RESUMO DAS DEMAIS INTERAÇÕES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

ISAPL 2007 Relevância Cognição Interface Semântica e Pragmática
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
LINGÜÍSTICA E INTERFACES JORGE CAMPOS / PUCRS UNISUL/ 12/ 2007.
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Universidade do Estado da Bahia-UNEB Curso:Direito Disciplina:Produção de Texto Técnico-Científico Docente:César Costa Vitorino.
Metodologia de Investigação
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA LINGUAGEM E DO DISCURSO
PROJETO DE PESQUISA.
Trabalho Escolar de Filosofia
Semântica / Pragmática
03M1 E 03M2 Gloriosas!!! Prof.: Maria Anna
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
AXIOMA DA ESCOLHA: CONSEQÜÊNCIAS E DISCUSSÕES
Conceitos Básicos.
Universidade Federal do Amapá
Categoria Ensino Médio O Prêmio O Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o PJC tem história. Foi instituído.
Projeto de Intervenção
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Prof. Kleyton Gustavo de Rezende Filosofia – º Médio A e B
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
Tema 2 – teoria e empiria exercício 1
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA
Teorias da argumentação e discurso jurídico
Numerar todos e o último é o professor n vai depender de cada grupo
Transposição informática e sistema cognitivo
METODOLOGIA CONSIDERAÇÕES FINAIS.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Teoria e prática da argumentação
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Desenvolvimento de simulações para o ensino de Física através do software Easy Java Simulation – Ciências naturais - Física Gabriel Siqueira Sombrio –
MEDIAÇÃO.
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
Curso de Geografia Epistemologia – conceitos gerais
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
Escrita e Práticas Comunicativas
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Letramento Letramentos Educação.
TÍTULO EM CAIXA ALTA | NEGRITO
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Metodologia de Pesquisa para Projetos
Orientações para escrever um Artigo Científico
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
Trabalho Monográfico.
Professor: Suderlan Tozo Binda
RECONHECIMENTO DE ARGUMENTOS
DO SABER ÉTICO À ÉTICA VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia IV: introdução à ética filosófica 1. São Paulo: Loyola, p
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Metodologia de Pesquisa e TCC Aula 2
Projeto de pesquisa Concepção e estrutura
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
LEITURA EM ANÁLISE DOCUMENTÁRIA Profa. Giovana Deliberali Maimone.
{ Coerência textual Mecanismos para estabelecer a coerência.
METODOLOGIA CIENTÍFICA Professora Alcilene. Habilidades Para Escrever Bem Por meio de Estudo (ler) Por meio de trabalho sistematizado (escrever)
Análise de processos interacionais no Espaço Virtual de Aprendizagem da Unisul: estudo de caso com a oferta 2008/1 da disciplina Didática I a partir da.
PRODUÇÃO E CRÍTICA DO TEXTO ACADÊMICO ARTES VISUAIS 2016.
IM Fátima Weber Rosas, Letícia Rocha Machado, Rissem Hwas, Terezinha Torres e Dra. Patricia Alejandra Behar/UFRGS-NUTED UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.
Processos interacionais em escrita coletiva de texto por alunas da 1ª série (2º ano) do ensino fundamental: análise com base na teoria da relevância Manuela.
Processos interacionais em mensagens postadas no Fórum Virtual Religião é Veneno: análise com base na teoria da relevância Fernando de Souza Maria Fábio.
Transcrição da apresentação:

RESUMO DAS DEMAIS INTERAÇÕES Processos interacionais em mensagens postadas no Fórum Virtual Religião é Veneno: análise com base na teoria da relevância Fernando de SouzaMaria, PIBIC/CNPq, Letras, Tubarão. Orientador: Prof. Dr. Fábio José Rauen, PPGCL, Tubarão Área do Conhecimento: Ciências Humanas/Linguagens e Artes. OBJETIVOS Objetivo geral: Analisar, com base na Teoria da Relevância, os processos interacionais em mensagens postadas no Fórum Virtual Religião é Veneno. Objetivos específicos: Analisar estratégias de encadeamento entre as mensagens postadas no Fórum Virtual Religião é Veneno em situações de aprovação ou de reprovação de mensagens anteriores; Investigar estratégias de explicitação nas mensagens postadas; Investigar, nos processos de negociação, a pertinência descritiva e explanatória dos níveis representacionais propostos pela teoria. METODOLOGIA Este estudo de caso pertence ao projeto Leitura e produção de textos em ambientes interacionais e de ensino e aprendizagem da linha de pesquisa Texto e Discurso e do grupo de pesquisa Análise do Discurso: Pesquisa e Ensino do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. O trabalho defende a hipótese operacional de que a aplicação dos níveis representacionais – forma lógica, explicatura e implicatura – permite uma descrição empírica e uma explicação adequada dos processos ostensivo-inferenciais envolvidos em processos de interação comunicativa. A análise restringiu-se a um conjunto de nove turnos do tópico Em uma pane de avião não existe ateu. Os enunciados foram descritos dentro de sua respectiva forma lógica e, com base na forma lógica, foram elaboradas as explicaturas e implicaturas, quando pertinentes. UM EXEMPLO DA ANÁLISE Cabula: Em uma pane de avião não existe ateu. Fernando Silva: Somos basicamente animais, controlados pelos instintos. Nossa razão se desenvolveu recentemente e ainda tem um controle precário sobre nossas decisões. É difícil dizer o que uma pessoa vai fazer num momento em que a razão e os instintos tentam assumir o comando. Vai depender de cada um. Enunciado 1 (1a) Somos basicamente animais controlados pelos instintos. (1b) (ser x, y, modo, lugar). (1c)  [os seres humanos] são basicamente animais controlados pelos instintos  [em uma pane de avião]. (1d) Em 29 de outubro de 2005, às 14:34, Fernando Silva declarou que os seres humanos são basicamente animais controlados pelos instintos em uma pane de avião. Enunciado 2 (2a) Nossa razão se desenvolveu recentemente e ainda tem um controle precário sobre nossas decisões. (2b) (desenvolver-se x, tempo)  (ter x, y, tempo, lugar). (2c) Nossa [dos seres humanos] razão se desenvolveu recentemente e  [a razão dos seres humanos] ainda tem um controle precário sobre nossas [dos seres humanos] decisões  [em uma pane de avião]. (2d) Em 29 de outubro de 2005 às 14:34, Fernando Silva declarou que a razão dos seres humanos desenvolveu-se recentemente e a razão dos seres humanos ainda tem um controle precário sobre as decisões dos seres humanos em uma pane de avião. O argumento (P(QR)), tal que (Q) e (R) explicam ou justificam (P). (P) Os seres humanos são basicamente animais controlados pelos instintos em uma pane de avião, porque (Q) a razão dos seres humanos desenvolveu-se recentemente e (R) a razão dos seres humanos ainda tem um controle precário sobre as decisões dos seres humanos em uma pane de avião. Falácia O argumento funciona como falácia da afirmação do consequente. A conclusão é abdutiva, ou seja: (QRP); (P); (QR). (QRP) Se a razão dos seres humanos desenvolveu-se recentemente e a razão dos seres humanos ainda tem um controle precário sobre as decisões dos seres humanos em uma pane de avião, então os seres humanos são basicamente animais controlados pelos instintos em uma pane de avião. (P) Os seres humanos são basicamente animais controlados pelos instintos em uma pane de avião. Logo (QR) A razão dos seres humanos desenvolveu-se recentemente e a razão dos seres humanos ainda tem um controle precário sobre as decisões dos seres humanos em uma pane de avião. Enunciado 3 (3a) É difícil dizer o que uma pessoa vai fazer num momento em que a razão e os instintos tentam assumir o comando. (3b) (ser difícil x (dizer x, y (ir fazer x, y, tempo (tentar assumir x, y, tempo), z). (3c) É difícil uma pessoa dizer  [para outra pessoa] o que uma pessoa vai fazer num momento em que a razão e os instintos tentam assumir o comando da situação  [numa pane de avião]. (3d) em 29 de outubro de 2005 às 14:34, Fernando Silva declarou que é difícil alguma pessoa dizer para outra pessoa o que uma pessoa vai fazer num momento em que a razão e os instintos tentam assumir o comando da situação numa pane de avião. Enunciado 4 (4a) Vai depender de cada um. (4b) (ir depender x, y). (4c)  [o que uma pessoa vai fazer num momento em que a razão e os instintos tentam assumir o comando da situação] vai depender de cada um [ser humano]. (4d) Em 29 de outubro de 2005, às 14:34, Fernando silva declarou que o que uma pessoa vai fazer num momento em que a razão e os instintos tentam assumir o comando da situação vai depender de cada ser humano. Análise (P) Os seres humanos são basicamente animais controlados pelos instintos em uma pane de avião. (PST). (ST) É difícil alguma pessoa dizer o que uma pessoa vai fazer num momento em que a razão e os instintos tentam assumir o comando da situação numa pane de avião e o que uma pessoa vai fazer num momento em que a razão e os instintos tentam assumir o comando da situação vai depender de cada ser humano. RESUMO DAS DEMAIS INTERAÇÕES Os seres humanos preservam a vida. Isso explica por que ateus clamam por Deus em uma pane de avião. Para Videomaker, o ceticismo e a convicção do niilismo deveriam sobrepor-se nesses casos. Videomaker contemporiza e reconhece o direito de um ateu fraquejar. Em uma pane de avião, os ateus deixam de serem ateus convictos, e os crentes, por acreditar na divindade, deixam de crer em si mesmos. CONCLUSÕES Todo o processo é guiado pelo princípio cognitivo e o princípio comunicativo de relevância. O encadeamento da discussão se deu em função de uma série de raciocínios implícitos, sugerindo forte intervenção de fatores pragmáticos no processo. Os conceitos de forma lógica, explicatura e implicatura permitiriam uma descrição empírica e uma explicação adequada dos processos ostensivo-inferenciais da discussão no fórum. BIBLIOGRAFIA BÁSICA RAUEN, F. J. Processos interacionais discente/docente em espaço virtual de aprendizagem: análise com base na teoria da relevância. Scripta, PUC-Minas, v. 22, jan./jun. 2008. SPERBER, Dan; WILSON, Deirdre. Relevância: comunicação e cognição. Lisboa: Fundação Galouste Gulbenkian, 2001. Apoio Financeiro: CNPq