Exemplos de atividades por videoconferência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elaborado por: Prof. Julien Ariani de Souza Laudelino
Advertisements

Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Elaborado por: Profa. Ms. Elaine Ap. Barreto Gomes de Lima
Profª. Josélia Fontenele B. Cabral
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Como Preparar Seminários
SEMINÁRIO.
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
A entrevista passo a passo
APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS
TÉCNICAS DE REUNIÃO.
O Cenário Virtual.
Fundamentos de Educação a Distância
ETAPAS DA NEGOCIAÇÃO Profª. Elizabete Nunes.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Feedback Realimentação ou retroalimentação
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Sempre que nos lembramos de uma imagem associada ao planeta Terra, logo vem a mente aquele azul predominante. Embora três quartos.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Informações sobre o Teleduc
Rodas de leitura, conversando sobre livros
A APRESENTAÇÃO DO TRABALHO: algumas orientações
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Profª. Josélia Fontenele B. Cabral
Passos para organizar a Rede Familiar dos Aventureiros
Plataforma NetAula Ambiente Aluno
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
O BOM ENSINO É UMA ARTE. SEJAMOS, POIS, ÓTIMOS ARTISTAS.
“Seminário é pesquisar e ensinar a pesquisar”
Linguagem Audiovisual
Metodologia e Redação Científica
APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIO
Convidando e Recebendo Participantes.
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
13 Liderança nos Grupos - Atividades
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
O que quero dizer ? Quais as regras da sessão ? Duração permitida
DIVERTIDAS E ENVOLVENTES DINÂMICAS
Técnicas Didáticas Professora Dione Cristina da Silva
Equipe responsável pela produção
Teremos nesta aula: 31 de julho de 2015 Aula 1 – OBJETIVOS DO MÓDULO Apostila: DESENVOLVIMENTO DE SITES 1 – 7 regras pra o desenvolvimento de um bom site.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Criando interação Dulce Márcia Cruz, Dra.
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
AS DINÂMICAS DA REUNIÃO DA CÉLULA
Sequência Didática Elaborado por Andréa Maria Batista Rosa
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP
Atenção para a explicação Exercite seu senso crítico.
Encontro 2: Planejando Encontros que Edificam
Dicas Para Apresentação dos Temas Com Data Show
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Equipe responsável pela produção
Profª. Especialista Mirian Leite
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms
Instrumentos de Coletas de Dados
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
BEM-VINDOS AO SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO DE LÍDERES DE TREINAMENTO 2013.
APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS Prof. Mauricio de Araujo Mendes.
Seminários Seminários Introdução a atividade acadêmica Profa. Ms. Vera Lúcia Teixeira da Silva UNIPIAGET-BRASIL.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
MÉTODO A opção pelo método de pesquisa, quantitativo e/ou qualitativo, orienta-se pela formulação do problema de pesquisa, objetivos e hipóteses. O método.
Dicas para uma boa apresentação
Exemplos de atividades por videoconferência
Transcrição da apresentação:

Exemplos de atividades por videoconferência Dulce Márcia Cruz, Dra. dulce@vias.org.br

Técnicas didáticas Estudos de Caso Demonstração Debates Discussão Trabalho de Grupo Palestrante Convidado Seminário Exemplos de atividades por videoconferência Dulce Márcia Cruz dulce@vias.org.br

ESTUDOS DE CASO Enviar situações e problemas com antecedência, para alunos se familiarizarem com as questões levantadas. Apresentações orais: estabelecer e fazer cumprir o tempo (5-10 minutos). Professor é o moderador. Todas as salas remotas expõem seus resultados. Sugestão: utilizar técnica com casos construídos pelos próprios alunos. Exemplos de atividades por videoconferência Dulce Márcia Cruz dulce@vias.org.br

Demonstração Utilizar o zoom máximo, ou a câmera de documentos. Usar telas no computador para ilustrar as etapas. Fale e demonstre de forma clara e lenta. Repita os passos, se for necessário. Exemplos de atividades por videoconferência Dulce Márcia Cruz dulce@vias.org.br

Debates Planeje com antecedência. Uma discussão civilizada e organizada requer um bom moderador. Siga a discussão com um período para perguntas e respostas. Deixar o grupo desenvolver os critérios de julgamento. Exemplos de atividades por videoconferência Dulce Márcia Cruz dulce@vias.org.br

Debates – 2 Tenha certeza que todos ouviram as intervenções. Repita, se for necessário. Suporte visual usando câmera de documentos ou o computador. Cada grupo pode ter uma posição estabelecida com antecedência. Exemplos de atividades por videoconferência Dulce Márcia Cruz dulce@vias.org.br

Discussão Convide os alunos a participarem. Repita ou refaça a pergunta enquanto os alunos pensam na resposta e se houver hesitação. Utilize questões abertas e fechadas. Espere participantes finalizarem suas respostas. Exemplos de atividades por videoconferência Dulce Márcia Cruz dulce@vias.org.br

Discussão – 2 Alguns membros do grupo podem ser contatados com antecedência para que façam algum relato de experiência. Mantenha as participações breves (5-15 min.). Alterne a participação das diferentes salas envolvidas. Exemplos de atividades por videoconferência Dulce Márcia Cruz dulce@vias.org.br

Trabalho de Grupo Envie o material de “laboratório” para cada aluno ou sala remota. Peça aos alunos que providenciem o que não puder ser enviado. As atividades podem ser supervisionadas por monitores nas salas remotas. A variedade aumenta a interatividade e incentiva o pensamento crítico. Exemplos de atividades por videoconferência Dulce Márcia Cruz dulce@vias.org.br

Palestrante Convidado Prepare seu convidado para participar de uma aula a distância, adaptando sua apresentação à mídia utilizada. Explique como funciona a videoconferência para que ele aproveite os recursos disponíveis. Marque posições de câmera para você e para o palestrante, variando durante a apresentação. Exemplos de atividades por videoconferência Dulce Márcia Cruz dulce@vias.org.br

Palestrante Convidado – 2 O convidado pode fazer sua participação ao vivo ou em vídeo/áudio gravado com antecedência. Se a participação for ao vivo, planeje um tempo para perguntas e respostas. Informe sobre a necessidade de adequação do material audiovisual a ser apresentado e cheque o resultado, se for possível, com antecedência. Exemplos de atividades por videoconferência Dulce Márcia Cruz dulce@vias.org.br

Seminário Mantenha as apresentações curtas. Dê mais tempo para perguntas e respostas. Participantes devem ser preparados com indicação de leituras com antecedência. Prefira painéis com poucos membros, quatro pode ser um tamanho máximo. Exemplos de atividades por videoconferência Dulce Márcia Cruz dulce@vias.org.br

Seminário – 2 Painéis são moderados pelo professor ou por estudantes indicados com antecedência. Resumos por parte do moderador são importantes para enfatizar pontos importantes e reconduzir painéis que se desordenam. Exemplos de atividades por videoconferência Dulce Márcia Cruz dulce@vias.org.br

Seminário – 3 Encorajar membros dos painéis a preparar material ilustrativo adequado à videoconferência. Distribuir tarefas para envolvimento dos outros grupos (debater, levantar questões, avaliar itens definidos com antecedência). Incluir na avaliação o cumprimento do tempo, a interação com a turma e a qualidade/criatividade da apresentação. Exemplos de atividades por videoconferência Dulce Márcia Cruz dulce@vias.org.br