Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Pontifícia Universidade Católica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
Produção do conhecimento em EAD
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Curso de Docência Universitária
Redes Sociais e Mídias na Educação
Prof.ª Daniela Melaré Vieira Barros
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
SAAW Sistema de Apoio ao Aluno via Web Funcionalidade da AVA Eureka
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
11 º Congresso Internacional ABED
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
CURRICULO +.
CIDADE DIGITAL.
Informações sobre o Teleduc
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Educação à distância (EaD) é um processo de ensinar e aprender onde os alunos e professores trocam informações, conhecimentos e os mesmos estão separados.
FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Formação de Tutores a Distância
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Ferramentas da Internet Seus Usos na Educação
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
Trabalho por Projetos: Estratégia de Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância no Ensino Superior Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Princípios Pedagógicos da EaD na Contemporaneidade. Preparação adequada do instrutor, apoio e tutoria.
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
Considerações finais A proposta de capacitação proposta é usar e o virtual do MOODLE para auxiliar a promover a reflexão acerca do uso crítico das.
Instituto A Vez do Mestre
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Estratégias Metodológicas para Ações em EAD
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Transcrição da apresentação:

Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP Trabalho por Projetos com Ferramentas de Cursos a Distância em Cursos Presenciais Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP ricardo@eadsumare.com.br

O Contexto da Pesquisa Pesquisa de Mestrado em Educação Cursos oferecidos pela Faculdade Proposta Pedagógica: Trabalho por Projetos e Uso da Tecnologia Educação a Distância como Apoio ao Presencial

Pressuposto Teórico Ensino-Aprendizagem focado no Aluno Professor Facilitador Aprendizagem Significativa Trabalho por Projetos

Trabalho por Projetos Aprender com autonomia Pesquisar, organizar e sistematizar novas informações Participar das definições quanto aos objetivos da aprendizagem

Trabalho por Projetos Aprendizagem para resolução de problemas da realidade do aluno Participação do professor Criar desafios Estimular a pesquisa Buscar e trazer informações necessárias

Objetivos da Pesquisa Desenvolver metodologia adequada para atividades a distância como apoio a cursos presenciais no ensino superior; Desenvolver comunidades de aprendizagem colaborativas em uma abordagem humanista.

Resultados da Pesquisa Competências Docentes Pedagógicas, Técnicas e de Comunicação Competências Alunos Conteúdos, Tecnologia e Crítica Uso das Ferramentas Publicação de materiais; Interação entre professor e alunos; Desenvolvimento de Projetos

Apresentação de Casos Economia II Comunicação e Expressão Curso de Administração - Noturno Correio, fórum e bate-papo Comunicação e Expressão Curso de Sistemas de Informação – Noturno e Matutino Fórum, bate-papo e páginas na Internet

Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP Trabalho por Projetos com Ferramentas de Cursos a Distância em Cursos Presenciais Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP ricardo@eadsumare.com.br