Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Advertisements

SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Elisa Maria de Assis
Transversalidade dos Direitos Humanos
EMEF JARDIM BRITÂNIA DRE PIRITUBA
Discutindo práticas em Matemática
Máscaras Africanas.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
“ Caminhante não há caminho, o caminho se faz ao andar”
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
Prof.ª Camila Belarmino
Parâmetros Curriculares Nacionais HISTÓRIA
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Universidade Federal de Uberlândia
Perguntas de Modelação
Ensino Médio e Educação Profissional
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
ATIVIDADES COMPLEMENTARES PERMANENTES
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
Cristiane Jonas Francisconi
IV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB E
1ª Formação de Professores Coordenadores
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
PROJETO HERBÁRIO ESCOLAR
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
Professor(es) Apresentador(es):
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
SEMANA DA “CONSCIÊNCIA E VALORIZAÇÃO HUMANA”.  O conhecimento científico desenvolvido na escola de ensino médio deve estar voltado para a formação de.
PCN Ensino de Ciências Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª Série) Volume 1 - Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais Volume 2 - Língua.
APRESENTAÇÃO DAS DIRETRIZES Histórico da disciplina:  Opção da SEED iniciar as DC com o histórico;  Recorte histórico (séculos XIX e XX, período de afirmação.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA: Base Nacional Comum Curricular (BNC)
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO PNLD 2012 Em 2010, foi publicado o Decreto 7.084, de , que regulamentou a avaliação e distribuição de materiais.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

Boas Vindas! Profª: Quelen 2015

Seminário Integrado, o que é? Disciplina presente na grade curricular do Ensino Médio Politécnico. Carga horária 3 h/a semanais. Eixo articulador, problematizador do currículo escolar como forma da apropriação da realidade. Espaço de articulação dos conhecimentos e realidades sociais com as formais, constituindo-se por essência o exercício da interdisciplinaridade

Espaço de produção de conhecimento por meio da postura investigativa e da pesquisa através da Interdisciplinaridade Matemática Inglês Biologia Espanhol História Ensino Religioso Geografia Educação Física Português Química

A que se destina? Inserir os alunos de maior interesse da comunidade no papel da escola e as disciplinas devem dialogar, compreender e intervir nesses assuntos; Possibilitar a ampliação dos diálogos ultrapassando os limites físicos da escola, utilizando os espaços educativos do município, região, estado, país.

A que se propõe: Espaço de produção de conhecimento Será rompida a dicotomia entre: Teoria Prática Saber científico Saber popular

Repetição Criação Pensar Fazer

Tipos de Produções Orais e escritas; Produção de projetos de pesquisa; Relatórios; Apresentação e socialização dos projetos.

Como se constitui? Por projetos de pesquisa, se articulando com eixos temáticos transversais que sintetizem uma necessidade ou uma situação problema contextualizada na vida do aluno. Após escolha do eixo temático: Professores e alunos organizam leituras, desenvolvem caminhos metodológicos e a realização da investigação e organização da pesquisa.

Eixos Temáticos (Sugestões) Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Direitos Humanos, Cultura e Artes, Cultura Digital, Prevenção e Promoção de Saúde, Comunicação e Uso de Mídias, Cidadania, Violência, Valores, Ética e Diversão.

Em que espaço poderá ser realizado: Na sala de aula; Na escola; Na comunidade; Na cidade; Nas cidades Vizinhas; Museus; Laboratórios; Locais de Trabalho; Fábricas; Universidades... Outros

Seminário Trabalho coletivo de discussão que acompanha todo o processo de pesquisa, desde a sua elaboração inicial (planejamento) até a sua execução e avaliação. Reúne todos os envolvidos na pesquisa. É o espaço de redefinição, realinhamento de objetivos, interpretação de dados, debates teóricos e coletivos sobre a pesquisa.

REGRAS!!! SER FELIZ!!! Trabalhar em equipe; Respeitar os outros e suas opiniões; Ser crítico, criativo e curioso; Saber conviver; Buscar o bem comum; Ser determinado e persistente E o mais importante... SER FELIZ!!!