O INPE no Século XXI: Desafios e Oportunidades Agosto, 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Georreferenciamento dos equipamentos públicos e iniciativas sociais
Advertisements

Governo Federal Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica A Resignificação do Ensino Agrícola Rio do Sul - SC 11 e 12 de.
CONTEXTO Atendimento ao Cidadão é prioridade estratégica da SEGEP Carta (de serviço) ao Cidadão: “ponta-de-lança” do GesPública Tecnologias de gestão.
Planejamento Estratégico de Marketing
Projetos de Aprendizagem
A questão das mudanças nas organizações
É TEMPO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
O que é Educação Ambiental?
Prospecção Tecnológica
GEOGRAFIA.
GEOGRAFIA.
Futuro da Humanidade vs Alterações climáticas
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
POR QUE PLANEJAR!.
Pesquisa Ação: Uma introdução metodológica.
Desenvolvimento organizacional
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Nova Ordem Mundial Quais são as modificações ocorridas no cenário mundial com a Nova Ordem imposta no final do século XX ? br.geocities.com.
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
Inovação Estratégica CEAG - FGV Inovação e Gestão – Desafios da Mudança Prof. Leopoldo Cezar Almeida Fernanda Telles Gabriele Kamada Maria Teresa M. Prandini.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Planejamento Estratégico Situacional
Curso Direito à Memória e à Verdade
Gestão Competente da Escola Pública
Escola Superior de Guerra
Geomorfologia e Planejamento
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO SINAES GRUPO 1 Relator: Gabriel Oliveira.
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Talentos para Inovação
Ana Benavente © - Maputo 2006 Mudanças, visão i diálogo político.
TEXTO 1 Desafio 1: Como criar uma democracia de idéias? Como criar uma organização em que todos possam se manifestar e as idéias concorram unicamente por.
ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
PROGRAMA DE EXCELÊNCIA
Sumário das mudanças de clima projetadas pelo INPE CCST para o Brasil até final do Século XXI, e dos seus impactos, para um cenário de altas emissões.
Dinâmica da Atmosfera.
Equipe de Gestão.
A Excelência na Gestão 54º Fórum ABRUEM. 09/05/2014 O maior desafio do gestor público não é de ordem econômica ou social, mas gerencial. Quanto mais escassos.
A multidimensionalidade na avaliação e validação de projetos
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Instituição de Ensino São Francisco
O QUE SERVIÇO SOCIAL QUER DIZER
Prof. Jefferson O Clima.
Profª. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Evolução histórica da questão ambiental
Território É mais que uma área geográfica é um espaço social em permanente construção com um perfil demográfico, epidemiológico, administrativo, tecnológico.
PLANEJAMENTO AMBIENTAL
IV 30 de Setembro de Feira de Ciências Tecnologia e Vida
A construção histórica da Psicologia Social
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Luis Felipe G. Bevilacqua  Livro: Hora Final – Alerta de um cientista. Autor: Martin Rees O desastre ambiental ameaça o futuro da humanidade.
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Alterações Climáticas As alterações climáticas costumam ocorrer através dos tempos, tanto por causas naturais como por ações humanas. Ultimamente a Terra.
Ser feliz é tudo Luzia.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
ATUALIZAÇÃO DO V PLANO DIRETOR EMBRAPA MONITORAMENTO POR SATÉLITE Mateus Batistella Chefe-Geral ATUALIZAÇÃO DO V PLANO DIRETOR EMBRAPA MONITORAMENTO POR.
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Kamilla Maria Sousa de Castro2; Nicole.
Fórum das Mulheres de Negócios
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Ministério de Minas e Energia Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Luís Fernando Badanhan Coordenador-Geral.
Conferência Regional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação TECNOLOGIAS SOCIAIS: Instrumento de Geração de Emprego e Renda.
1 A pesquisa: Procurou identificar as concepções, formatos, abrangência, e instrumentos das políticas, procurando avaliar o desenvolvimento e as possibilidades.
Fernando Rezende. ◦ Acumulou rigidez e desequilíbrios- não tem espaço para investimentos. ◦ Foi acometido de forte miopia  A norma constitucional e a.
Transcrição da apresentação:

O INPE no Século XXI: Desafios e Oportunidades Agosto, 2008

INPE Plano Diretor Documento completo disponível para download em

Parte 2 – Visão de Futuro (Plano Diretor, pág. 16) Parte 2 – Visão de Futuro (Plano Diretor, pág. 16) Perspectivas para o INPE e para as atividades espaciais nacionais Subestimar a capacidade da população e da sociedade brasileira de compreender o alcance de atividades espaciais voltadas para o nosso desenvolvimento não contribui em nada para superar as restrições que dificultam o avanço do setor.” “ Subestimar a capacidade da população e da sociedade brasileira de compreender o alcance de atividades espaciais voltadas para o nosso desenvolvimento não contribui em nada para superar as restrições que dificultam o avanço do setor.”

“... conquistar os corações e as mentes e penetrar a dimensão íntima do imaginário social brasileiro envolve muito mais a difusão de novos serviços, que atendam as demandas da sociedade ou que lhe ofereçam soluções cuja existência ela nem imagina...”

a explicitação das possibilidades do espaço na vida comum, dos indivíduos, das comunidades, da sociedade brasileira “O caminho para a conquista da autonomia tecnológica na dimensão espaço envolve, como preâmbulo, a explicitação das possibilidades do espaço na vida comum, dos indivíduos, das comunidades, da sociedade brasileira.” João Furtado Estrutura e dinâmica da Indústria Aeroespacial:Subsídios para a identificação de trajetórias possíveis para o desenvolvimento brasileiro, Texto base para o Planejamento Estratégico do INPE, João Furtado, Nov. 2006

Novas fronteiras da Ciência no INPE Como o ambiente da Terra está mudando, e quais as consequências para a nossa civilização? fonte: IGBP O INPE terá um centro de excelência interdisciplinar em Ciência do Sistema Terrestre

Ciência do Sistema Terrestre: Integrando Sistemas Naturais e Sistemas Sociais Natureza: Equações descrevem os Processos Sistemas Sociais: ?? Decisões de uso de recursos

El Niños mais intensos? foto: Juca Martins

Aumento dos extremos climáticos? Aumento de número de dias com chuva > 10 mm

Índice de Vegetação LargeScale Data Modelagem de Mudanças Climáticas Centros Mundiais Emissões CO2 Megacenários Centros Regionais (e.g., INPE) B1-low Cenários Regionais Políticas Públicas

Anonmalias de Precipitação [( )- ( )] em mm/day A2 Anomalias de Temperatura [( )- ( )] em o C B2 Seco Quente Cenários de Mudanças Climáticas no Brazil