Garantia de resultados de ensaios de calibração de equipamentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO (BPL ou GLP)
Advertisements

BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO BPL
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Organização NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Segurança de Qualidade Analítica
Sistemas de gestão da segurança alimentar- NBR ISO 22000
Instrutor: Objetivos:.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Seminário Internacional sobre Sistema da Qualidade em Laboratórios SP - Setembro 2003 NBR ISO/IEC.
CGCRE/INMETRO Acreditação de Laboratórios
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
Encontro de Organismos de Avaliação da Conformidade ENOAC
INMETRO/DQUAL/DICLA CREDENCIAMENTO ISO/IEC ENLAB - DEZEMBRO/2000.
Experiência Laboratorial Privada ( BASF ) na Acreditação em BPL
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
Instrutor: Objetivos:.
São Paulo, 09 de junho de 2014 JOÃO CARLOS ANTUNES DE SOUZA Divisão de Acreditação de Laboratórios Divisão de Acreditação de Laboratórios – DICLA/Cgcre.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária EP avalia a capacidade do laboratório em: Desempenhar os ensaios de forma competente.  Auto.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Garantia da Qualidade de resultados de ensaio e calibração NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS NBR ISO/IEC.
Oficina da Dicla 25 a 28 de maio de 2009 II WORKSHOP DE INSPETORES BPL Rio de Janeiro 10 e ELISA ROSA DOS SANTOS Gestor de Acreditação.
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
CURSO DE INTERPRETAÇÃO DA NORMA NACIONAL DE QUALIDADE
NBR ISO/IEC INTRODUÇÃO-.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CALIBRAÇÃOCALIBRAÇÃO.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA / INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Maria Angelica de Oliveira Coutinho
COORDENAÇÃO-GERAL DE ACREDITAÇÃO - Cgcre
Workshop com os Organismos de Certificação
ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA Requisito 4.14
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aquisição de Serviços e Suprimentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Sistemas de gestão da segurança alimentar- NBR ISO 22000
Definir quais os funcionários que participarão do Comitê de Auditores Internos Para atender o item 4.14 da norma o Gerente da Qualidade:
SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO IEC 17025
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
REUNIÃO PLENÁRIA RBMLQ-I 1º CICLO 2011 NATAL/ RN Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação O papel da Acreditação na Metrologia.
DOQ-CGCRE-033 (Revisão 00 – AGO/2012) Parte 2 Vanderléa de Souza
Desmistificando o ABNT ISO Guia 34
Desmistificando o ABNT/ISO Estudo de Caso do INCQS
4º Estudo de Caso (Dquim – Inmetro) Isabel Cristina Serta Fraga
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Tipos de Programas para Ensaio de Proficiência:  Programas de comparação de medição: O artefato.
Desmitificando o ABNT ISO Guia 34 :2012
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Controle dos trabalhos de ensaio e/ou calibração não-conforme NBR ISO/IEC 17025:
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
ISO 9001 Qualidade de Software César Augusto Simões – RA C
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Apresentação de Resultados NBR ISO/IEC 17025: SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR/ISO.
NP EN ISO/IEC Amostragem
ISO 17025: Garantir a qualidade dos resultados de ensaios e de calibrações 5.10 Apresentação dos resultados.
Ana Martins e Bruno Santos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Garantia da Qualidade de resultados de ensaio e calibração NBR ISO/IEC 17025: SISTEMA.
10 a 12/11/15 Ana Cristina Diniz Maciel Follador Dicap – Divisão de Capacitação em Acreditação da Cgcre Redação de evidências.
10 a 12/11/15 Amostra Representativa do escopo Gloria Maria Pereira da Silva Chefe da Nualc.
10 a 12/11/15 Treinamento sobre o Novo Papel do Avaliador Líder Patricia Weigert de Camargo Chefe da Nuale MUDANÇAS NA NIT-DICLA-029 DECORRENTES DA AVALIAÇÃO.
Nit-Dicla-057: Critérios para Acreditação da Amostragem de Águas e Matrizes Ambientais Victor Pavlov Miranda Gestor de Acreditação.
10 a 12/11/15 LEMBRETES SOBRE AVALIAÇÃO DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA. (Oriundos da avaliação da Cgcre pela IAAC) Mauricio Araujo Soares Dicla/Cgcre/Inmetro.
Mário Henrique de Moura
10 a 12/11/15 Acompanhamento dos resultados da Auditoria de Medição O que deve ser observado? Rio de Janeiro 12/11/2015 Mário Fernandes Setor de Confiabilidade.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO AO NBR ISO IEC ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA NBR ISO/IEC.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistema da Qualidade NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
REQUISITOS PARA CALIBRAÇÃO E EMISSÃO DE CERTIFICADOS Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
ABNT NBR 16001:2012 José Salvador da Silva Filho.
CURSO CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MEDIDAS E INTERPRETAÇÃO DE DADOS DE CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO. ISO/IEC 17025: Controle de Equipamentos de Medidas.
REQUISITOS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

Garantia de resultados de ensaios de calibração de equipamentos Paulo Roberto da Fonseca Santos Chefe da Divisão de Comparações Interlaboratoriais e Ensaios de Proficiência

ITEM 5.9 DA NORMA ABNT ISO/IEC 17025 QUALIDADE DE RESULTADOS DE ENSAIOS E CALIBRAÇÕES ITEM 5.9 DA NORMA ABNT ISO/IEC 17025 5.9 Garantia da qualidade de resultados de ensaio e calibração 5.9.1 O laboratório deve ter procedimentos de controle da qualidade para monitorar a validade dos ensaios e calibrações realizados. Os dados resultantes devem ser registrados de forma que as tendências sejam detectáveis e, quando praticável, devem ser aplicadas técnicas estatísticas para a análise crítica dos resultados.

ITEM 5.9 DA NORMA ABNT ISO/IEC 17025 QUALIDADE DE RESULTADOS DE ENSAIOS E CALIBRAÇÕES ITEM 5.9 DA NORMA ABNT ISO/IEC 17025 5.9 Garantia da qualidade de resultados de ensaio e calibração 5.9.2 Os dados do controle de qualidade devem ser analisados e, quando estiverem fora dos critérios pré-definidos, deve ser tomada ação planejada para corrigir o problema e evitar que resultados incorretos sejam relatados. LEMBRE-SE, REGISTROS SEM ANÁLISE TÊM POUCA VALIA.

Doq-Cgcre-035- Orientações aos Laboratórios Químicos no Atendimento dos Requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025 e Políticas de Acreditação da CGCRE A garantia da qualidade de resultados deve ser feita de forma planejada, e pode abranger o emprego de cartas de controle, determinações em branco, amostras fortificadas, determinações repetitivas e amostras cegas, dentre outros. O monitoramento definido pelo Laboratório deve ser analisado criticamente e estar descrito em um procedimento e seus registros devem conter informações que permitam identificar tendências na análise destes. As técnicas estatísticas utilizadas, na análise dos resultados, devem estar claramente identificadas. Ações corretivas devem ser tomadas quando os dados de controle da qualidade estiverem fora dos critérios pré-definidos.

Como MONITORAR a validade dos ensaios e calibrações? 5.9 Garantia da qualidade de resultados de ensaio e calibração Planeje Execute Analise Ajuste

O que MONITORAR para a validar os ensaios e calibrações? 5.9 Garantia da qualidade de resultados de ensaio e calibração O planejamento do monitoramento deve incluir ao menos: a) uso regular de materiais de referência certificados elou controle interno da qualidade, utilizando materiais de referência secundários; b) participação em programas de comparação interlaboratorial ou de ensaios de proficiência; c) ensaios ou calibrações replicadas, utilizando-se os mesmos métodos ou métodos diferentes; d) reensaio ou recalibração de itens retidos; e) correlação de resultados de características diferentes de um item. A garantia da qualidade de resultados deve ser feita de forma planejada, e pode abranger o emprego de cartas de controle, determinações em branco, amostras fortificadas, determinações repetitivas e amostras cegas, dentre outros. O monitoramento definido pelo Laboratório deve ser analisado criticamente e estar descrito em um procedimento e seus registros devem conter informações que permitam identificar tendências na análise destes. As técnicas estatísticas utilizadas, na análise dos resultados, devem estar claramente identificadas. Ações corretivas devem ser tomadas quando os dados de controle da qualidade estiverem fora dos critérios pré-definidos.

Informações sobre MR / MRC Onde procurar MR / MRC? Informações sobre MR / MRC DOQ-CGCRE-016 – Revisão 02 – Fev/2010 – ORIENTAÇÃO PARA A SELEÇÃO E USO DE MATERIAIS DE REFERÊNCIA http://www.inmetro.gov.br/Sidoq/Arquivos/CGCRE/DOQ/DOQ-CGCRE-16_02.pdf NIT-DICLA-030-Revisão 08-Jan/2015- RASTREABILIDADE METROLÓGICA NA ACREDITAÇÃO DE ORGANISMOS DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE E NO RECONHECIMENTO DA CONFORMIDADE AOS PRINCÍPIOS DAS BPL http://www.inmetro.gov.br/Sidoq/Arquivos/Dicla/NIT/NIT-Dicla-30_08.pdf

CMC no BIPM/KCDB na área de Química por MR / MRC http://kcdb.bipm.org/AppendixC/search.asp?met=QM&reset=1 em 07/08/2015

JCTLM (Joint Committee for Traceability in Laboratory Medicine) MR/MRC no BIPM/JCTLM Database: Laboratory medicine and in vitro diagnostics Database of higher-order reference materials, measurement methods/procedures http://www.bipm.org/jctlm/home.do em 08/08/2015 JCTLM (Joint Committee for Traceability in Laboratory Medicine)

em http://www.comar.bam.de/home/search_crm.php em 08/08/2015 MR / MRC na base COMAR em http://www.comar.bam.de/home/search_crm.php em 08/08/2015

Informações sobre CI / EP Onde procurar programas de comparação interlaboratorial ou ensaios de proficiência? DOQ-CGCRE-016 – Revisão 02 – Fev/2010 – ORIENTAÇÃO PARA A SELEÇÃO E USO DE MATERIAIS DE REFERÊNCIA http://www.inmetro.gov.br/Sidoq/Arquivos/CGCRE/DOQ/DOQ-CGCRE-16_02.pdf

Número de Programas de EP na base EPTIS por país em https://www.eptis.bam.de/en/pt_providers/index.htm em 08/08/2015 Dos 2556 PEP na base 1331 são acreditados

Número de Programas de EP na base EPTIS por área de ensaio https://www.eptis.bam.de/eptis/WebSearch/main?searchTerm=&facetAccredited=accredited 08/08/2015

Número de Programas de EP na base EPTIS por área de ensaio https://www.eptis.bam.de/eptis/WebSearch/main?searchTerm=&facetAccredited=accredited 08/08/2015

E-mail: prsantos@inmetro.gov.br Muito Obrigado! Paulo R. da F. Santos E-mail: prsantos@inmetro.gov.br Tel.: +21-2145-3004