacionais;

Desenvolvimento de novos produtos Logicamente essas fases podem variar de empresa para empresa, de produto para produto, de mercado para mercado;